Toranja
Citrus × paradisi

Cultivando

 

   Clima: O clima exerce grande influência sobre o vigor e a longevidade das plantas cítricas, a qualidade e a quantidade de frutos, desenvolvendo-se melhor em regiões de clima mais ameno, com cerca de 1.200 milímetros anuais de regime pluvial, com chuvas bem distribuídas. Os frutos produzidos nos climas frios têm melhor coloração da casca e da polpa e teores mais altos de açúcares e ácidos. Nos climas muito quentes os frutos são menos coloridos e de paladar mais pobre.

 

   Exposição solar: Plena.

 

   Propagação: enxertia.

 

   Espaçamento: 5 x 4 metros, com 500 plantas por hectare.

   Necessidade de água: Abundante.

 

   Tipo de Solo: Adapta-se tanto em solos arenosos como argilosos, mas não tolera solos impermeáveis. Para o cultivo comercial, os mais indicados são os areno-argilosos. Devem ser evitados solos rasos ou que encharcam com facilidade.

 

   Adubação e correção: Previamente deve-se adubar o solo com material orgânico e mineral. Nas covas, com dimensões de 60 x 60 x 60 centímetros, deve-se colocar 200 gramas de superfosfato simples e 1 quilo de calcário, se a análise do solo recomendar. Para crescer e produzir bem, as plantas cítricas precisam de carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, zinco, cobre, boro, manganês, cloro e ferro.  Os adubos químicos mais utilizados são: uréia, sulfato de amônia, fosfato diamônico, fosfato monoamônico, superfosfatos simples e triplo, cloreto e sulfato de potássio.

 

    

Colheita

 

   Folhas: Durante todo o ano.

 

   Frutos: Ao longo do ano, dependendo da época de plantio, sendo mais produtivo de abril a setembro.

 

Secagem

 

   Folhas: Ao ar livre, em local sombreado e bem ventilado, ou em secador, com temperatura máxima de 35º C.

 

   Frutos: Usados preferencialmente na forma fresca.

 

Acondicionamento

 

   Frutos: Em refrigerador por até 15 dias.

 

   Folhas: Em sacos de papel, plástico transparente ou recipientes de vidro bem fechados.

Toranja
Citrus × paradisi

Toranja, uma fruta com muitos benefícios:

 

 

 

   Árvore de 3 a 4 metros de altura, com copa frondosa e arredondada, folhas ovaladas, com 8 a 12 centímetros de comprimento, com pontas agudas ou arredondadas e pecíolos pubescentes. As flores são solitárias ou agrupadas em inflorescência do tipo racemo. Os frutos são grandes, arredondados, de cores branca, vermelha ou alaranjada e de casca grossa.

   Toranja ( Citrus × paradisi ) é uma árvore de citros subtropical conhecida por sua fruta amarga ou semi-doce amarga. A Toranja é um híbrido que se origina em Barbados como um cruzamento acidental entre duas espécies introduzidas, laranja doce ( C. sinensis ) e pomelo ou shaddock ( C. maxima ), ambas introduzidas da Ásia no século XVII. Quando encontrado, foi chamado o ” fruto proibido “.

Com sabor ácido e azedo, a Toranja possui a suculência parecida com a laranja, apresentando os mesmos benefícios e muitos outros. Sua casca é amarelo-alaranjada e a polpa é segmentada, variando nas cores com brancos, rosados, tintos e polpas com sabores diferentes.

 

 Composição Química: Acetaldeído, ácido ascórbico, ácido cítrico, apigenina, bergaptol, borneol, carvone, cimeno, citral, cumarina, escopoletina, eugenol, felandreno, geraniol, humuleno, limoneno, naringina, neral, quercetina, quercitrina, saponina, terpineol.

 

 Partes Usadas: Óleo essencial, Sementes e Frutos.

 

 Propriedades Medicinais: Adstringente, Aromática, Conservante, Estimulante, Fungicida e Tônica.

 

Usos

    culinária: Usada na elaboração de compotas e doces caseiros.

 

    beleza: Usada em loções tônicas para devolver o viço à pele ressecada e envelhecida. Usada na forma de pomadas para o tratamento de herpes labial e eliminar micoses.

 

 Contra-Indicações: O suco de toranja não deve ingerido junto com medicamentos à base de terfenadina (como o Teldane), pois inibe o metabolismo da substância e aumenta sua toxicidade.

 

 Efeitos Colaterais: Não foram encontrados na literatura consultada.

 Então, confira os Benefícios da Toranja para Saúde:

 

 

  Para Tratar Diabetes: Os pacientes diabéticos podem comer Toranja com segurança, porque o consumo de Toranja pode reduzir o nível de amido no organismo. Se um paciente é diabético, a ingestão de Toranja irá ajudá-lo a regular o fluxo de açúcar em seu corpo, efetivamente tratando a doença.

 

  Para Perda de Apetite: A Toranja funciona como um excelente supressor de apetite em comparação com muitas outras substâncias e alimentos. O cheiro da Toranja reduz a sensação de fome, razão pela qual as pessoas freqüentemente incluem Toranja em seus programas de perda de peso. As altas quantidades de fibras contidas nesta fruta também podem satisfazer a fome e ajudar as pessoas a evitar a tentação de comer demais.

 

  Para Prevenir o Envelhecimento: A Toranja contém um bom nível de vitamina A e flavonoides antioxidantes que ajudam a tratar a o envelhecimento. Além disso, a Toranja ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

 

  Para Combater a Constipação: Um copo cheio de suco da Toranja recém espremido pela manhã é um ótimo remédio para controlar a constipação. O suco estimula o colo e outras partes do corpo relacionadas ao sistema digestivo. Isto é devido ao efeito estimulante da fibra na secreção que alivia a constrição do trato digestivo e induzem um movimento intestinal.

  Para Tratar Acidez: O suco da Toranja fresco cria uma reação alcalina após a digestão. O ácido cítrico da fruta fica contido no corpo humano e, assim, aumenta o efeito da reação de alcalinidade após a digestão. O suco extraído da Toranja é benéfico na prevenção da formação de ácido e muitas outras doenças que surgem devido à presença de excesso de acidez no organismo.

 

Para Aliviar Flatulência: 10 a 20 gotas de suco da Toranja, tomadas antes das três refeições do dia, podem funcionar como uma enzima pro-biótica e digestiva apropriada, e aliviarão o excesso de flatulência e desconforto no estômago. As pessoas acreditam que isso se relacione com o conteúdo de flavonoides em frutas cítricas como Toranja.

 

  Para Combater a Gripe: A Toranja é um remédio valioso para a gripe, uma vez que ajuda a minimizar a acidez no sistema. As propriedades amargas resultantes de uma essência chamada “naringin” na Toranja tonificam o sistema e o processo digestivo. Naringin também é considerado um flavonoide, que são poderosos fontes antioxidantes na dieta humana.

 

  Para Perda de Apetite: A Toranja funciona como um excelente supressor de apetite em comparação com muitas outras substâncias e alimentos. O cheiro da Toranja reduz a sensação de fome, razão pela qual as pessoas frequentemente incluem Toranja em seus programas de perda de peso. As altas quantidades de fibras contidas nesta fruta também podem satisfazer a fome e ajudar as pessoas a evitar a tentação de comer demais.

 

  Para Tratar Malaria: O suco, ou o próprio fruto, contém “quinina” valiosa e natural que é vantajosa para o tratamento da malária. A quinina é um alcaloide com uma longa história de tratamento da malária, bem como lúpus, artrite e cólicas nas pernas. Não é um componente fácil de encontrar em muitos alimentos, então as toranjas são um exemplo benéfico e raro.

  Para Tratar Febre: A polpa ou o suco da Toranja ajuda os pacientes a se recuperarem rapidamente das febres. Além disso, a Toranja reduz a sensação de queimação que ocorre quando o corpo atinge uma temperatura elevada. Também é conhecido como uma forma de impulsionar o sistema imunológico contra resfriados e outras doenças. O suco da Toranja, quando combinado com água, pode saciar a sede muito rapidamente e pode mantê-lo hidratado por mais tempo.

 

 Para Tratar Fadiga: As toranjas também são benéficas no tratamento da fadiga, por isso pode ajudá-lo a dissipar o cansaço geral causado pelo trabalho rotineiro. Beber quantidades iguais de suco da Toranja e suco de limão pode ser uma maneira refrescante e deliciosa de aumentar rapidamente seus níveis de energia.

 

  Para Combater Indigestão: A Toranja é útil para resolver o problema da indigestão. É muito leve em comparação com outros alimentos e, portanto, age imediatamente para combater a indigestão. A Toranja também melhora o fluxo de sucos digestivos, o que facilita o movimento dos intestinos e mantém seu sistema excretor regulado.

 

  Para Combater Insônia: Um copo simples de suco da Toranja, se for bebido antes de ir para a cama, pode promover o sono saudável e aliviar os sintomas irritantes e as repercussões da insônia. Isto é devido à presença de triptofano, um produto químico que muitas vezes associamos com o sono após grandes refeições.

 

  Para Tratar Distúrbios Urinários: O suco da Toranja é bastante rico em potássio e vitamina C, por isso é um dos melhores tratamentos para micção perigosamente, que muitas vezes é causada por problemas de fígado, rim ou coração. Além disso, seu alto teor de potássio funciona como um vasodilatador, o que significa que os vasos sanguíneos e as artérias se relaxam, reduzindo a pressão arterial e diminuindo o risco de ataques cardíacos e derrames.

 

  Para Melhorar  a Visão: A Toranja tem enormes quantidades de beta-caroteno que são necessários para manter os olhos saudáveis e melhorar a visão. Apenas uma Toranja por dia é suficiente para manter a visão e lutar contra as devastações da tensão dos olhos.

  Para Problemas de Colesterol: Os antioxidantes apresentados na Toranja também ajudam a reduzir os níveis de colesterol em uma pessoa. Milhões de pessoas sofrem de problemas de colesterol que podem levar a conseqüências perigosas. Os médicos recomendam mudanças na dieta para pessoas que desejam reduzir o colesterol.

 

  Para Tratar Problemas Respiratórios: A vitamina C presente na Toranja foi comprovada em numerosos estudos para diminuir as questões respiratórias e prevenir a asma. Os alimentos ricos em vitamina C também reduzem os sintomas de sibilância em crianças e auxiliam no tratamento de asma, tosse crônica e falta de ar.

 

  Para Tratar Artrite: A Toranja contém ácido salicílico, que ajuda a quebrar o cálcio do corpo que se acumula a cartilagem das articulações e podem levar à artrite. Beba suco da Toranja juntamente com vinagre de maçã para melhores resultados.

 

  Para Combater Infecções: O conteúdo de flavonoides presente na Toranja ajuda o corpo a combater infecções e mantém o corpo seguro de doenças. Comer uma Toranja todos os dias ou beber o suco diariamente fornece imunidade contra as doenças cardiovasculares.

 

  Para Melhorar o Sistema Imunológico: A Toranja e seus extratos são uma boa fonte de Vitamina C. O consumo adequado de vitaminas é benéfico para a saúde e o crescimento do cabelo. A Vitamina C tem fortes propriedades antioxidantes que ajuda a melhorar o sistema imunológico e fortalece os tecidos conectivos dentro folículos pilosos e protege sua integridade.

  Para Prevenir o Câncer: A Toranja é cheia de flavonoides que ajudam o corpo a combater as infecções e mantém o corpo livre de agentes cancerígenos que podem causar câncer. A Toranja contém um alto nível de pectina que atua como um laxante em massa e auxilia na proteção da membrana mucosa do cólon, diminuindo a exposição à substância tóxica no cólon. Beber o suco da Toranja diariamente ajuda a prevenir o câncer de cólon.

 

 Não só mata as células cancerosas, mas também promove a produção de células saudáveis do cólon. A pectina também melhora a digestão. A Vitamina A é necessária para manter membranas mucosas e pele saudável. O consumo de frutas ricas em flavonoides e Vitamina A ajuda a proteger do câncer de pulmão e câncer bucal. O licopeno é um poderoso agente contra tumores e câncer, agindo como um eliminador do câncer causando pelos radicais livres. O licopeno funciona melhor com Vitamina A e Vitamina C.