Morango Azul existe?
O morango azul existe e é uma fruta geneticamente modificada em laboratório pela empresa OGM. A cor azul vem de um peixe. O gene aplicado no morango veio de uma espécie marítima chamada Peixe do Ártico.
Os cientistas produziram um morango azul através de genes de peixe quando descobriram que o Peixe do Ártico produz um anticongelante para se proteger de baixas temperaturas. Eles se perguntaram o que aconteceria se introduzissem o gene que produz o anticongelante em uma planta de morango.
Os mesmos modificaram geneticamente morangos, a fim de permitir-lhes resistir a temperaturas de congelamento e também para futuramente durar mais tempo nas prateleiras dos mercados. Eles então fizeram isso, por transferência artificial de genes de uma espécie de peixe conhecido como Ártico Solha Peixe (Arctic Flounder Fish) para o fruto.
Se você está pensando em comer morangos azuis vai ter que esperar por um bom tempo, pois o estudo tinha como objetivo apenas verificar o comportamento do morango após a inserção do gene, segundo as palavras de um dos pesquisadores. No momento essas plantas são apenas ferramentas para entender os mecanismos biológicos.
Porém, infelizmente não é um morango comercializado em todos os mercados do mundo, ele foi criado para testes e está sendo usado como objeto de estudo do funcionamento de mecanismos biológicos, existem relatos de que em embalagens pequenas algumas pessoas encontraram os morangos azuis em raros pontos na Europa, mas nada concreto.
Para explicar o motivo do não cultivo é simples: a pigmentação azul dos morangos acaba tornando-se muito sensível à luz degradando a fruta com facilidade, apenas dentro de um ambiente controlado e específico eles puderam ser cultivados, mas o preço de mercado da fruta seria muito alto tornando-a inviável para a comercialização, portanto, por enquanto, ainda é só um teste.