Lista de Frutas Nativas do Brasil

          Introdução

 

 
 
A riquíssima diversidade natural do Brasil também se faz presente com árvores frutíferas, e os estudos na área de fruticultura apontam mais de 300 espécies nativas brasileiras.


 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, que estuda as frutas com potencial econômico, dá uma pista das árvores frutíferas nativas que são exploradas comercialmente no Brasil: araticum, cajuí, caju, cajá, acajá, umbu, macaúba, buriti, babaçu, jatobá, goiaba, araçás, pitanga, jabuticaba, cagaita, jenipapo e maracujá.

 Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nativas: abacaxi, maracujá e a goiaba (nativa de toda America Tropical exceto México e Canadá). As mais conhecidas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

 ''A Índia é terra da laranja e da jaca, já a maçã é da região da Eurásia. O mamão veio do México e o morango teve origem tanto nos EUA, quanto no Chile. A banana possui registros da Indochina, Índia, Malásia e Filipinas. A uva também é originária de vários locais como a Ásia, Europa e América do Norte.''


 Uma hipótese para o baixo consumo de frutas nativas é o fato da agricultura estrangeira ter avançado mais que a agricultura brasileira, fazendo com que o cultivo gerasse frutas mais fortes, saborosas e de rápido crescimento. Enquanto isso, as frutas nativas brasileiras permaneceram selvagens no ambiente.
 

 Embora nos últimos anos estudos sobre as frutas brasileiras tem avançado consideravelmente, como é o caso do camu-camu uma fruta riquíssima em vitamina C.

Confira a lista com mais de 300 espécies de frutíferas nativas brasileiras:

Estamos Atualizando
esta página!