Lista de espécies atrativas para pássaros

Abiu                                       

 Lucuma caimito

Papagaios, tucanos, sabiás, sanhaçus e outros…

Açaízeiro

Euterpe oleracea

Jacus, inhambus, mutuns, urus, periquitos, jandaias, tiribas, sabiás, jacutingas, araçaris, tucanos, surucuás, galos da serra, anambés, entre outros.

Araçá

Psidium cattleianum

Periquitos, tuins entre outros…

Buriti

Mauritia flexuosa

Sanhaços, sabiás, saíras, tuins, tucanos, araçaris, periquitos, araras, saís, tiês, trinca-ferros, entre outros…

Chichá

Sterculia chicha

Periquitos, tuins, sanhaçus entre outros…

Sanhaços, sabiás, saíras, tuins, tucanos, araçaris, periquitos, jandaias, arapongas, saís, anambés, sebinhos, tiês, trinca-ferros, Cotinga-azul, pipiras, pica-paus, dançarinos-de-cabeças-vermelhas, surucuás, papagaios, tico-ticos, cambaçicas entre outros…

Cecropia pachystachya

Embaúba

Fruta-do-sabiá

Acnistus arborescens

Tico-ticos-rei, sábias, saíras, beija-flores, trinca-ferros, tiês, pombas, sanhaços, gaturamos, jutitis, chocões-barrados, bem-te-vis, entre outros.

Goiabeira

Psidium guajava

Periquitos, sais, saíras, bem-te-vis, sábias, cambacicas, entre outros…

Jabuticaba

Myrciaria cauliflora

Periquitos, tuins, saís, saíras, samhaço, bem-te-vi, entre outros…

Jerivá

Syagrus romanzoffiana

Tucanos, sabiás, sanhaçus, sairas, sais, ties, jacus, tico-ticos, papagaios, araras, araçaris , periquitos, tuins, pica-paus, soldadinhos entre outros…

Macaúba

Acrocomia aculeata

Araras, papagaios, periquitos, tuins, tucanos entre outros…

Mamoeiro

Carica sp

Sanhaçus, periquitos, bem-te-vis, sairas, sais, pica-paus, sabiás entre outros…

Papagaio-verdadeiro,  sanhaçu-cinzento, tiê-preto, sabiá-poca, saíra-amarela, saíra-viúva entre outros... 

Eugenia uniflora

Pitanga-vermelha

Uvaia

Eugenia pyriformis

Sanhaços, sabiás, saíras, tuins, papagaios, periquitos entre outros…

Frutíferas que atraem Pássaros

Frutíferas e Aves, uma dupla inseparável!

  Enquanto as árvores fornecem alimento e moradia, as aves, em contrapartida, polinizam suas flores e espalham suas sementes, e todos se beneficiam dessa aliança que já dura milhões de anos. De fato, há cerca de 50 milhões de anos, o extinto Septentrogon madseni, parente distante dos Trogons atuais e, uma das primeiras espécies de aves frugívoras (que se alimentam de frutos), já voava pelos céus do planeta Terra.

 

  A maioria das aves brasileiras possui relação tão íntima com as árvores que, em alguns casos como o do Palmito-juçara, nativo da Mata Atlântica, o desaparecimento de espécies de aves de grande porte – que não apenas agem na dispersão de suas sementes como também selecionam os frutos maiores – pode causar, em poucas décadas, mudanças drásticas na biodiversidade e no equilíbrio do ecossistema..

 

  Mesmo em áreas urbanas, árvores e aves são parceiros inseparáveis, por isso, a arborização urbana é essencial para a vida das aves em nossas cidades. Assim, quanto mais árvores plantarmos, mais aves habitarão praças e avenidas.

 

  Sem falar que as árvores são extremamente benéficas também para a nossa saúde: absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio, melhorando a qualidade e a umidade do ar, além de reduzir o barulho e regular a temperatura, funcionando como um ar condicionado natural.

  Que tal atrair mais aves para sua região?

  Veja agora uma pequena lista de espécies de árvores brasileiras que produzem frutos muito apreciados pelas aves. Mas  não se esqueça de que, cada árvore, possui características próprias que as tornam mais ou menos adequadas para o plantio em uma ou outra área, além disso prefira espécies que são nativas da região. Portanto, pesquise um pouco mais sobre cada árvore antes de fazer o plantio.

   Fotos da árvore ou fruto        Nome Comum                      Espécie                Quais Pássaros atraem