Como escolher as melhores Frutas

 

 Abacate - Há mais de 500 variedades de abacateiros, o que explica os muitos tipos de abacate, diferentes no tamanho, forma, peso, coloração dos frutos, com diferentes tipos de polpa, fibras, caroço e casca. O avocado (variação híbrida do abacate) possui a casca um pouco mais rugosa e geralmente a coloração castanho-escura na maturação.

Como Comprar:

 Escolha os mais pesados e firmes. Alguns têm manchas de cor marrom-clara na casca, mas esse é um defeito apenas superficial e não afeta a qualidade do fruto. Para verificar se estão no ponto, faça uma ligeira pressão com os dedos: os de casca fina cedem logo, os de casca mais grossa oferecem um pouco mais de resistência. Os abacates duros ou bem firmes, não estão prontos para consumo imediato, devendo ser amadurecidos.

 Se você sacudir um abacate maduro, ouvirá a semente balançando.
​ Ao pressionar um abacate maduro, sempre fica uma marca na casca. Mas se o abacate não voltar a sua forma inicial, é porque já está maduro demais.

Como Armazenar:

 O abacate deve ser guardado em local fresco e arejado, não podendo ser colocado na geladeira, pois o frio impede o amadurecimento. Depois de descascado, necessita ser imediatamente consumido, pois em contato com o ar, a polpa escurece.

Abacaxi - O abacaxi é rico em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio. Além disso, é fonte das vitaminas A, B, C, fibras e açúcares. Contém a enzima bromelina que auxilia na digestão e na redução de inflamações.

Como Comprar:

 Escolha frutos que tenham aroma doce. O aroma do abacaxi não pode estar muito forte, pois é um sinal de que a fruta está madura demais, e provavelmente já começou a fermentar.

Verifique as folhas da coroa: o abacaxi está no ponto quando as folhas se soltam com facilidade. Quanto maior forem os gomos mais formado estará e sinta o cheiro, pois quanto mais cheiroso mais doce será.

  As folhas de um abacaxi maduro perfeito são verdes e levemente murchas nas pontas. Quando totalmente verdes, as folhas indicam que o abacaxi foi colhido cedo demais.

 

Como Armazenar:

 Guarde-os quando maduros em geladeira. Se ainda não estiver no ponto, deixe-o em local fresco e arejado. Maduro e em boas condições, essa fruta conserva-se na geladeira por duas a quatro semanas.

Atemoia - Devido à presença de potássio em sua polpa, a atemoia auxilia na redução da pressão arterial, pois esse mineral é vasodilatador. Usado pelo nosso corpo para equilibrar a água, o potássio é também elemento necessário para a contração muscular. Uma dieta rica nesse mineral é ótima para os praticantes de atividades físicas em geral.

Como Comprar:

 Compre a Atemoia na estação. Durante a safra de qualquer alimento, sua qualidade nutricional é melhor, apresentando maiores taxas de nutrientes; em especial, as vitaminas e os minerais.

Como Preparar:

 O melhor jeito de ingerir a fruta é da forma como a natureza nos mandou, pois assim se preservam os nutrientes. Caso você opte pelo suco, por exemplo, poderá perder sua vitamina C. Além disso, as fibras presentes também se quebrarão.

Banana Fruta rica em açúcar e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. É também fonte de fibras e das vitaminas A, B1, B2 e C.

Como Comprar:

 Na hora da compra, prefira as bananas de casca bem amarela e pequenas manchas marrons, de aspecto firme e sem partes moles ou machucadas. Caso a banana não seja consumida logo, dê preferência às que estão regularmente verdes, aguardando até amadurecerem.   Quanto mais amarela estiver a casca melhor. Preste atenção nas manchas também. A banana amadurece bastante na sua fruteira. Se tiver muitas manchas ela já está bem madura e você vai precisar usar bem rápido.

 

Como Armazenar:

 A banana deve ser conservada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira, pois ela perde o sabor e se deteriora com mais facilidade.

Caju - Riquíssimo em Vitamina C, é também fonte de Betacaroteno (provitamina A), Vitamina do complexo B e dos minerais Cálcio, Magnésio, Manganês, Potássio, Fósforo e Ferro. Além disso, fornece Carboidratos e sua castanha é uma boa fonte de proteínas e gorduras benéficas ao organismo.

Como Comprar:

 O caju bom para consumo deve estar bem fresco. A casca deve ter cor firme, sem manchas ou machucados.

 

Como Armazenar:

 Como é uma fruta muito fácil de estragar, deve ser consumido no mesmo dia da compra. Se estiver bem firme, pode ficar guardado na geladeira por dois dias, no máximo.

Caqui - O caqui tem alto teor de açúcares, concentra boas quantidades de vitaminas do complexo B, A e C, além de sais minerais. Algumas variedades têm alta concentração de tanino (provocam “cica”), enquanto outras são mais doces. O caqui é um alimento que pode auxiliar nos casos de anemia, desnutrição e descalcificação.

Como Comprar:

 Na hora da compra, observe se a fruta não apresenta rachaduras, se está firme e de cor uniforme.

 

Como Armazenar:

 Os caquis devem ser embalados e mantidos na parte inferior da geladeira a uma temperatura de 0°C.

Carambola - A fruta é rica em sais minerais (potássio, cálcio, fósforo e ferro), contendo ainda vitaminas A e C, além de ser, também fonte natural de ácido oxálico. Contém também 90% de água e é de baixo valor calórico.

Como Comprar:

 Escolha as de casca bem lisa, sem manchas, de cor amarelo esverdeada e consistência firme.

 

Como Armazenar:

 Dura cerca de quatro dias em temperatura ambiente, em local fresco e arejado. Sob refrigeração pode durar até quinze dias.

Cerejas - Quando consumida ao natural, a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas.

Como Comprar:

 Ao comprar cerejas frescas, escolha as frutas bem redondinhas e firmes, com hastes verdes, pois estragam muito rapidamente. Dê preferência as que tem cabinho, pois conservam-se por mais tempo.

Como Preparar:

 A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida apresenta polpa mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas como o cherry e o kirsh. 

Goiaba - Rica em fibras, vitaminas do complexo B e C, minerais como: fósforo, potássio e magnésio. A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo humano, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias a goiaba auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, além de regular o aparelho digestivo.

Como Comprar: Escolha sempre as mais firmes e sem manchas, verifique se há algum machucado ou ataque de insetos.

Como Armazenar:

 Quando madura, deve ser utilizada logo, pois sua durabilidade é pequena (em torno de dois dias). Na forma de polpa pode ser congelada com sucesso.

Graviola - A polpa da graviola é bastante fibrosa, parecendo algodão, sendo excelente fonte de vitamina B, além de conter uma boa quantidade de proteína, gordura, carboidrato, vitamina C, potássio e fósforo.

Como Comprar:

 Se não for para consumo imediato, escolha frutas bojudas de coloração verde-clara opaca, com saliências bem afastadas uma das outras, porém firmes. Se quiser maduras, escolha as que estiverem macias e com as partes dos espinhos pretos. Para confirmar se estão maduras pela maciez, pressione a casca levemente, pois se estiverem maduras não resistem e se rompem. Evite as que estiverem com a casca preta, rachada, mole demais e com sinal de mofo.

 

Como Armazenar:

 Se as frutas estiverem verdes, deixar em local fresco e protegida da luz até que fiquem macias. Caso estejam maduras, é melhor utilizá-las o mais rápido possível ou despolpe-as e congele.

Jabuticaba - É uma fruta rica em Vitaminas do Complexo B, mas possui também, em menor quantidade, Vitamina C, Ferro, Cálcio e Fósforo.

Como Comprar:

 Na hora de comprar, dê prioridade às jabuticabas graúdas, sem rachaduras ou picadas de insetos.

 

Como Armazenar:

 A fruta dura somente dois ou três dias quando mantida em geladeira.

Jaca - Destaca-se por seu teor de água (75,1% em 100g), por não conter gordura, por ser fonte de magnésio e manganês e por ser rica em vitamina C.

 

Como Comprar:

 No momento da compra, escolha frutos firmes e com aroma forte. A jaca madura apresenta as saliências amarelas e bem desenvolvidas.

 

Dicas

  Orienta-se o consumo da fruta crua, após a higienização, para o melhor aproveitamento dos nutrientes.

 Para remover o visgo das mãos que fica após comer a fruta ao natural: esfregar as mãos com óleo de cozinha! Depois é só remover o óleo de cozinha das mãos lavando com detergente e água, ou utilize Luvas de látex.

Kiwi O kiwi é rico em minerais como potássio, magnésio, cobre, ferro e fosfato. Além disso, é fonte de niacina, fibras e vitaminas C, E e B6. Por ser rico em Vitamina C, o kiwi possui propriedades no sistema imune, antianêmica, antiescorbútica e digestiva.A vitamina B6 e a niacina ajudam a atenuar às rugas da pele.

Como Comprar:

 Pode ser comprado verde e deixado em local fresco e arejado para amadurecer.

 

Como Armazenar:

 Se comprar maduro, guarde em geladeira e consuma entre 3 e 4 dias.

Laranja - Fruta rica em cálcio, sódio, ferro, fósforo, potássio e magnésio. A laranja contém vitamina A, B e C.A vitamina C ajuda a aumentar a resistência do organismo contra gripes e resfriados (aumento da imunidade). O consumo das fibras, encontradas principalmente no bagaço, melhora o funcionamento intestinal e contribuem para reduzir o colesterol.

Como Comprar:

 De uma forma geral ela deve ser firme, sem ceder à pressão dos dedos.
A laranja não amadurece além do que você estiver vendo nas bancas, portanto escolha a que tiver com a casca verde e levemente amarelada.

  A cor da laranja-natal pode ser amarela, verde ou laranja, dependendo do tipo. A casca de cor irregular indica que agentes químicos foram usados na produção, mas não tem a ver com o nível de amadurecimento da fruta.

  A laranja-natal deve ser dura ao toque, o que garante a suculência da fruta.

  A forma desta fruta pode ser as mais variadas: redonda ou parecido com uma pera, dependendo da espécie.

 

Como Armazenar:

 A laranja pode ser armazenada em temperatura ambiente ou em geladeira por até duas semanas.

Lima da pérsia - Rica também em vitamina C, auxiliando no aumento da imunidade, o suco da lima da pérsia é prezado por diversas qualidades, sendo muito apreciado e utilizado na medicina popular, como auxiliar da digestão. Além disso, possui propriedades diuréticas e auxilia na cicatrização de feridas gástricas.

Como Comprar:

 Escolha as frutas mais pesadas, pois são as mais suculentas. Evite frutos machucados e com partes amolecidas.

 

Dicas

 A cultura popular diz que o chá feito a partir da casca fervida, quando tomado regularmente após as refeições, ajuda a prevenir as palpitações cardíacas.

Limão - O limão tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes. Além de vitaminas e minerais possui outras substâncias que são anticancerígenas. Possui também alta concentração de d-limoneno, uma substância anticancerígena encontrada na casca dos frutos cítricos.

Como Comprar:

 Na hora da compra prefira limões pesados e que cedam um pouco quando apertados. Isso é sinal de que estão maduros e que possuem bastante suco.

Como Armazenar:

 O limão maduro conserva-se em geladeira por quatro semanas.

Maçã - A maçã se destaca pelo seu alto valor em Vitaminas do Complexo B, C e E, Potássio e Fibras. Possui ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarreia infantil do recém-nascido até certas anormalidades rebeldes do intestino adulto. Além disso, possui baixo índice glicêmico (baixo teor de açúcar), sendo indicada no cardápio das pessoas diabéticas.

Dicas

 Deve-se comer a maçã lavada e com casca, pois é na casca que se concentra a maior parte de sua Vitamina C e fibras (pectina). Suco de maçã (batida com água) ajuda a acalmar o estômago e é uma excelente opção de bebida nutritiva para iniciar o dia.

 

Como Comprar: 

 As melhores maçãs são aquelas de cor acentuada, firmes e mais pesadas em relação ao volume. Prefira as de casca lisa e sem machucados.

 

Como Armazenar:

 Pode conservar até um mês na geladeira.

Mamão - Destaca-se pelo alto teor de água (87%), por não conter gordura, por ser rico em potássio, cobre e vitamina C; por ser fonte de vitamina A; por ter quantidades expressivas de fibras. Apresenta, ainda, papaína, enzima natural que ajuda na digestão das proteínas, sendo muito indicado seu consumo no desjejum.

Dicas

 Quando verde, o mamão deve ser guardado em lugar fresco, embrulhado em um jornal. Nunca devemos riscá-lo com faca ou outro objeto, porque o líquido extraído contém substâncias nutritivas que ajudam a melhorar seu sabor.

 

Como Comprar:

  O primeiro sinal de um mamão maduro é sua cor amarela ou alaranjada. Mamões verdes não são bons para o consumo, mas curiosamente, certos pratos da cozinha asiática usam justamente mamão verde.
​  Quando está maduro, o mamão tem uma cor homogênea. Mas se, independentemente da cor, o mamão estiver duro ao toque, é porque não está maduro.

  Pequenos pontos escuros não afetam o sabor do mamão, mas manchas grandes indicam que a fruta está começando a apodrecer.

 

Como Armazenar:

 Quando verde deve ser deixado em local fresco e arejado para terminar o amadurecimento. Estando maduro conservar na geladeira por no máximo 2 a 3 dias.

Manga - Rica em fibras, sais minerais e vitaminas A, C e do Complexo B. seu alto conteúdo em vitamina A, faz da manga, um excelente antioxidante, livrando o organismo dos radicais livres.

Como Comprar:

  Mangas podem ser amarelas, verdes ou avermelhadas: isso não é um indicador de amadurecimento, e sim de peculiaridades de espécies. Além disso, em alguns tipos de mangas, tanto as frutas verdes quanto as maduras têm a mesma cor. Não se assuste caso haja manchas escuras na casca, pois elas garantem que a manga está madura.
  
Mangas duras ao toque ainda não devem ser consumidas. As frutas maduras são sempre macias, sem exageros. Se a casca soltar ao simples toque, é porque a fruta já começou a fermentar.

  As mangas maduras têm um aroma adocicado. Perto do caule, o cheio deve lembrar o de madeira.

Como Armazenar:

 Para conservá-la, basta mantê-la em lugar fresco e ventilado ou despolpe-a e congele.

Maracujá - O maracujá é uma fruta rica em Vitamina C e Niacina (vitamina do Complexo B). Contém também boas quantidades de Ferro, Cálcio, Fósforo e Fibras. A casca do maracujá é rica em pectina e sua farinha auxilia no trânsito intestinal e combate ao colesterol.

Como Comprar:

 Escolha o de casca brilhante, lisa e firme, sem rachaduras ou manchas. Ele está maduro quando ceder a pressão dos dedos sem romper a casca.

 

Como Armazenar:

 O maracujá maduro pode ser conservado em geladeira por 2 a 3 semana. Quando verde, no entanto, deve ser guardado em lugar fresco e seco.

Melancia - Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui açúcar, Beta-caroteno (provitamina A) e Vitaminas do Complexo B e C. Também apresenta Cálcio, Fósforo, Ferro e muita água.

Como Comprar:

 Outro segredo da Vovó… Olhe os talos, porque eles devem estar verdes. Se estiverem seco é um sinal de que a fruta foi colhida há muito tempo. Além disto, vale o velho truque de bater na fruta levemente. Se o som for oco, a fruta está boa e com bastante suco.

 

Como Armazenar:

 A fruta madura e fechada conserva-se por cerca de 1 semana. Depois de cortada, as fatias devem ser mantidas em geladeira, embrulhadas. Se ainda estiver verde, basta embrulhá-las em uma folha de jornal por um ou dois dias, pois assim o hormônio vegetal etileno aumenta, apressando o amadurecimento.

Melão - Fonte de vitamina A e C, potássio e pectina. A vitamina A contribui para a saúde dos olhos (retina). Já as fibras do fruto ajudam a reduzir o colesterol e o potássio ajuda a regular a pressão arterial.

Como Comprar:

 Escolha sempre frutos maduros, pois são mais saborosos e doces. Para saber se os melões estão bons, aperte-os do lado oposto ao cabo. Se ceder à pressão dos dedos, está no ponto. Se estiver mole demais, é porque já passou do ponto e se estiver duro, está verde. A casca do melão deve ser firme, ter cor forte e não apresentar rachaduras.

 

Como Armazenar:

 Deixe-o amadurecer em temperatura ambiente e depois guarde-o na geladeira. Use-o no prazo de 2 a 3 dias. Depois de tê-lo cortado, coloque uma folha de papel alumínio ou plástico sobre o corte para que não resseque.

Tangerina - Todas as variedades apresentam um bom teor de Vitamina C, A e do Complexo B, além de Betacaroteno (provitamina A) e Fibras. Contém sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, sódio, potássio e magnésio. As vitaminas A e C ajudam a reforçar as defesas do organismo. O bagaço auxilia no bom funcionamento do intestino.

Como Comprar:

 Ao escolher fique atento para que o seu tamanho seja proporcional ao seu peso, pois em alguns tipos, as cascas costumam ser bastante grossas. Sua casca deve ser brilhante e o fruto não deve estar amassado e nem perdendo líquido. Escolha as de casca bem alaranjada. Prefira também as de casca lisa porque é sinal de polpa mais carnuda.

 

Como Armazenar:

 Se for consumir logo após a colheita não precisa de geladeira por pelo menos seis dias. Caso você não saiba a data da colheita guarde na geladeira em vasilha plástica fechada, desta forma com certeza, irá durar mais de uma semana.

Morango - Por ter coloração vermelha, a fruta entra no grupo de alimentos funcionais que contêm antocianina, substância antioxidante que auxilia na prevenção de doenças relacionadas à baixa imunidade, como o câncer e ainda alguns tipos de problemas cardí­acos.

Como Comprar:

 Compre morangos de bom aspecto, tamanho médio, vermelhos vivos e com talos bem verdes. Verifique o estado dos morangos das camadas inferiores. Ele deve ser bem vermelho, sem manchas ou partes amolecidas.

 

Como Armazenar:

 Altamente sensíveis, recomenda-se não guardar os morangos por muito tempo, devendo ser conservados na geladeira, sem serem lavados, pois a água favorece seu apodrecimento. Lave pouco antes de servir.

Nectarina - Destaca-se pelo alto teor de água (81,8%), por não conter gordura, por ser rica em potássio, vitamina C e vitamina A. Contém também cálcio, fósforo, ferro, vitaminas B1, B2, niacina, fibras, proteí­na e carboidrato. O potássio é importante para o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e para o equilí­brio de sais no organismo.

Dicas

 As melhores nectarinas são aquelas que têm coloração amarelada ou alaranjada entre as áreas vermelhas. O aroma deve ser pronunciado e os frutos devem estar livres de injúrias.

 

Como Comprar:

 Escolha frutas com polpa firme e casca brilhante e de coloração intensa, vermelho quase roxo nas pontas. As nectarinas maduras são ligeiramente macias. Se não estiverem completamente maduras, para que amadureçam, coloque-as em sacos de papel e mantenha-os em temperatura ambiente.

 

Como Armazenar:

 Deixe a nectarina em temperatura ambiente para que possa completar o amadurecimento e depois guarde na geladeira. Consuma dentro de três a cinco dias.

Rambutam - Alimento rico em cálcio e vitamina C. Segundo a EMBRAPA, em sua composição incluem 22 miligramas de cálcio por cada 100 gramas da fruta. A mesma quantidade também comporta 30 miligramas de fósforo, 2,5 miligramas de ferro, 0,1 miligramas de niacina, 108,6 miligramas de vitamina C (pouco superior a quantidade encontrada na laranja), além de apresentar baixo teor de gordura.

Como Armazenar:

  Cerca de 6 dias a 12°C, antes que ocorra a descoloração da casca.

Contém apenas uma semente (caroço), de cor acastanhada, que é tóxica pelo que nunca deve ser consumida com a sua polpa. O seu interior é muito semelhante aos frutos: longan e lichia.

Pêssego - Destaca-se pelo alto teor de água (89,3%), pelo baixo valor calórico, pelo baixo índice glicêmico, por não conter gordura, por ser rico em potássio e fonte de vitamina C. Contém também cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, cobre, zinco, vitaminas A, B1, niacina, fibras, proteí­na e carboidrato.

Como Comprar:

 No momento da compra, escolha pêssegos íntegros, com casca firme e coloração amarelo-avermelhada. Evite frutos com machucados.

 

TRANSPORTE
 Os pêssegos são frutos frágeis, evite batê-los e colocar peso sobre os frutos.

 

Como Armazenar:

 Os pêssegos devem ser embalados e mantidos na parte inferior da geladeira a uma temperatura de 0°C.

Romã - Fruta rica em compostos antioxidantes, que trazem benefícios à saúde do coração. Os frutos são indicados como diuréticos e a raiz combate a tênia. Por apresentar propriedades medicinais extraordinárias, é muito usada na indústria farmacêutica e também na medicina popular, como anti-inflamatório, vermífugo, antidiarreico, e outros.

Como Comprar:

 A característica fundamental na romã madura é a sua coloração. Escolha fruta bastante avermelhada, pois se não estiver madura apresenta sabor adstringente.
 

  Uma romã madura é sempre mais pesada que a verde. Por isso, entre duas frutas do mesmo tamanho, prefira a mais pesada.

  Uma romã deve ser firme ao toque, nunca macia: este pode ser um sinal de que a fruta estava congelada .

  O "bico" da romã não pode estar verde.

 

Como Armazenar:

 Pode ser armazenada em local fresco, ao abrigo da Luz ou na geladeira. Seu consumo deve ser feito dentro de uma semana.

Tomate - O tomate é uma das melhores fontes de Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce e protege contra o câncer, inclusive o de próstata. É também fonte de folato, vitamina importante no combate a anemia e nas gestantes a carência pode causar má formação do tubo neural (estrutura que dá origem ao cérebro e à medula espinhal do bebê).

Como Comprar:

 Na hora de comprar, é preciso levar em conta a forma como vão ser preparados. Para molhos, sopas ou cremes, eles precisam ser bem maduros, vermelhos, sem sinais de machucados ou manchas. Para saladas, precisam ter cor uniforme e serem firmes e lisos. Os de aparência irregular precisam ser cozidos ou empregados em sucos.

 

Como Armazenar:

 Lavar e enxugar os tomates antes de guardá-los na gaveta inferior da geladeira, assim, eles não correrão o risco de estragar facilmente. O tomate maduro pode ser conservado em geladeira por uma semana e o verde por até 3 semanas.

Uva - É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de Vitaminas do Complexo B e Vitamina C. Fornece boas doses de minerais como: Potássio, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Cobre e Iodo. A composição da uva muda conforme a variedade. No entanto, geralmente contêm bastante açúcar, niacina e potássio.

Como Comprar:

 Na hora da compra, prefira os cachos bem cheios, com bagos firmes e lisos, de cor e tamanho apropriados para a variedade. Mas, atenção, a fruta não deve se desprender com facilidade do cacho, pois isso é sinal de que está começando a passar do ponto.

 

Como Armazenar:

 Quando em bom estado, conserva-se a uva, em geladeira, por uma semana.