Receitas e Utilização - Chá de Mirtilo 

Receita de chá de mirtilo (folhas)

 O chá das folhas de mirtilo é usado para casos de infecção urinária, cistite, problemas digestivos, inflamações da boca, prevenção de diarreia, gases intestinais e colite.

 

 Segundo os entendidos, as folhas do mirtilo são muito mais ricas em antioxidantes e princípios curativos do que as frutinhas azuis.

 Para fazer o chá de folha de mirtilo use o processo de infusão (colocar as folhas em água fervente e abafar) ou o de decocção (ferver as folhas junto com a água) pois o resultado é semelhante.

 

 A quantidade de folhas que você vai usar para seu chá dependerá do tão concentrado que o queira tomar (eu indico um punhado de folhas frescas para 1 litro de água, ou a metade das folhas se estas forem secas).

 

 Mas, as folhas de mirtilo, para chá, deverão ser colhidas na primavera e secadas à sombra para não perderem seu potencial curativo.

 

 Receita de chá de mirtilo (frutas)

 Caso prefira, ou não tenha folhas e sim frutos, faça o chá com frutas inteiras, com semente e tudo, por decocção, usando meia xícara de mirtilos amassados para meio litro de água.

 

 Deixe ferver por até 10 minutos, abafe, coe e beba. Indica-se de 3 a 4 xícaras ao dia.

                                               Modo de usar: Frutos e Folhas

►  Fabricação de: doces, compotas, geleias, corante de vinhos;

 

- Consumido ao natural, seco : mastigados (secos) para tratar a diarreia;

- Vinho de mirtilo, a compota e o extrato alcoólico: diarreia;

- O sumo, a compota e a geleia: inflamações da boca e da laringe;

- Folhas: consumidas na forma de saladas.

- Compressas e máscara: repouso da pele do rosto.

(Frutos)

► Infusão de cinco colheres de sopa de fruto em um litro de água. Deixar por 15 minutos. Beber durante o dia.

► Decocção de 35 g por litro de água. Ferver por 5 minutos. Beber a vontade.

(Folhas)

► Infusão de cinco colheres de sopa de folhas em um litro de água (fervente). Deixar esfriar e beber durante o dia.

► Decocção de 5 colheres de sopa de folhas por litro de água. Ferver por 5 minutos. Tampar e deixar esfriar. Beber durante o dia.

Mirtilo
Vaccinium myrtillus

Cultivando

Características da Espécie: O mirtilo (vacccinium. spp.), mais conhecido no mundo por Blueberry, é uma planta arbustiva, da família das Ericáceas, que pode atingir entre 1,5 a 4m de altura, conforme o grupo da variedade cultivada, destacamos abaixo algumas características importantes para cultivar essa espécie em hortas e jardins:

 

Exigência em água: O mirtilo é muito exigente em água, recomenda-se irrigar diariamente com 1 a 3 litros de água por planta. Após chuvas acima de 20 mm, pode-se suspender a irrigação por 2 ou 3 dias. As plantas não toleram solos encharcados, com deficiência de drenagem.

 

Preparo da cova para o plantio: Recomenda-se, abrir uma cova de no mínimo 50cm x 50cm x 50cm, retirar toda terra de dentro da cova. Mistura a esse volume de terra 40 a 50% de serragem ou casca de pinus e ainda 10% a 20% de turfa. Recolocar essa mistura no local da cova, deixando formar um camalhão (monte) acima do nível do solo. Recomenda-se também, agregar a cova 5 a 6 kg de adubo orgânico estabilizado (bem curtido).

Mudas: Mudas muito vigorosas, antes do plantio, devem ser despontadas a 20 cm de altura e desbastadas, deixando-se 2 a 4 hastes

 

Plantio: O plantio pode ser efetuado durante todo o ano, desde que as mudas tenham um bom volume de raízes e sejam irrigadas adequadamente. As mudas devem ser irrigadas antes do plantio, para facilitar a retirada da embalagem e não desmanchar o torrão formado. A cova já preparada deve ser irrigada moderadamente, momentos antes do plantio. Abre-se um buraco no centro da cova, do tamanho suficiente para acomodar o torrão com a muda, acomodando a muda com uma pressão moderada ao redor, cobrindo levemente o torrão com mistura da terra da cova. Logo após o plantio, irriga-se a planta com 3 a 4 litros de água. Recomenda-se efetuar uma cobertura do solo (mulch) ao redor da muda com acícula de pinus, casca de pinus ou palha disponível no local, em uma camada de 10cm de altura.

 

Fertilização (adubação): Aproximadamente 30 dias após o plantio, a partir do inicio de novas brotações, pode-se adubar com 30 gramas de sulfato de amônio por planta, a cada 30 dias, repetindo 3 aplicações no primeiro ano. Cuidado para espalhar o adubo ao redor da planta, afastado 20 cm das hastes. Próximo ao período de dormência, ou seja, no final do outono pode-se adubar com um fertilizante NPK, com uma fórmula semelhante a 5-20-20, na quantidade de 50g/planta, da mesma forma, afastado em torno de 20 cm das hastes. A partir do segundo ano podem-se aumentar essas adubações em 20%, seguindo a mesma seqüência. Pode-se optar também, por agregar uma ou duas vezes por ano 5 a 6 kg de adubo orgânico estabilizado na superfície, ao redor das plantas, suprimindo assim a fertilização química parcialmente ou totalmente, de acordo com o desenvolvimento da planta.

 

Produção: O mirtilo pode iniciar a produção já primeiro ano após o plantio,. Quando adulta, a partir 5º ano, conforme a cultivar e as condições nutricionais, o mirtilo pode produzir de 3 a 6 kg por planta.

 

Observações importantes:

- O mirtilo prefere solos ácidos, com pH ao redor de 4,5 a 5,5, normalmente nossos solos da região sul do Brasil, apresentam essa acidez naturalmente, portanto deve-se evitar solos que foram corrigidos com calcário.

- Agregar anualmente casca de pinus, serragem ou acícula de pinus em cobertura, uma camada de 10cm de espessura ao redor das plantas é o suficiente. Esse material serve como cobertura do solo (mulch), ajuda a manter a umidade e diminui a germinação de plantas indesejadas.

 

- O controle de ervas indesejadas (inço), deve ser efetuado periodicamente de forma manual, evitando o uso de enxada, pois as raízes do mirtilo são superficiais e podem ser danificadas.

Fonte: Eng.-Agr. Eduardo Pagot

Confira os Benefícios do Mirtilo para a Saúde.

 

  Para Combater o Envelhecimento Precoce:

 

 Os antioxidantes são o seu melhor amigo para manter o envelhecimento precoce à distância. Eles ajudam a reverter o dano causado por toxinas e radicais livres e ajudar seu corpo a se defender contra patógenos perigosos.

 Não só o mirtilo é rico em antioxidantes como um todo, mas eles são especialmente ricos em proantocianidinas, que foram observadas para ter propriedades anti-envelhecimento adicionais em vários estudos em animais.

 

  Para Impulsionar o Cérebro:

 

 Como o mirtilo contêm uma quantidade tão elevada de fenóis, particularmente ácido gálico, o mirtilo é conhecido como “agente neuro protetor”. Segundo os pesquisadores do Irã, isso significa que eles podem proteger literalmente nossos cérebros da degeneração, neuro toxicidade e estresse oxidativo.

  Para Combater o Câncer:

 

  Estudos clínicos até descobriram que, ao contrário das estratégias de radiação e quimioterapia, alimentos ricos em ácido gálico como o mirtilo pode matar câncer sem prejudicar células saudáveis! O ácido gálico tem em células de câncer de mama.

  Para Manutenção de Ossos Saudáveis:

 

  O Ferro, o Fósforo, o Cálcio, o Magnésio, o Manganês, o Zinco e a Vitamina K no mirtilo contribuem para a construção e manutenção da estrutura e força do osso.

 O Ferro e o Zinco desempenham papéis cruciais na manutenção da força e elasticidade dos ossos e das articulações. As baixas ingestões de Vitamina K foram associadas a um maior risco de fratura óssea, enquanto as ingestões de Vitamina K adequadas melhoram a absorção de Cálcio e podem reduzir a perda de Cálcio.

 

  Para Reduzir a Pressão Arterial:

 

 Manter uma baixa ingestão de Sódio é essencial para baixar a pressão sanguínea. O mirtilo é naturalmente isento de Sódio e contêm Potássio, Cálcio e Magnésio, todos os quais foram encontrados para diminuir a pressão arterial naturalmente.

  Para Tratar Diabetes:

 

  Estudos têm demonstrado que os diabéticos de tipo 1 que consumem dietas com fibras elevadas têm níveis mais baixos de glicose no sangue e os diabéticos do tipo 2 podem ter níveis melhores de açúcar no sangue, lipídios e insulina. Um copo de mirtilo contribui com 3,6 gramas de fibra.

  Para Melhorar a Saúde Mental:

 

 Estudos baseados na população mostraram que o consumo de mirtilo pode reduzir o risco de declínio cognitivo, bem como a doença de Parkinson – um distúrbio neurodegenerativo resultante da morte celular em partes do cérebro. Estudos também revelaram que, além de reduzir o risco de danos cognitivos, o mirtilo também pode melhorar a perda de memória a curto prazo e a coordenação motora.

 

  Para Digestão Saudável:

 

 Devido ao seu teor de fibras, o mirtilo ajuda a prevenir a constipação e promovem a regularidade de um trato digestivo saudável.

 

  Para Perda de Peso:

 

  A fibra dietética é comumente reconhecida como um fator importante na perda de peso e no controle de peso, funcionando como um “agente de volume” no sistema digestivo. Alimentos com fibras elevadas aumentam a saciedade e reduzem o apetite, fazendo com que você se sinta mais cheio por mais tempo e assim reduzindo sua ingestão de calorias em geral.

 

  Para Luta Contra Rugas:

 

 O colágeno, o sistema de suporte da pele, depende da Vitamina C como um nutriente essencial que funciona em nossos corpos como antioxidante para ajudar a prevenir danos causados ​​pelo sol, poluição e fumaça. A Vitamina C também promove a capacidade de colágeno para suavizar as rugas e melhorar a textura geral da pele. Apenas um copo de mirtilo fornece 24% de sua necessidade diária de Vitamina C.

 

 Para a Saúde do Trato Urinário: A construção de colônias de certas bactérias como b-coli ao longo do revestimento das paredes internas do trato urinário é responsável por esta infecção, resultando em inflamação, sensação de queimação durante a passagem da urina e outras complicações.

 

 O mirtilo pode ser surpreendentemente benéfico. Tem um composto formado por grandes polímeros, como moléculas pesadas que inibem o crescimento de tais bactérias. Também tem algumas propriedades antibióticas que aumentam esse efeito.

 Farmacologia:



 

 Atua em casos de diarreias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída a mirtilina a ação antibactericida. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas, talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de muitas vitaminas.

 Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal, claudicação intermitente e pé diabético.  Por todo o mundo há laboratórios que investigam e estudam o mirtilo. Além do valor nutricional também tem propriedades de antissépticas, antidiarreicas e anti-hemorrágicas, A presença de fibras resulta num remédio para tratar constipações e a atonia intestinal.

 Na Europa documentaram que os mirtilos têm concentrações (muito) elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com prestações que melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.

 Melhora a memória e a coordenação motora quando afetadas por doenças de caráter degenerativo, protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória em curto prazo.

 Estudos recentes provaram que o mirtilo tem compostos que previnem e tratam infecções no aparelho urinário; Novos estudos e pesquisas efetuadas por laboratórios credenciados, nos E.U.A revelaram que o mirtilo também reduz o LDL, sendo mais eficiente que muitos medicamentos prescritos pelos médicos.

 O mirtilo é o fruto que contém mais antioxidantes, neutralizadores de radicais livres que danificam o sistema imunológico e que conduzem a doenças degenerativas. O aumento de radicais livres está diretamente relacionado com - radiação, produtos químicos, poluição, fumo, drogas, álcool e pesticidas.

Mirtilo
Vaccinium myrtillus

Mirtilo e seus variados benefícios!

 O mirtilo (vacccinium. spp.), mais conhecido no mundo por Blueberry, é uma planta arbustiva, da família das Ericáceas, que pode atingir entre 1,5 a 4m de altura.

 O mirtilo contêm um tipo de flavonoide conhecido como antocianinas. As antocianinas são responsáveis ​​por mais do que apenas a cor azul bonito do mirtilo – eles também contribuem para os inúmeros benefícios para a saúde da fruta popular.

 Valor Nutricional do Mirtilo: O mirtilo é um dos alimentos mais densos em nutrientes do mundo e contêm grandes níveis e uma ampla gama de antioxidantes. A pontuação ORAC de mirtilo é um incrível 9,621, o que o torna um dos alimentos antioxidantes mais altos do mundo.

Propriedades nutricionais dos mirtilos

Estas frutinhas, menores que uma uva, têm baixas calorias - 60 calorias por cada 100 gramas da fruta fresca.

Também contêm carboidratos, açúcar e fibra alimentar.

São uma excelente fonte de vitaminas (A, B, C, E e K).

 Fonte de Minerais (potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, selênio, manganês e fósforo).

Frutas azuis, em geral, são ricas em antioxidantes - antocianinas, flavonoides e compostos fenólicos - e os mirtilos são um exemplo desta riqueza nutricional e medicinal.