Receitas  

Como fazer seu extrato de Baunilha Natural

 Para cada 200 ml de álcool de cereais, usa-se 2 favas de baunilha. Corte as favas ao meio e coloque dentro do vidrinho com o álcool de cereais. Agite algumas vezes e deixe descansar longe da luz por 2 meses, sacudindo 2x por semana até completar os 2 meses.

 Use de preferência um vidro escuro e lembre-se de esterilizá-lo com água quente antes do preparo. Pede um pouco de paciência, mas rende um delicioso e inigualável extrato de baunilha.

Baunilha
Vanilla planifolia

Cultivando

 

 

 

 Planta trepadeira, originária das regiões tropicais do continente americano. Da família das orquídeas, é também usada como planta ornamental, de flores verde-amareladas, e cujo fruto é uma vagem alongada.

 

 A baunilha é considerada uma especiaria por interferir de forma benéfica no sabor final da comida, além de permitir a conservação dos alimentos, sendo uma especiaria empregada mundialmente como aromatizante. É usada largamente na aromatização de sorvetes, chocolates, bebidas e produtos de confeitaria, além de ser também utilizada em perfumaria e, em pequena escala, como medicinal. Do interior da fava saem minúsculos grãos que exalam um cheiro perfumado, doce e delicado da baunilha autêntica. A substância química que dá o aroma da baunilha é a vanilina, que está presente nas essências em tomo de 1,5%.

 

CLIMA E SOLO

 

 É planta de clima tropical, vegetando bem em regiões que apresentam temperatura média superior a 21ºC e precipitação anual de 1.500 - 2.500mm. Um período seco de aproximadamente dois meses é fundamental para induzir um bom florescimento. A baunilheira não deve ser plantada a pleno sol, pois não tolera fortes insolações e ventos diretos. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica.

 

CULTIVARES:

 

 A cultivar mais plantada comercialmente é a Vanilla planifolia. Duas outras espécies, Vanilla. pompona e Vanilla tahitiensis, são pouco cultivadas e fornecem um produto de qualidade inferior.

 

PROPAGAÇÃO E PLANTIO

 

 É feito por meio de estacas, cujo comprimento tem influência direta ao tempo necessário à iniciação do florescimento e frutificação. As estacas podem ser plantadas diretamente no campo e devem ter, no mínimo, 40cm de comprimento. Remover de 2 a 3 folhas na extremidade a ser plantada na cova de plantio, deixando para fora pelo menos 2 nós. Amarrar a porção das hastes acima do solo a suportes, até as raízes aéreas terem bom agarramento ao suporte ou tutor. As estacas podem ser armazenadas ou transportadas por até duas semanas. Para o plantio de 1.0 hectare serão necessárias de 1.000 a 1200 mourões. Plantar entre as árvores de sombra 6 x 4m plantando de 2 estacas por árvore-suporte ou estacão.

 

 No Sul da Bahia o plantio é feito no período chuvoso, utilizando o espaçamento 3m x 1m em covas adubadas com matéria orgânica, com as dimensões de 30 cm em todas as direções, em seguida recomenda-se efetuar a amontoa. A adubação de manutenção é feita anualmente, com a aplicação de matéria orgânica em cobertura.

TRATOS CULTURAIS

 

 As raízes da baunilheira são superficiais, por isso não se recomenda fazer capinas após o plantio. A prática da poda é bastante utilizada, corta-se a extremidade da planta à cerca de 10cm de comprimento entre janeiro a março para estimular a produção de inflorescências nas axilas das folhas dos ramos pendentes. Após a colheita, podar também as hastes velhas e fracas.

 

 Trata-se de uma planta que necessita de sombreamento em torno de 50 a 70% de luminosidade. Recomenda-se o consórcio com frutíferas perenes de valor econômico.

 

 É necessário conduzir a planta a uma altura conveniente para facilitar polinizações e colheitas. Enrolar as hastes em torno dos galhos baixos das árvores que servem de suportes ou sobre tutores inertes de forma a ficarem pendentes.

 

 Nos plantios comerciais, recomenda-se a polinização artificial a fim de aumentar a produção. Na Bahia a floração ocorre entre os meses de setembro a outubro. Geralmente, em plantas vigorosas, são polinizadas de 8 a 10 flores em cada inflorescência e 10 a 20 inflorescências em cada planta. O rendimento médio dessa prática varia de 800 a 900 polinizações diárias.

 

             

 

COLHEITA

 

 A Colheita no Sul da Bahia ocorre de abril a julho, quando as cápsulas estão maduras com coloração mais claras, sem brilho. Isto ocorre cerca de 8 a 9 meses após a polinização. A planta inicia o florescimento no 3º ano após o plantio, dependendo do tamanho da estaca usada, e a máxima produção de flores é alcançada com 7 anos após o plantio. A produtividade média dos plantios do Sul da Bahia varia de 300 a 400 kg de frutos beneficiados por hectare, quando a planta atinge 7 anos de idade.

 

BENEFICIAMENTO

 

 A maturação das favas ocorre entre 9 a 10 meses após a polinização, sendo os frutos colhidos quando mudam da cor verde-claro para verde-escuro. Os frutos passam por um processo de “cura” para que as favas possam desenvolver placas de cristais, onde se encontra a vanila. Para tanto, as favas são desidratadas lentamente, sendo inicialmente imersas rapidamente em água aquecida com temperatura em torno de 70° C, levando-as em seguida para secagem, por 4 a 6 dias ao sol, terminando à sombra em tabuleiros. A secagem em estufa dura em média 14 dias, enquanto a secagem ao sol é de 50 dias.

Baunilha
Vanilla planifolia

Conheça um pouco sobre a Baunilha 

  Não se assuste, a baunilha não é especificamente uma fruta e sim uma especiaria, embora seja o único membro da família das orquídeas que dá fruto, que na realidade é uma vagem. A Baunilha possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, ao falarmos bolo de baunilha, creme de baunilha ou sorvete de baunilha, ligeiramente nos faz babar! O sabor baunilha é saboreado em todo o mundo. No entanto, apenas alguns de nós estamos cientes de sua origem, originária das regiões tropicais do continente americano.

 

 O  sorvete de baunilha e outras sobremesas que nós amamos e comemos atribuem seu sabor à presença de extrato de baunilha, que é derivado de grãos de baunilha. Estes feijões que são secados no sol são obtidos das orquídeas do gênero Vanilla. Seu sabor e fragrância incrivelmente suave e doce torna-o um ingrediente popular em bebidas doces e confeitos. Estes grãos são obtidos através de um processo de mão-de-obra intensiva.

 

  Os benefícios do extrato ou essência de baunilha estendem à sua pele também. É usado como um ingrediente em diversos produtos de cuidados da pele, como loções do corpo, bálsamos, manteigas e cremes, para emitir a fragrância. A baunilha é muito mais do que apenas um sabor doce e perfumado. O extrato puro de baunilha possui várias propriedades medicinais e pode ser benéfico para a sua saúde de várias maneiras.

Confira agora os Benefícios da Baunilha :

 

 Tratamento da Acne: A propriedade antibacteriana da baunilha torna-a benéfica para o tratamento da acne. A baunilha, através de seus efeitos antibacterianos, ajuda a limpar a pele, reduzindo a ocorrência de espinhas e acne.

 

  Contra o Envelhecimento: A baunilha é rica em antioxidantes que previnem e revertem os danos à pele causados pelos radicais livres. Eles ajudam a retardar os sinais de envelhecimento, como linhas finas, rugas e manchas de idade. É amplamente utilizada na indústria cosmética por sua fragrância e benefícios antienvelhecimento.

 

  Para Aliviar as Queimaduras: A baunilha tem sido usada como um remédio tradicional para curar queimaduras, feridas e cortes. Os extratos concentrados de baunilha ou óleo essencial não devem ser aplicados diretamente em queimaduras recentes. Os tratamentos tópicos com extratos de baunilha podem ser úteis. Mas, é aconselhável consultar o seu médico antes de usar qualquer desses remédios caseiros para queimaduras.

 

  Para a Saúde da Pele: A baunilha é uma boa fonte de vitaminas B, como niacina, tiamina, vitamina B6 e ácido pantotênico, que desempenham um papel importante na manutenção da pele saudável. As propriedades antioxidantes da baunilha protegem a sua pele dos danos causados pelos poluentes ambientais e toxinas.

  Para os Cabelos: A baunilha, quando misturada com outros ingredientes, pode proporcionar um cabelo mais sedoso e brilhante. Você pode preparar uma pasta para esta finalidade.

 

  Para o Crescimento do Cabelo: Tanto o óleo portador quanto os óleos essenciais ajudam a promover o crescimento do cabelo. Estes óleos podem ser combinados com óleo essencial de baunilha para um tratamento com óleo quente. A quantidade de óleo que você deve usar depende da textura do seu cabelo. Isto proporcionará um cabelo mais macio, mais cheio e mais brilhante, além de transmitir um perfume surpreendente.

 

  Contra a Ansiedade e a Depressão: Determinados estudos neurológicos provaram que o extrato de baunilha pode ter um efeito positivo sobre aqueles que sofrem de depressão e transtornos de ansiedade. O aroma de baunilha é especificamente útil para esta finalidade. Beber água ou leite contendo extrato de baunilha ajuda a reduzir a ansiedade em algumas pessoas.

 

 Esta especiaria aromática é benéfica para o seu sistema nervoso. Uma pesquisa realizada pelo Memorial Sloan-Kettering Hospital, em Nova York, indicou que a exposição à aromaterapia da baunilha era eficaz no alívio dos sintomas da claustrofobia.

 

  Para Perder Peso: Certos estudos têm mostrado que o extrato de baunilha pode ajudar as pessoas a perder peso. Embora o exercício e a dieta desempenhem um papel primário na perda de peso, estes esforços podem ser complementados com a ingestão de extrato de baunilha para maiores benefícios. Pesquisas adicionais são necessárias para fundamentar essa afirmação.

 

 Para Aliviar a Náusea: Um dos melhores benefícios do extrato de baunilha é que ele pode ajudar a acalmar o estômago, em caso de uma sensação de náusea. Tudo o que você precisa fazer é adicionar algumas gotas de extrato de baunilha em um copo de água e saboreá-lo lentamente. O aroma incrível baunilha vai ajudar a aliviar a sensação de náusea.

  Contra a Tosse: Xaropes para a tosse usam frequentemente extrato de baunilha como um aroma para mascarar o seu sabor amargo. Embora mais pesquisas sejam necessárias neste sentido, as propriedades anestésicas suaves do extrato de baunilha podem aliviar sintomas como dor de garganta ou dor de cabeça.

 

 Para a Saúde Dentária: Vanilina em baunilha é semelhante à capsaicina em pimentões e eugenol em especiarias, como a canela. Este composto tem um efeito positivo sobre o sistema nervoso central. A capsaicina é um analgésico eficaz, enquanto os euganóis atuam como anestésicos tópicos. A baunilha possui estas duas propriedades que ajudam a combater a dor de dente e a infecção.

 

 Para a Digestão: A baunilha infundida em chá de ervas pode aliviar problemas digestivos. A água fervida com feijão de baunilha é um remédio tradicional para vômitos e perturbações do estômago. Seu rico aroma é eficaz para aliviar o mal-estar.

 

  Afrodisíacos : A baunilha tem sido usada como um afrodisíaco desde os tempos mais antigos. Certos estudos sobre a aromaterapia provaram que a baunilha pode aumentar o desejo sexual, aumentando os níveis de testosterona nos homens. O uso de baunilha é eficaz na cura de sua impotência. Seu aroma induz aos sentimentos de prazer e saciedade.

 

 Para o Tratamento de Problemas Menstruais: O extrato de baunilha é benéfico na regulação da menstruação. Pode ser usado por mulheres com períodos irregulares para regular seus ciclos. Embora vários medicamentos estejam disponíveis para o tratamento desses problemas, os problemas leves podem ser curados fazendo uso do extrato de baunilha como parte da dieta.

 B Para a Cicatrização de Feridas: O uso de extrato de baunilha para curar as feridas remonta a tempos antigos. Suas propriedades anti-inflamatórias podem acalmar as áreas inflamadas na pele. É considerado um grande remédio caseiro para a cicatrização de feridas. É importante ficar ligado que o uso direto do extrato de baunilha em feridas abertas e queimaduras deve ser evitado, mesmo porque os extratos são na maioria das vezes extraídos com álcool.

 

 Benefícios Antioxidantes da Baunilha: Os benefícios da essência da baunilha para saúde podem ser atribuídos à presença de cerca de 200 compostos que possuem propriedades antioxidantes. O alto nível de antioxidantes reduz os radicais livres em seu corpo. Estes radicais livres são os resíduos resultantes de processos metabólicos normais, bem como nocivos. Eles podem causar várias doenças, incluindo câncer. 

 

 Para as Crianças: O extrato de baunilha adicionado a um copo de água morna com uma colher de chá de açúcar pode ajudar a reduzir a febre e combater infecções em crianças. Além disso, o sabor também pode aproximar as crianças.

 

 

 

 

                                                  Cuidado com o consumo

 

 A baunilha é para ser consumida em pequeninas quantidades (máximo 2 g por dia). O óleo essencial puro também deve ser usado com parcimônia. Em excesso, a baunilha pode ser neurotóxica, causar dermatite de contato e provocar náuseas.