Moringa
Moringa Oleifera

Cultivando

COMO PLANTAR SEMENTES / MUDAS DE MORINGA

 

 As sementes podem germinar aos 15 / 20 dias tanto no plantio direto no solo e ou para produção de mudas.

 Para mudas; coloque a semente em um saquinho destes que usam para muda de café com uma mistura de substrato de horta e terra e ao chegar ao porte de 25 cm podem ser transplantados diretamente no seu lugar definitivo preferivelmente sob pleno sol, seguindo as orientações abaixo.

 Após 30/40 dias faça uma cobertura de fertilizante em torno do pé com esterco curtido e ou adubo 10-10—10  e regue em seguida.

 

 Repita esta operação a cada 60 dias ou quando a situação exigir.

   

Como tirar proveito da Planta Moringa Oleífera na sua casa

 

 Ao atingir 1.80 de altura corte a planta 40 cm para baixo deixando com 1,40 do solo. Isto faz com que no lugar podado brote ramificações que irão gerar folhas, flores e vagens a uma altura que facilite seu manuseio sem ter que precisar de escada.

 VAGENS - As vagens novas podem ser cozidas, iguala aspargos ou vagens de feijão. E bastante utilizada desta forma no Haiti.

 

 CASCAS - De suas cascas se faz artesanato, pois são muito maleáveis e proprias para moldar e fazer cestos, trançados, etc.. Pode ser processada para extrair uma fibra, para produzir tapetes. Sua seiva tem gosto adocicado.  A casca e a resina, tem tanino, que é utiulizado para o curtimento de couros para a fabricação de calçados, bolsas, vestuário, etc.

 

 BATATAS -Pode-se planta-la em canteiros, como uma hortaliça, e quando a planta atinge cerca de 30 centímetros, arranca-se o pé e se extrai uma batata para consumo alimentar. Tem gosto de rábano, próximo do rabanete, A seiva e a batata, tem todas as vitaminas da plantas em concentração. Essa batata pode ser comida em saladas ou refogados. Ou mesmo em sucos de frutas ou legumes. Após esse período de 30 dias a batata desaparece e transforma-se na raiz da planta.

 

 ORNAMENTAL - Em muitos países se planta a Moringa como ornamental pois ela produz flores o ano inteiro, sendo a única planta conhecida com essa capacidade.

 

 CELULOSE - Sua madeira é mole, mas é excelente para produzir celulose para fabricação de papel.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE USO

 

 ALIMENTAÇÃO HUMANA - Por suas propriedades alimentícias, pode ser utilizada em tratamentos de desnutrição, pois é rica em proteína, vitaminas e sais minerais. Também pode ser utilizada no combate à obesidade e ao colesterol elevado, substituindo com nutrição equivalente, mas com muito mais vitaminas e sais minerais, a carne e vários outros alimentos que engordam ou que são ricos em gorduras saturadas.

 

 ALIMENTAÇÃO ANIMAL - Pode, ainda, ser plantada como forrageira, para alimentar carneiros, cabritos, coelhos, galinhas caipiras, vacas leiteiras. Planta-se as sementes a cada 80 centímetros. Quando a planta atinge 80 centímetros de altura, corta-se os ponteiros. Após nova brotação, vão surgir vários brotos. Quando eles atingirem 30 centímetros, corta-se novamente todos os ponteiros, para que haja uma nova brotação. Assim a planta fica mais encorpada. Após essa segunda quebra de ponteiros, pode-se cortar os brotos e retirar as folhas para servir como alimento. Pela sua concentração de vitaminas e sais minerais, é um alimento nobre que ajuda a reduzir o custo da criação.

 

 USO MEDICINAL - Na África, com milhões de pessoas com o vírus HIV e AIDS, tem sido uma arma no combate aos efeitos debilitadores dessa doença, por ser rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, assim como é poderosa arma contra a desnutrição crônica em muitas regiões daquele continente.

 

 Resultados positivos ocorreram no tratamento de prostatite, câncer da próstata, reumatismo, tumores, lupus eritematoso, artrites e outras doenças auto-imunes, hipertensão arterial, hepatite, mobilidade gastrintestinal, vírus Epstein-Barr, epilepsia, fadiga crônica, males causados pelo tratamento de câncer, tratamento pré-natal, de glaucoma, de má nutrição de adultos e crianças, de redução  da obesidade, cura de irritação gastro-intestinal,  de dermatoses, de bronquites e de inflamações de mucosas em lactentes. As raízes são laxativas. A planta produz efeito renovador das células epiteliais, dos órgãos sexuais e do cérebro.

 

 Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é anti-diarreica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes).

 

 Existe citação do uso dessa planta com essa finalidade na bíblia, em Êxodo 15:20-25. Ela é considerada  um milagre da natureza, uma verdadeira farmácia natural.

Folhas
Sementes
    Raiz       
Vagem

Uso culinário: A Moringa é uma “árvore milagrosa” e a maioria de suas partes, incluindo as folhas, cascas, frutos e raízes são usadas como itens alimentares. As folhas da árvore de Moringa podem ser adicionadas para saladas e também são usados na preparação de molhos e sopas. O óleo de Moringa prensado a frio é usado para cozinhar e é apreciado pela sua longa vida de prateleira. As vagens imaturas da árvore Moringa, popularmente conhecido como baquetas na Índia, são usados em vários pratos.

 

 Folhas de Moringa são uma ótima alternativa à carne, por causa do alto teor de proteína, especialmente para vegetarianos. Ela contém o amino ácidos aregenine e histidina que são essenciais para as crianças e também é uma benção para combater a desnutrição nas regiões carentes do mundo. Confira abaixo outros usos da Moringa:

 

A purificação de água: Os extratos de Moringa oleífera possuem qualidades anti-cianobactérias e têm sido bem recebida para a sua utilização em sistemas de filtração de água primitivas. As sementes desta árvore funcionam como um coagulante e exerce efeitos sobre a argila e microrganismos presentes na água de floculação, auxiliando assim na remoção de substâncias nocivas poluentes e algas. A moringa é uma maneira natural de purificação e tratamento de água, em contraste com outros coagulantes industriais, tais como alumina.

 

Óleo da Semente de Moringa: óleo de semente da Moringa tem uma baixa tendência para se tornar rançoso e é efetivamente utilizado como um lubrificante para aparelhos finos, como relógios.

 

Atenção : Algumas palavras de precaução! As raízes e casca de Moringa tem um efeito abortivo e não são recomendados para ingestão durante a gravidez. Moringa é uma planta altamente nutritiva e geralmente é segura para o consumo. No entanto, a sua utilização para o alívio terapêutico deve ser considerada apenas após consulta com um profissional médico. 

Moringa Oleífera, considerada por muitos como a Árvore da Vida!

  Planta originária da Índia é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo. Rica em vitaminas e sais minerais, segundo os estudos mais recentes ela contém:

 

a) Sete vezes mais vitamina C que a laranja;

b) Quatro vezes mais cálcio que o leite;

c) Duas vezes a proteina do Yogurte;

 

d) Quatro vezes mais vitamina A que a cenoura;

e) Três vezes mais potássio que a banana;

f) 27% de proteína, equivalente à carne do boi;

g) Mais ferro que o espinafre;

h) Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno.

i) Minerais presentes:  Cromo, Cobre, Fósforo, Ferro, Magnésio, Manganës, Potássio, Selênio e Zinco.

 Numa porção de folhas de Moringa Oleifera, poderás encontrar 92 nutrientes, 46 antioxidantes, 36 anti-inflamatórios, 18 aminoácidos e 9 aminoácidos essenciais. Ela contém:

 ► 22 % do valor diário de vitamina C

 ► 25 % do valor diário de vitamina B6

 ► 41 % do valor diário de potássio

 ► 61 % do valor diária de magnésio

 ► 71 % do valor diário de ferro

 ► 125 % do valor diário de cálcio

 ► 272 % do valor diário de vitamina A

 

 Contém ainda o poderoso antioxidante Quercetina para ajudar a baixar a pressão arterial. O seu ácido clorogênico pode ajudar a moderar os níveis de açúcar no sangue após as refeições.

Os benefícios da Moringa Oleifera para a Saúde:

 

  Para Saúde: A Moringa contém uma imensa riqueza de componentes e fitonutrientes saudáveis. Devido à sua extraordinária gama e incomparáveis de benefícios medicinais, a Moringa foi nomeada a “árvore milagrosa” durante a crise alimentar na África. Nas Filipinas, a Moringa é reverenciada como o melhor amigo da mãe por causa de suas propriedades galactogogos.

 Moringa Possuir Poderosos Antioxidantes: A planta da Moringa oferece uma rica mistura de poderosos antioxidantes  como kaempferol, ácido cafeoilquínico, zeatina, a quercetina, rutina, ácido clorogênico e beta-sitosterol. Estes antioxidantes poderosos encontrados na Moringa possuem elevada capacidade de eliminação dos radicais livres e que têm demonstrado o seu valor terapêutico para a cura dos danos causados por estresse oxidativo .

 

  Para Edema: Os extratos da Moringa são benéficas no tratamento de edemas. Os estudos confirmaram que o tratamento com extrato de raiz de Moringa oleifera, que possui qualidades anti-inflamatórias, tem sido significativamente eficaz na inibição do desenvolvimento de edemas. Além disso, os estudos sugerem que a eficácia da erva Moringa fica igual com a potente indometacina, medicamento anti-inflamatório para o tratamento de tais condições dolorosas.

 

  Na Proteção do Fígado: O Extrato da Moringa exerce um efeito hepatoprotetor sobre o fígado. Estudos têm validado a eficácia da Moringa contra a lesão hepática causada por drogas anti-tuberculose, bem como seus efeitos estimulantes em acelerar o processo de recuperação. Moringa ajuda a restaurar o níveis de teor de glutationa no organismo. Este efeito protetor é atribuída à presença de fitoquímicos como catequina, epicatequina, ácido ferúlico e vitamina C encontrados na Moringa.

 

  Para Distúrbios do Estômago: Os isotiocianatos presentes na Moringa são eficazes no tratamento de desordens abdominais, tais como a obstipação, gastrite e Colite ulcerativa.  As investigações têm mostrado que o tratamento com Moringa oleifera conduz a ulceração reduzida e a sua eficácia na cura de Colite ulcerosa é comparável com a prednisona, droga disponível comercialmente.

  Moringa contém propriedades antibióticas e antibacterianos. Ela exerce efeitos inibidores sobre o crescimento de vários agentes patogênicos. Isso inclui Helicobacter pylori, bactérias e coliformes, que podem desencadear doenças como a Diarreia.

  Para uma Pele Saudável: O óleo de semente da Moringa é benéfico para a pele. Os efeitos hidratantes e desintoxicantes de extratos de Moringa ajudam a neutralizar os efeitos de poluentes nocivos, previne rugas e retarda o envelhecimento prematuro. O alto teor de proteína da Moringa ajuda na proteção das células dérmicas e danos causados por metais pesados, como mercúrio e cádmio. Pela mesma razão, é usado na produção de produtos cosméticos e produtos de cuidados da pele.

 

  Para Diabetes: A Moringa exerce efeitos antidiabéticos no tratamento de Diabetes Mellitus. As pesquisas demonstraram que o tratamento com Moringa funciona de forma positiva para a redução da glicose no sangue, açúcar e proteínas na urina em indivíduos diabéticos. De acordo com os estudos, a Moringa também mostrou uma melhora acentuada nos níveis de hemoglobina e teor de proteína total dos indivíduos diabéticos.

 

 Moringa tem Propriedades Antibacterianas: A Moringa possui propriedades antibacterianas e antimicrobianas e é eficaz contra o crescimento de micróbios causadores de doenças. Investigações científicas têm demonstrado que os extratos de Moringa exercem um largo espectro de atividade protetora contra os microrganismos de origem alimentar, tais como Salmonella, espécie Rhizopus, E. coli, Enterobacter aerogenus, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus. Esta atividade defensiva faz extratos de Moringa perfeitos para fins de saneamento e preservação.

 

  Prevenção e no Combate do Câncer: A Moringa é um agente anticancerígeno e é altamente valorizada na terapia de tumores. A investigação tem demonstrado que os extratos desta árvore possuem propriedades quimio preventivas atribuídos à presença de componentes fenólicos da quercetina e campferol. Outro estudo demonstrou a função do composto bioativo em niazimicin restringindo o desenvolvimento de células cancerosas. Extratos de Moringa conferem efeitos na cura de vários tipos de câncer, tais como o câncer do ovário , carcinogêneos hepática e papillomagenesis, além de inibir a proliferação de células cancerosas malignas e induzindo a apoptose, também conhecida como morte celular programada.

 

  Para Doenças Neurodegenerativas: A eficácia da Moringa foi muito valiosa no tratamento de doenças neurodegenerativas. Mais uma vez os estudos têm mostrado que o tratamento com extratos desta árvore tem o potencial de alterar monoaminas do cérebro como noradrenalina, serotonina e dopamina, e ainda estende sua proteção contra deficiências monoaminérgicos relacionadas com a doença de Alzheimer.

  Para Saúde Óssea: Os extratos de Moringa são benéficos para a manutenção da saúde dos ossos, o que é atribuído à presença de minerais essenciais tais como cálcio e fósforo. Os extratos possuem propriedades anti-inflamatórios e são eficazes no tratamento de estados dolorosos, tais como a artrite, ao mesmo tempo, ajudando a curar várias doenças ósseas como a fratura mandibular óssea ou maxilar.

 

 Moringa tem Efeitos Imunossupressores: A semente da Moringa oleífera possuem propriedades imunossupressoras. Imunossupressão deliberada é necessário para inibir a ativação do sistema imunitário do organismo, a fim de prevenir a rejeição de certos tratamentos, em especial o transplante de órgãos e doenças autoimunes como a artrite reumatoide. Os estudos têm demonstrado que a ação imunossupressora das sementes de Moringa ajuda no melhoramento da produção de anticorpos para permitir os novos órgãos e o material transplantado para resolver de forma segura no corpo.

 

  Para Herpes: A erva da Moringa é eficaz contra a infecção causada pelo vírus herpes simplex. Os efeitos de cura da erva da Moringa previnem o desenvolvimento de lesões na pele e inibem a formação de placa causada pelo vírus infectante.

 

  Proteção do Sistema Cardiovascular: Os extratos de Moringa são úteis para a prevenção de danos do miocárdio ou cardíaco, devido à presença de antioxidantes poderosos. As pesquisas realizadas sobre este assunto têm fornecido provas que comprovam os efeitos antiperoxidative e cardioprotetor de terapia da Moringa. O tratamento com Moringa ajuda a inibir o aumento em perioxidation lípido no tecido do miocárdio e auxilia na manutenção de um coração saudável.

 

 Moringa tem Propriedades Antialérgicos: Extratos de sementes de Moringa possuem qualidades antialérgicos. Pesquisas validaram a ação inibitória da moringa nas reações de hipersensibilidade envolvidos em várias doenças alérgicas, incluindo rinite alérgica e anafilaxia.

 

 Para Asma: Os benefícios do extratos da plantas da Moringa também incluem alívio de asma brônquica e inflamação causada nas vias aéreas. Segundo a pesquisa, o tratamento com Moringa ajuda a reduzir a gravidade dos ataques de asma e vários sintomas como pieira, tosse, dispneia e aperto no peito. A Moringa estende seus efeitos protetores contra constrições brônquicas e incentiva uma melhor função pulmonar e respiração.

 Moringa tem Propriedades anti-fúngicos: As folhas da Moringa oleífera possuem qualidades antifúngicos. Os efeitos inibidores ajuda na prevenção do crescimento de fungos que causam doenças contaminantes, tais como Aspergillus e Penicillium.

 

  Para o Cabelo: Os efeitos favoráveis do óleo de semente da Moringa para o cabelo saudável tem sido apreciado desde os tempos antigos. É altamente eficaz na limpeza e purificação do cabelo e protege de danos ambientais, incluindo a radiação ultravioleta. Ele serve como um condicionador valioso para o couro cabeludo, reforça as raízes e estimula o crescimento do cabelo.

 

  Para Cicatrização de Feridas: Os extratos das folhas da Moringa oleífera possuem significativas propriedades de cura de feridas. Pesquisas têm fornecido provas sobre os efeitos curativos da Moringa no tratamento de feridas com relação à resistência de quebra de pele, índice de fechamento de feridas e redução da área da cicatriz.

 

  Para Hipertensão: A Moringa é eficaz em manter níveis ótimos de pressão de sangue no corpo. Os componentes bioativos, tais como isotiocianato de niaziminin, que estão presentes na Moringa evitam o espessamento das artérias e reduz o desenvolvimento de hipertensão pulmonar.

 

  Para Doença Falciforme: A Moringa oleífera é eficaz no tratamento da doença falciforme. Recentes estudos validaram o potencial anti-falcização de extratos de plantas de Moringa, o que é atribuído à presença de Zinco e flavonoides, tais como campferol, quercetina, e acacetin, bem como os ácidos fenólicos, tais como o ácido melilotic e ácido vanílico.

 

  Para Saúde dos olhos: Rica em antioxidantes, a Moringa oleífera é benéfica para fornecer proteção contra danos da retina. Estudos científicos têm fornecido elementos de prova sobre os efeitos retino protetores de moringa em assuntos de teste. O tratamento com Moringa ajuda na prevenção da dilatação dos vasos da retina e mantém a vasculatura retiniana intacta. Também inibe o espessamento das membranas capilares e impede qualquer disfunção da retina.

  Para Sistema Imunológico: Os extratos etanoicos da folha Moringa ajuda a estimular o Sistema Imunológico do corpo. Ela também ajuda a aumentar a resposta imunitária celular e exerce efeitos positivos sobre vários outros valores do sistema imunitário, tais como a contagem de leucócitos totais, anticorpos e reação de hipersensibilidade.

 

  Para Nefrotoxicidade: Os extratos dessa árvore exercem um efeito protetor contra a nefrotoxicidade, que se refere aos problemas renais causados em consequência da exposição a certas drogas ou toxinas. Estudos revelaram que o efeito nefroprotetor da Moringa ajuda na atenuação de lesões renais, devido ao seu elevado teor de antioxidantes. Ele serve como um sistema eficaz de bio-absorvente e ajuda na remoção de metais pesados e toxinas prejudiciais.

 

 Para Colesterol: Os extratos da Moringa servem como um remédio eficaz para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol no corpo. Estudos confirmaram os efeitos hipocolesterolêmicos da moringa, que ajuda na redução do elevado teor de gordura por subir os níveis de fígado, rim e de colesterol sérico.

 

  Para Anemia: Os extratos da Moringa são benéficos no tratamento de Anemia. Estudos têm fornecido provas sobre o fato de que o tratamento com Moringa oleífera ajuda a facilitar a absorção do Ferro, aumentando a contagem de células vermelhas do sangue e ajudando a manter os parâmetros sanguíneos normais.

 

  Prevenção da Obesidade: A Moringa ajuda no combate à obesidade, graças às suas qualidades altamente nutritivas e de baixo teor de gordura. O conteúdo impressionante de vitamina B em folhas de Moringa ajuda na digestão e converte o alimento em energia em vez de armazená-lo como gordura.

Moringa

Moringa Oleífera

                             Confira algumas utilizações da Planta

 

 SEMENTES - De sua semente se extrai um óleo similar em qualidade ao azeite de oliva. Por ser a única planta conhecida que floresce todo o ano, é, também, considerada melífera, própria para a criação de abelhas. Seu mel é considerado medicinal e alcança elevado valor no mercado europeu. Pela produção intensiva de flores e sementes, estudos recentes recomendam seu plantio para extração de biodiesel de suas sementes.

 

As sementes verdes podem ser cozidas, como feijão vagem, quiabo, soja, etc., e servidas na forma de salada.

 

 FOLHAS - Suas folhas e flores são comestíveis, para humanos e animais. Podem, também, ser utilizadas em chás para uso continuo. Vem sendo utilizadas para alimentação de ovinos, caprinos, galinhas caipiras, coelhos e vacas leiteiras. A associação brasileira de caprino cultores a recomenda. De suas folhas, flores ou sementes, se pode extrair um produto, utilizado como decantador no tratamento de água para consumo humano, similar aos produtos aos químicos utilizados pelas companhias de tratamento de água.  As folhas maceradas em poças de água barrenta provocam rápida limpeza. Se não estiver contaminada, fica própria para o consumo. No Nordeste brasileiro esta planta já está sendo utilizada para este fim.

 

 FLORES - Das flores se faz um prato apreciado na Indonésia e Timor Leste, chamado makansufa, As flores são fritas em óleo de coco, e imersas em leite de coco, sendo comidas com arroz ou milho. As folhas e flores podem, também, ser consumidas em vitaminas ou sucos com outros legumes, como beterraba, cenoura, ou frutas como a laranja, maçã, melão, mamão, caju, abacaxi. etc. Também, podem ser utilizadas em chás para uso continuo.

 

 As flores tambem poderao ser utilizada em um chá medicinal, recomendado para resfriados, de uso popular em vários países.O suco das flores ou folhas, pode compor caldos ou molhos, na sua forma natural para preservar vitaminas e sais minerais. É excelente no tratamento para redução de peso, e por ser rica em nutrientes, facilita uma reeducação alimentar sem agressão ao corpo e ao metabolismo.

 

 As suas flores são muito utilizadas para alimentação de abelhas tipo Europa ou as nativas sem ferrão.  Produzem muito néctar para a alimentação das abelhas, florescendo o ano todo.