Granadilha
Passiflora ligularis.

Cultivando:

CICLO DE VIDA: Semi-perene, depois de alguns anos deve ser substituída porque perde o vigor inicial.

ORIGEM: Nativa dos Andes (Bolívia, Venezuela e Colômbia). 

PORTE: Trepadeira de mais de 5 metros de comprimento. 

FOLHAS: Em forma de coração, com ponta pontiaguda. 

FLORES: Únicas, com pétalas de coloração verde e branca e filamentos brancos e roxos.

 

FRUTOS: De coloração laranja claro, redonda com uma ponta junto a haste, mede em torno de 8 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro, sua casca externa é dura, sua polpa gelatinosa e transparente tem um sabor doce e é bastante aromática.

TRONCO: Trepadeira que precisa de suporte. 

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

 

ÁGUA: Aprecia solo úmido, mas não encharcado. 

 

CLIMA: Clima ameno, com temperatura média de 15 a 19º C. 

 

Nota: Não suporta temperatura alta (acima de 30ºC) nem baixa (abaixo de 5ºC). 

 

FERTILIZAÇÃO: Aplicar composto orgânico ao redor do caule. 

 

UTILIZAÇÃO: Cultivada principalmente pelos frutos saborosos, mas também é uma trepadeira ornamental.

  

PROPAGAÇÃO: Por sementes.

 

Germinação:

 

 

 Deixar as sementes em molho em GA3 por 24horas (se não tiver GA3 use suco de maracujá azedo) e depois enxaguar, limpar e semear em substrato ou terra orgânica leve.

 

 Se depois dessas 24 horas as sementes continuam do mesmo tamanho, sem ter absorvido nenhuma umidade, deixe secar, lixe com cuidado com uma lixa fina e repita o procedimento.

 

 Colocar na meia sombra, e se não fizer calor, tampar os vasos ou bandejas com plástico para gerar um efeito estufa.

 

 Germina entre 4-5 semanas.

Cultivo:

 

 Transplantar as plantas pequenas quando tenham seu segundo par de folhas verdadeiras, ao lugar definitivo, onde tenha terra muito fértil e permeável. Manter a terra úmida e abonar um adubo líquido, em concentração suave.

 Como regra geral da adubação, esta deve ser pobre em nitrogênio (que fomenta o crescimento das folhas, mas não a frutificação) e regar frequente.

 Trepadeira, precisa de suporte.

 Necessita de PLENO SOL. Começa a produção já no primeiro ano.

Os  Benefícios da Granadilha para Saúde são Muitos

 

 

  Granadilha é altamente recomendada na prevenção de problemas de saúde pelo grande número de vitaminas, antioxidantes e minerais. Pertence à família do Maracujá e a Granadilha já é produzida em alguns lugares do Brasil e se assemelha muito a um maracujá, com casca lisa e amarelada. Mas a polpa é branca e mais adocicada que o maracujá.

 

 Na Colômbia, esta fruta é um super alimento para os mais pequeninos porque não irrita o estômago e tem um efeito hidratante pela quantidade de água que contém. Funciona como um calmante natural, controlando a ácidez e além de que ajuda na cicatrização das úlceras.

 

 A Granadilha é originária da América do Sul, pertence à família do maracujá e cresce em trepadeiras. A sua casca cor-de-laranja brilhante é dura, mas frágil. Tem o formato e tamanho de uma ameixa. A polpa é translúcida e gelatinosa, contém muitas sementes pretas comestíveis. O seu sabor é agridoce.

 A Granadilha proporciona vitaminas A, B2, B3 , B6, B9 , C, E e K. No que diz respeito aos minerais , fornece cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio , sódio e zinco .

Confira agora os  benefícios da Granadilha para Saúde:

 

  Prevenção do Câncer: A Granadilha contém uma grande quantidades de Vitamina C.  cerca de 50% do valor diária. Granadilha têm sido comprovada que protege contra os radicais livres. 

 A Granadilha contém Vitamina A e flavonoides que são eficazes em proteger contra o câncer de boca e Câncer de pulmão.

 

  Para Controlar a Pressão: A Granadilha possui propriedades cardiovasculares, além de  regular a pressão arterial e a frequência cardíaca.

 

  Para o bom Humor: Tanto a fruta quanto a flor da Granadilha contém alcaloides medicinais e fito-nutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves, e são responsáveis por mais benefícios da Granadilha. Verificou-se que a ingestão da fruta relaxa o sistema nervoso e induz o sono.

 

 Sua ingestão potencializa a manutenção do humor de forma tão eficaz que muitos médicos já estão receitando suplementos naturais à base de Granadilha para tratar problemas como depressão, ansiedade e insônia. Os medicamentos para tratar estes distúrbios, no entanto, podem causar efeitos colaterais, por isso o ideal é incluir a Granadilha diariamente na dieta a fim de melhorar o humor e atenuar os sintomas destes transtornos.

 

  Rica em Vitaminas: A Granadilha contém muitos nutrientes como vitaminas A, B2, B3 , B6, B9 , C, E e K. No que diz respeito aos minerais, a Granadilha fornece cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio, sódio e zinco.

 

  Para o Sangue: A Granadilha Ajuda na formação de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas beneficiando mais sua saúde.

 

  Para a Digestão: A Granadilha tem propriedades laxantes, que promove a boa digestão, além de aliviar os sintomas de gripes e estados gripais, através do reforço do sistema imunitário.

  Para Combater a Asma: Estudos recentes mostraram que uma combinação de extratos de casca da Granadilha pode compor uma mistura que têm efeito expectorante, sedativo e calmante sobre o sistema respiratório. Um estudo detalhado e pesquisa realizada por Ronald Ross Watson em colaboração com algumas associações de renome da ciência médica revelou que a casca da Granadilha pode trazer alívio para pacientes com asma, respiração ruidosa e tosse compulsiva.

 

 Acredita-se que este efeito se deva às propriedades antialérgicas, antioxidantes e anti-inflamatórias da Granadilha. Os flavonoides da Granadilha roxo são particularmente úteis para melhorar os sintomas de asma e estudos falam inclusive que o extrato das cascas desta espécie da Granadilha poderia substituir os medicamentos convencionais para asma no futuro.

 

  Para Melhorar o Sono: A Granadilha possui substancias terapêuticas que ajudam a acabar com a insônia, promovendo um sono melhor.

 

  Para o Crescimento: A Granadilha conhecida nalgumas áreas de onde é originária como “o fruto das crianças”. Contém substâncias que ativam o crescimento do timo, o órgão situado no pescoço, que produz linfócitos para o sistema imunitário.

 

  Para Combater os Espasmos Musculares: A Granadilha têm propriedades antiespasmódicas, que ajudam a aliviar os espasmos musculares e convulsões.

 

  Para a Saúde da Visão: Devido as alterações no estilo de vida, os problema na visão estão crescendo dia a dia. A perda da visão é geralmente devido à falta de nutrição nos alimentos. Mas a perda da visão pode ser revertida através da inclusão de alimentos saudáveis na dieta. A Granadilha é dos alimentos mais saudáveis é benéfico para saúde dos olhos.

 

 A Granadilha contém uma grande quantidade de antioxidante, vitamina A, vitamina C e flavonóides. Estes nutrientes protegem os olhos dos danos causados pelos radicais livres. Portanto, a Granadilha é benéfica na proteção na perda de visão e melhorar a qualidade da visão.

 

  Para o Coração: As Substâncias principais da Granadilha faz reduzir os riscos de ataques cardíacos e derrames com o seu consumo diário.

 

  Para Combater os Radicais Livres: A Granadilha tem propriedades antioxidantes e ainda elimina os radicais livres, melhorando as moléculas instáveis fazendo com que a saúde seja melhorada.

  Para Combater as Cólicas: A Granadilha ajudar principalmente as mulheres por causa da sua eficiência para aliviar as cólicas, que são bem frequentes nas mulheres.

 

  Para Combater o Estresse: A Granadilha possui muitos nutrientes, que proporcionam muitos benefícios para a saúde como relaxantes e terapêuticos. Além de melhorar seu humor e bem estar.

Granadilha
Passiflora ligularis.