Projeto                            FrutiFicando

Lance essa Bola

Faça você mesmo!

A bola da Vez!

Bolas de Sementes
Seed Balls

   O método da bola de semente tem funcionado por séculos. Algumas tribos das Primeiras Nações da América do Norte usavam bolinhas de sementes. Mais recentemente, o pioneiro da agricultura natural Masanobu Fukuoka fez experiências com eles e aprimorou essa técnica.
 

   Bolas de sementes  são uma ótima técnica de permacultura para espalhar sementes em um local desejado. São pequenas bolas de barro, composto e sementes que são secas e fáceis de atirar. Por estarem secos, as sementes de dentro não germinam. Estão protegidos de predadores (formigas, pássaros, etc). Quando as chuvas chegam, a argila lentamente "se derrete" e as sementes no composto estão prontas para germinar e crescer. Este é um projeto fácil com o qual até as crianças podem fazer.

Mãos a Obra, ou melhor, mãos  na Terra

    As Bolas de sementes são espalhadas diretamente no chão, não são plantadas. São úteis para a semeadura de vários tipos de solos e terrenos:



                       Solos secos, argilosos, arenosos...

                       Solos degradados, abandonados...
 
                       Áreas verdes publicas, terrenos baldios...

                       Próximo a matas, rios e lagos...

   Você pode “semear” suas bolas de sementes em um dia ensolarado - e simplesmente deixá-las. Quando a chuva for suficiente para penetrar  a argila, as sementes começarão a germinar e serão auxiliadas pelos nutrientes e micróbios benéficos do solo que os cercam.

Porque semear Frutíferas?


    As plantas frutíferas mexem com todo o ecossistema, além delas promovem saúde nos solos e evitarem erosão com suas raízes, elas são uma fonte riquíssima de alimento para os animais, pássaros, insetos , fungos e micro-organismos.
Plantando em locais apropriados elas também mantem os animais em seu habitat natural.


     Semear Frutíferas é dar condições para que a vida se desenvolva, é amar a floresta, os animais, os insetos... é amar a vida.

Como fazer as Bolas de Sementes

Preparando seus materiais:

20 partes de argila ou terra vermelha
10 partes de matéria orgânica (húmus, esterco curtido, composto orgânico...)
01 parte de Sementes (sementes de flores silvestres, gramíneas, ervas e de frutíferas)
Água
Recipientes.

 



Argila, composto e sementes. Cada um desses materiais precisa ser processado (peneirados) para garantir que a argila e o composto sejam relativamente finos e texturizados, e que as sementes sejam peneiradas para remover pedras, torrões teimosos e material vegetativo. Algumas sementes de frutíferas necessitam ser raspadas para que alcancem uma boa taxa de germinação.
 



Preparando:


  É bem fácil, primeiramente faça uma massa contendo a Argila o Composto Orgânico e a Água na proporção acima, assim que a massa estiver homogênea e que dê para molda-las, molde pequenos discos na palma da mão, e basta acrescentar uma pequenina porção no centro do disco de sementes : forrageiras, flores silvestres e uma ou duas sementes de Frutíferas. 

Feche-a e molde uma bola, no tamanho de uma bola de pingue-pongue, as sementes forrageiras germinarão primeiro dando suporte e condições para que a frutífera venha a se desenvolver com mais facilidade.


Quando as bolas de sementes estiverem moldadas é só deixa-las secar em local quente e ventilado por 24-48 hrs, pronto suas bolas já estão prontas para serem lançadas.

Elas podem ficar por até 6 meses guardadas em local seco e fresco.

 

Atenção para alguns detalhes:

 



   Faça uma análise para saber qual semente usar, sabendo que não devemos inserir plantas que não faz parte do ecossistema local, ou seja, plante somente árvores nativas de sua região.
 

   Além dessa receita básica, você pode adicionar vários outros elementos, dependendo das circunstâncias e do resultado desejado.

 

  Os compostos inibidores de pragas, tais como os encontrados no gênero capsicum, são eficazes para dissuadir os insectos de abrirem as bolas e comerem as sementes. Artesemias, alliums e pimenta preta, todos têm um aroma pungente que também pode impedir a predação de insetos que possam atacar as bolas de sementes.


   Em alguns casos onde aconteceram desastres ambientais é necessário um estudo mais detalhado, pois antes de inserir plantas grandes como as frutíferas, seria primordial inserir plantas forrageiras, como gramíneas, flores silvestres, leguminosas... isso por alguns anos consecutivos, para a formação da base de sustentação que irá nutrir plantas maiores.

 

Bolas de Sementes     Lance a sua!
Seed Balls

Doe, contribua  para um habitat melhor 



Você também pode contribuir com doações para financiar nosso Projeto Frutificando, todo recurso arrecadado será destinado a produção e lançamento de Bolas de Sementes em nossa região, estamos localizados na região metropolitana de Campinas-Sp.
Nosso foco é lançar Bolas de Sementes em áreas rurais, matas ciliares, corredor verde...

 

Doe Aqui                     Através da plataforma PayPal - Segurança e confiabilidade.

 Vá para o PayPal, onde você pode fazer sua doação através de um site seguro. Você pode usar um cartão de crédito ou sua conta do PayPal existente, ou crie uma é fácil.