Cultivando

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Rosales

Família: Moraceae

Gênero: Artocarpus

Espécie: Artocarpus heterophyllus

  A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é uma árvore tropical de grande porte, pertencente à família das Moraceae, nativa da Índia. Esta espécie produz o maior de todos os frutos comestíveis que crescem diretamente sobre o tronco de árvore, a jaca, que é cultivada principalmente na Ásia e no Brasil.

 

 Chegando a pesar mais de 30 quilos e atingindo até 40 centímetros de comprimento, as jacas são frutos de grandes dimensões apreciados por serem suculentos, aromáticos e saborosos. Caracterizam-se por possuírem formato ovalado, casca com pequenas saliências pontiagudas e verde quando imaturos.  Atingem a cor verde-amarelado ao amarelo-marrom quando estão maduros e prontos para o consumo. No interior da fruta encontra-se a polpa fibrosa de cor amarelada, que contém várias sementes dispersas (bagos), que possuem de 2 a 3 cm de comprimento.

 Há duas variedades de jaca: uma possui os bagos de consistência mole e pastosa, com uma textura semelhante ao de uma ostra crua (jaca-mole). A outra variedade possui os bagos mais crocantes, de consistência um pouco endurecida conhecida como jaca-dura.

 A Jaca é uma planta de clima tropical húmido, mas adapta-se a outros climas quentes desde que seja regada, pois as suas necessidades de água são elevadas e não tolera a seca. Também requer uma exposição solar máxima. Gosta de solos com uma textura areno-argilosa, profundos, com boa drenagem e não muito compactos, com um acidez ligeira com um PH entre seis e seis e meio, não precisando de ser muito férteis. Propaga-se por enxertia (Borbulha ou Encosto) e também por semente, os espaçamentos entre plantas deve rondar entre oito a dez metros.

 

  Clima:

 

 – A jaqueira adapta-se muito bem em regiões de clima quentes e úmidos.

 

 – A planta se torna muito produtiva em temperatura média anual de 25ºC, com chuvas acima de 1.200 mm/ano (bem distribuídos), umidade relativa do ar em torno de 80% e dias bastante ensolarados.

 

 – A planta não tolera geadas.

 

  Solo:

 

 – A planta desenvolve-se bem em solos férteis, areno-argilosos, profundos, bem drenados não sujeitos a encharcamento,  com pH variando de 6 a 6,5.

 

  Plantio:

 

 – Para formação de pomares o espaçamento mais utilizado é: 10m. x 10m.

 

 – As covas com dimensões de 50 x 50. x 50 centímetros deverão ser abertas com mais ou menos dois meses de antecedência, obedecendo ao seguinte critério:

 

 – Imediatamente após a abertura da cova, a mesma deverá ser novamente repleta com uma mistura bem homogeneizada do próprio solo retirado, com vinte litros de esterco de curral bem curtido, meio kg de calcário dolomítico, meio kg de super-fosfato simples e 100 gramas de cloreto de potássio.

 

 – A muda deverá ser introduzida bem no centro da cova.

 

  Frutificação:

 

 – As plantas originadas de sementes, iniciam frutificação  após o quinto ano.

 

 – Uma jaqueira será produtiva por um período de mais de cem anos.

 

 – A produção de uma jaqueira adulta pode alcançar em média oitenta frutos árvore/ano.

 

 – Os frutos devem ser conservados em ambiente fresco e seco.

Jaca
Artocarpus heterophyllus​
Características

Jaca

Artocarpus heterophyllus​

Nome popular: Jaca.

Nome cientifico: Artocarpus integrifolia L.

Família: Moraceae

Luminosidade: Pleno sol ou meia sombra.

Porte: Até 20 metros de altura.

Frutos: Quase o ano todo.

   Seu fruto é enorme, chega a pesar até 15 kg, de forma ovalada ou arredondada, e nasce no tronco e nos galhos mais baixos da jaqueira.

  Quando madura, tem cor amarelada e superfície áspera com pequenas saliências. Seu interior é formado por vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa, viscosa e muito aromática.
 

Para saber se a jaca está madura e boa para o consumo, veja se as saliências estão bem desenvolvidas e amarelas. Quando pressionada com os dedos, deve ter consistência firme.
 

  A jaca é rica em hidratos de carbono, contendo poucas vitaminas e sais minerais. Pode ser consumida ao natural ou no preparo de doces (em calda, em massa, cristalizado) e de geleia.

DICAS CULINÁRIAS

  Para que o doce de jaca fique mais gostoso e bem molinho, só acrescente o açúcar depois que a jaca já estiver cozida.
  As sementes de jaca podem ser comidas depois de cozidas. Para preparar os caroços de jaca, cozinhe em água e sal até ficarem moles.
  Ao fazer doce de jaca, qualquer que seja a preparação do doce, é necessário juntar suco de limão à calda, 5 minutos antes de tirar do fogo.

Os Benefícios da Jaca:

   Fortalecimento do Sistema Cardiorrespiratório: Auxiliando na frequência dos batimentos cardíacos e comportamento geral do coração, a jaca pode contribuir com o equilíbrio da pressão arterial, e esse benefício é obtido devido à presença de Potássio, mineral com função de controle sobre os níveis de Sódio, também reduzindo a possibilidade de ocorrência de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral. Os nutrientes da jaca, principalmente as vitaminas de complexo B, podem apoiar a redução dos níveis de homocisteína na corrente sanguínea, fator importante para a saúde do coração.

 

  Cabelos Fortes e Bonitos: A suplementação de vitamina A para a saúde de seus cabelos pode ser substituída pela presença da jaca em sua alimentação. Essa vitamina pode reforçar o brilho e hidratação dos fios, além de reparar o aspecto quebradiço e seco. Os benefícios notados na saúde dos cabelos também são obtidos a partir da ação dos nutrientes sobre a circulação sanguínea.

 

  Imunidade: Jaca contém uma excelente fonte de vitamina C. Com a vitamina C e os antioxidantes que aumenta a função do sistema imunológico. Ela tem grandes benefícios para o sistema imunológico que proteger contra doenças comuns como tosse, resfriado e gripe. A vitamina C, também aumenta a função do sistema imunitário para proteger de infecções

 

 

  Para dar Energia: Jaca contém alta quantidade de carboidratos e calorias. Ela também contém uma boa quantidade de açúcar simples, como frutose e sacarose, assim, fornecer um impulso rápido de energia. Também não tem nenhum teor de colesterol. Assim, faz com que a jaca seja mais seguro e um exemplo de alimento saudável.

 

 

  Para Combater o Câncer: Jaca é uma fonte rica de antioxidantes, fito nutrientes e flavonoides  que o tornam altamente benéfico para proteger do câncer. A Jaca contém alta quantidade de antioxidantes que protegem contra os radicais livres. Os radicais livres são produzidos devido ao estresse oxidativo. Estes radicais livres provocam danos do DNA da célula e torna a célula normal numa célula cancerosa. Mas antioxidantes neutralizam esses radicais livres e age como um escudo para proteger o DNA dos radicais livres. Jaca protege de cólon, pulmão e câncer de cavidade oral.

 

 

  Manter a Pressão Arterial: Jaca contém boa quantidade de potássio. O potássio é necessário para manter o nível de sódio baixo. Também com a alta de potássio é necessário para manter o nível de fluido ou seja, para o equilíbrio eletrolítico. Assim, ajuda a baixar a pressão arterial e reduz o risco de derrame e ataque cardíaco.

  Melhorar a Digestão: Jaca contém boa quantidade de fibras dietéticas. Assim, melhora a digestão e previne a constipação.

 

  

  Para Prevenir o Câncer de cólon: Jaca contém gorduras alimentares que ajudam a limpar as toxinas do cólon. Assim, reduz os efeitos da toxina do cólon e de proteger contra o cancro do cólon.

 

 

  Saúde dos Olhos: Jaca contém vitamina A, um nutriente importante para a saúde dos olhos. Ele aumenta a visão do olho e proteger contra os radicais livres. Como é uma fonte rica de outros antioxidantes, é altamente eficaz para evitar a degeneração da retina. Então a jaca protege de catarata e degeneração macular.

 

 

  Saúde da Pele: O envelhecimento é causado ao fator natural como o aumento da idade. Mas, devido à poluição, radiação Ultra Violeta e a fumaça o processo de envelhecimento tem sido estimulado a serem mais rápido do que o natural. A principal causa do envelhecimento é o radical livre produzido em nosso corpo devido ao estresse oxidativo ,causado devida a alta poluição. 

 

 Os antioxidantes provaram destruir esses radicais livres e para retardar o processo de envelhecimento. Então jaca prova ser melhor alimento para retardar o processo de envelhecimento do que o natural. Também comer jaca mantém o nível de hidratação da pele alto e protege de doenças da pele.

 

 

  Para Combater Asma: A Jaca é benéfica para pacientes com asma.

 

 

  Para Combater a Anemia: Jaca contém vitaminas como as vitaminas A, C, E, K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e de minerais como cobre, manganês e magnésio, que são importantes para a formação do sangue. Também devido à rica vitamina C, jaca aumenta a capacidade do corpo de absorver ferro. Assim, é eficaz para prevenir e curar a anemia.

 Efeito Energético: Conveniente para um melhor rendimento nos treinos, a jaca pode contribuir com a qualidade de seus exercícios, pois através de carboidratos e calorias amigas, a fruta pode fornecer também açúcares simples, nomeados como frutose e sacarose, que fornecem energia de forma rápida, melhorando a performance nas atividades, tanto em exercícios cardiorrespiratórios, quanto no levantamento de cargas.

 

 Ao consumir 100 gramas de jaca, você estará adicionando 24 gramas de carboidratos à sua refeição. Isto pode ajudar seu nível de energia para atividades físicas, e se combinado com um cardápio proteico, pode impulsionar a nutrição os músculos, favorecendo o processo de hipertrofia.

 

 

 Para o Fortalecimento dos Ossos: Ossos fortes são um os requisitos para o bom rendimento nas atividades físicas. A jaca é fonte de minerais importantes para esse fortalecimento, como o Cálcio e o Magnésio. Se o consumo dos gomos se tornar regular, pode-se apontar a fruta como contribuinte para a prevenção de osteoporose. A perda de Cálcio também pode ser controlada devido à porção de Potássio que é oferecida, favorecendo a densidade óssea.

 

 Jaca contém alta quantidade de cálcio, que fortalece e promove a saúde dos ossos. Devido ser rica de cálcio, e um excelente alimento para prevenir a osteoporose. Níveis elevados de potássio diminui a perda de cálcio através do rim. Por isso, aumenta a densidade de cálcio nos ossos e fortalece.

 

 

 

  Para Perda de Peso: Um dos benefícios da jaca menos conhecidos é a contribuição para a perda de peso. A fruta não é rica em gorduras saturadas, e ainda contém baixo percentual de Sódio, o que não contribui com retenção de líquidos e inchados. As fibras dietéticas induzem ao funcionamento regular do intestino, o que oferece um melhor processo de digestão, levando à eliminação de toxinas e protegendo contra radicais indesejáveis.