Confira os benefícios do Camu-camu - Rei da vitamina C, 20 vezes mais que a acerola
top of page
Introdução
camu camu fruta onde comprar em sp

Camu-camu

Myrciaria dubia H. B. K.

Os benefícios e propriedades do Camu Camu

   A fruta camu-camu ajuda no equilíbrio cognitivo e melhora o humor, sendo um dos alimentos mais poderosos no combate contra problemas como depressão, estresse e ansiedade.

  Uma ótima forma de manter os olhos saudáveis e prevenir a perda da visão degenerativa, glaucoma e catarata é consumindo camu camu. Além disso, a fruta também ajuda a limpar o corpo das toxinas que prejudicam o organismo e podem danificar a função reprodutiva, evitando a infertilidade.

  A vitamina C é um importantíssimo nutriente para o organismo. Consumir alimentos ricos na vitamina é indispensável, já que o corpo não a produz sozinho. E nenhuma fonte natural é tão rica do nutriente quanto a camu camu, que possui 20 vezes mais vitamina C do que a acerola, 56 vezes mais que o limão, 60 vezes mais que a laranja de 200 vezes mais do que a banana.​

 

Confira para que serve essa super fruta!

 

 Tanto as folhas, quanto as frutas são utilizadas como medicamento para tratar:

  • Infecções virais, incluindo herpes, herpes labial, gripes e resfriados;

  • Problemas oftalmológicos, como catarata e glaucoma;

  • Asma;

  • Aterosclerose;

  • Fadiga crônica;

  • Gengivite e outras doenças da gengiva;

  • Depressão;

  • Gengivite;

  • Cefaleias;

  • Osteoartrite;

  • Artrite.

Os Benefícios
Os benefícios e propriedades do Camu Camu

Confira os benefícios do Camu Camu :

  

  Nativo das florestas densas da Amazônia, o camu camu é um arbusto de crescimento baixo que produz frutos vermelhos e laranja claro. Esta fruta é embalada com Potássio, Ferro, Vitamina C, proteína, Fósforo, serina, Tiamina, leucina e valina. Os benefícios oferecidos pelo camu camu são abundantes. Eles têm efeitos terapêuticos que combatem o estresse e a depressão. Veremos agora os seus Benefícios:

  

  Rico em  Vitamina C: O camu camu contém Vitamina C em abundância. A quantidade presente nesta fruta é maior do que em acerolas. Isso melhora a saúde da gengiva e mantém outras funções do corpo. Outros benefícios da Vitamina C incluem o reforço da saúde cardiovascular, redução de danos no DNA e proteção contra o resfriado e a gripe.

 

  Para Combater a Depressão: O camu camu é uma excelente fonte de alimento para a maioria dos insetos e animais, além de ser popular por alguns de seus benefícios medicinais aos seres humanos. Os suplementos de camu camu ajudam na luta contra a depressão e ansiedade. O suplemento é um popular antidepressivo nos dias de hoje.

 

 

  Combate o Envelhecimento: Se você é preocupada com a beleza, esta é uma boa notícia para você. O camu camu contém antioxidantes que protegem as células do envelhecimento. Em suma, você pode manter-se jovem e ter uma pele brilhante com esta fruta!

 

  Fonte de Ácido Elágico: O camu camu também contém ácido elágico, que se revela benéfico em certas formas. De acordo com um estudo recente, o ácido elágico contém efeitos antidiabéticos que o protegem contra o diabetes e seus vários sintomas.

 

 

  Saúde Geral: O camu camu pode ajudar no cuidado de outras doenças, como gordura corporal e tireoide. Ele também ajuda na construção de ossos e dentes, etc. Isso ocorre porque camu camu é rico em Vitamina C e vários outros nutrientes.

para que sirva camu camu

 Camu Camu Possui Potássio: O camu camu é rico em Potássio, que estimula a formação de células, melhora a função renal e a saúde do coração. Também estimula a atividade muscular e garante a saúde dos nervos.

 

 

 Camu Camu é Rico em Ferro: A fim de combater a fadiga, fraqueza muscular e anemia, coma o camu camu, fruto repleto de Ferro. Ele mantém o seu cabelo brilhante e colorido ao longo do ano. Além disso, o Ferro melhora a sua visão e mantém o corpo forte. No entanto, é importante ingerir a quantidade certa de Ferro. A sobrecarga deste pode levar à artrite, doenças cardíacas e funcionamento da glândula.

 

 

 Camu Camu é uma Excelente Fonte de Proteína: O camu camu contém proteína que também regula a pressão arterial e repara os tecidos e músculos. A falta de proteína pode fazer você se sentir letárgico. 

 

 

Precauções e advertências

 

 Não há estudos suficientemente seguros quanto ao uso de camu camu na gravidez e amamentação até o momento.  Também pouco se sabe sobre os possíveis efeitos colaterais do camu camu em pessoas utilizando quimioterápicos.

 Em ambos os casos, é imprescindível conversar com seu médico.

para que sirva camu camu
para que sirva camu camu
Cultivando
camu camu brasil
Camu-camu

Myrciaria dubia H. B. K.

Cultivando 

 

 

  O camu-camu, caçari, ou araçá-d'água (Myrciaria dubia H. B. K. (McVough) é um arbusto ou pequena árvore, pertencente a família Myrtaceae, disperso em quase toda a Amazônia, encontrado no estado silvestre nas margens dos rios e lagos, geralmente de água preta. Em seu habitat natural a planta pode permanecer submersa por 4 a 5 meses. Apesar do camu-camu ser fruto de alto valor nutritivo, o mesmo é praticamente ignorado pelos cablocos da região, os quais quando muito, o utilizam como tira-gosto ou isca para peixe, sendo este o principal dispersor das sementes.

 

  A árvore frutifica entre os meses de novembro a março. Na terra firme, onde o camu-camu tem demonstrado boa adaptação, a floração ocorre durante praticamente o ano inteiro, sendo que os menores índices de produção ocorrem entre os meses de abril a julho.

 

 Propagação

 

 O camu-camu normalmente é propagado por sementes. Estas devem ser obtidas de plantas sadias de alta produção e com frutos de bom tamanho. As mesmas devem ser extraídas de frutos em um mesmo estágio de maturação, pois desta forma pode-se conseguir uma maior uniformidade na germinação.

 

 Logo após a sua extração, as sementes devem ser lavadas e semeadas imediatamente, uma vez que não toleram grandes perdas de umidade, sem que sua viabilidade seja afetada. Contudo, se não forem semeadas em poucos dias após a colheita, é recomendável que depois da lavagem, sejam tratadas durante 15 minutos em uma solução contendo uma medida de "água sanitária" para quatro medidas de água comum e secas à sombra por 24 horas. Em seguida, as sementes devem ser tratadas com um fungicida tipo pó seco e então acondicionadas em sacos plásticos duplos, mantidos a 20ºC ou temperatura ambiente. Desta maneira as sementes podem ser armazenadas por até seis meses, com pequena perda na taxa de germinação, havendo a necessidade de revisões periódicas, a fim de detectar possíveis ataques de fungos, o que levaria a um novo tratamento das sementes.

 

 A semente pode ser feita em areia, terriço ou serragem semi-curtida. Atentando para as recomendações iniciais, as sementes germinam com facilidade e quando as plântulas atingirem por volta de 8 cm de altura, estas devem ser repicadas para sacos pretos de polietileno, contendo uma mistura de 3 a 5 partes de terriço para um de esterco animal, bem curtido.

 

 Quando as mudas atingirem de 8 a 12 meses de idade, estas podem ser levadas ao campo definitivo ou se preferir, dispondo de plantas selecionadas, as mesmas podem ser enxertadas, com o que se tem a garantia de uma boa produção. As enxertias dos tipos garfagem com fenda lateral e garfagem lateral simples possibilitam bons índices de pegamento.

 

Plantio e cuidados no pomar

 

 Para o plantio em campo definitivo, devem ser abertas covas de preferência, com 40 x 40 x 40 cm, espaçadas de 4 x 4 metros. Nesse momento, poderão, ser misturadas nas covas de 10 a 15 litros de esterco bem curtido e mais 100g de superfosfato triplo. Após o primeiro ano do plantio, podem ser colocados ao redor da planta, anualmente, 10 litros de esterco, 150 gramas de superfosfato triplo e mais 100 gramas de coleto de potássio. Considerando que o camu-camu é uma planta que ocorre em áreas periodicamente alagadas, é aconselhável a prática de cobertura morta (resto de capina ao redor da planta) que aumenta a disponibilidade de água e ajuda no seu desenvolvimento.

 

 Colheita

 

  

  O camu-camu normalmente inicia sua produção após 3 anos do seu estabelecimento em campo.  A colheita é feita manualmente, 2 a 3 vezes por semana. Quando para consumo imediato, os frutos podem ser coletados completamente maduros. Entretanto, para que sejam transportados por longas distâncias é melhor coletá-los meio verdes, pois resistem melhor a viagem. Em um plantio bem estabelecido, com um espaçamento de 4 por 4 metros, pode-se esperar uma produção de 10 toneladas de frutos por hectare/ano. Para a comercialização, os frutos podem ser acondicionados em pequenos cestos de cipó ou engradados de madeira (que não devem ultrapassar 20 cm de altura), tendo o cuidado de não colocar um número excessivo de frutos sobre os outros para não prejudicar sua qualidade.

 

 

 

  Usos e valor nutritivo

 

 Os frutos de camu-camu são globosos, 10 a 32 mm de diâmetro, de coloração vermelha ou rósea e roxo escuro no estágio final de maturação. Dada a elevada acidez, estes dificilmente são consumidos na forma natural. Na Amazônia peruana, onde é bastante consumido, é utilizado para o preparo de refresco, sorvete, picolé, geléia, doce, licor, ou para conferir sabor a tortas e sobremesas.

 

 A grande importância do camu-camu como alimento é devido ao seu elevado teor de vitamina C (2606 mg por 100g de fruto), superior ao encontrado na maioria das plantas cultivadas.

 

  Beneficiamento

 

 Quando a produção de camu-camu destinar-se a comercialização em locais distantes, ou quando esta se efetivar durante um longo período, os frutos devem, de preferência, ser processados, ou seja, transformados em polpa congelada.

 

 Para se conseguir um melhor resultado, antes do processamento, os frutos estragados devem ser eliminados e os demais lavados em água limpa e corrente. Para a obtenção da polpa, deve-se dispor de uma despolpadeira convencional, utilizando-se uma peneira adequada (malha de aproximadamente 1 mm), a fim de se obter o "suco concentrado" do camu-camu. O uso do liquidificador (tipo doméstico ou industrial) não é recomendado, pois para o emprego deste equipamento, primeiramente há a necessidade da retirada das sementes, o que nem sempre acontece de maneira precisa, além de que a casca do fruto, adicionada ao produto conjuntamente com as eventuais sementes que passam, conferem um sabor um pouco amargo ao produto, depreciando-o.

 

 Após a obtenção da polpa, esta deve ser resfriada ou congelada o mais rápido possível, pois esta fermenta com facilidade quando mantida a temperatura ambiente. A polpa congelada deve ser conservada em freezer entre 20º e 18ºC, protegida da ação da luz direta e/ou frequente para que o produto se mantenha em condições satisfatórias para um período de um ano de armazenamento.

bottom of page