Suco de berinjela para controlar o colesterol

Por: Tatiana Zanin Nutricionista

 O suco de berinjela é um excelente remédio caseiro para o colesterol alto, que serve para baixar seus valores de forma natural.

 A berinjela contém um alto teor de substâncias antioxidantes, especialmente na casca. Por isso, ela não deve ser retirada no preparo do suco. Pode-se, ainda, consumir a berinjela de outras formas, seja cozida ou assada, para um maior efeito protetor sobre o fígado e, consequentemente, baixar o colesterol. Outra forma de usar a berinjela é em cápsulas. 

 Além de tomar este suco é preciso adequar a alimentação para baixar o colesterol e manter seus níveis sob controle, mas além disso é importante fazer uma reeducação alimentar para evitar que a taxa de colesterol no sangue volte a subir. Dicas para começar a reeducação alimentar para baixar o colesterol.

Ingredientes:

       ► 1/2 berinjela fatiada com casca

► Suco natural de 3 laranjas

Modo de preparo

 Bata no liquidificador o suco de laranja com a berinjela. Se desejar, adoce com mel e beba a seguir.

 O suco de berinjela com laranja deve ser tomado diariamente em jejum por quem sofre com colesterol alto, pois esta é uma deliciosa forma de combater o excesso de gordura no sangue. Mas, este remédio caseiro não isenta a necessidade de praticar exercícios físicos e de alimentar-se corretamente.

 De forma geral, os sintomas do colesterol alto não se manifestam, mas pode-se suspeitar quando o indivíduo estiver acima do peso ideal, sendo sedentário e com uma alimentação errada, abusando de doces, frituras, gorduras e bebidas alcoólicas.

  

 Suco de Berinjela é Desintoxicante para perder peso, queimar a gordura abdominal localizada e secar a barriga rapidamente. Suco detox de berinjela, é um dos mais eficazes e utilizado por muitas pessoas, para emagrecer, ou seja, para perder gordura e perder peso. Se tornou uma das vedetes da dieta, principalmente que reportagens falando dos vastos benefícios e bons resultados por profissionais da saúde.

 Sim, a berinjela tem várias propriedades que são importantes para emagrecer e até mesmo para controlar alguns problemas de saúde, como mostrou estudos, principalmente feito com diabéticos que passaram a incluí-la em seu cardápio.

 No caso dos diabéticos, o suco detox de berinjela, acaba sendo melhor que o suco detox de beterraba, já que controla a glicemia no sangue, consumido moderadamente.             

 

 

Benefícios do Suco de Berinjela Detox

 Esse suco consegue desintoxicar o corpo com tanta eficácia, que incentiva a produção das enzimas, que beneficia o funcionamento do fígado, onde por conta de suas fibras específicas, faz com que os inchaços sejam eliminados, por eliminar o acumulo de água, onde acaba combatendo até mesmo a celulite, proporcionando uma melhor digestão e melhorando o desempenho intestinal.

 

 Com isso, o metabolismo acelera mais e a queima de gordura é maior.

 

 Como falamos anteriormente, ainda ajuda a controlar a glicemia do sangue, a controlar o colesterol, e tendo uma função de anti-inflamatório, ajudando até mesmo amenizar as dores de articulação.

 

Como consumir o suco

 A forma correta de se tomar o suco detox de berinjela, deve ser feita trinta minutos antes do café da manhã, em jejum, onde vai ajudar a diminuir a fome, fazendo que ingira menos alimentos.

 

 Nunca substitua uma refeição pelo suco, pois ele é somente um coadjuvante numa dieta alimentar equilibrada, para emagrecer.

 

 Não é preciso fazer o suco detox somente com a berinjela, pois pode ser potencializado com couve que emagrece, com gengibre, com limão e gengibre, com melancia, com abacaxi, com aipo (salsão),  enfim, tem como fazer combinações de alimentos, para deixar o suco mais saboroso e mais potente.

 

 É muito importante conciliar o suco com uma alimentação balanceada e exercícios físicos, para que os reais resultados surjam durante o seu consumo.

Receitas de Suco Detox com Berinjela

 Primeira Receita

 Usar uma berinjela pequena, suco de um limão, uma colher de sobremesa de gengibre, um copo de água e uma colher de chá de mel, para adoçar, batidos no liquidificador.

 

 E este é um verdadeiro suco detox seca barriga em uma semana!

 

 

 Segunda Receita

 

 Uma outra opção, é feita com um copo de água, uma berinjela, um talo de salsão (aipo) e uma cenoura pequena, batidos no liquidificador.

 

 Terceira Receita

 

 Outro que podemos usar, é feito com uma laranja descascada (tirando a parte branca também), um copo de água e uma berinjela pequena, que serão batidos no liquidificador.

 Precauções

 Antes de começar a usar esse auxílio para limpar o organismo e emagrecer, procure um profissional médico qualificado, principalmente se tem diabetes, ou pressão alta, para saber a quantidade certa de consumo, de acordo com o caso, para evitar uma hipoglicemia e queda brusca de pressão, o que é muito perigoso.

Cultivando

Clima: É a planta hortícola que mais calor e luminosidade precisa.  A temperatura ideal para crescer e florescer está entre os 22°C e 30°C durante o dia e a noite a temperatura não deve passar dos 15°C.

 

Origem: Ásia

 

Altura: 0.7 a 1.2 metros

 

Luminosidade: Sol pleno. Colocar ela no lugar mais ensolarado do jardim/varanda.

 

Ciclo de Vida: Anual

 

 A berinjela é uma planta cuja origem é disputada, tendo sido cultivada na Índia e no sul da China por pelo menos dois mil anos. Há um grande número de cultivares, com plantas que podem atingir de 40 cm a mais de dois metros de altura, e seus frutos podem ter diversos tamanhos, formatos e cores, embora os mais cultivados sejam roxo-escuros. O fruto é a única parte comestível da planta, pois suas folhas e flores contêm o alcaloide tóxico solanina.

 

Clima

 

 A berinjela é uma planta tropical que necessita de temperaturas acima de 20°C para se desenvolver bem. Em regiões de clima quente pode ser cultivada o ano todo. Em regiões onde o inverno apresenta baixas temperaturas, pode ser cultivada nos meses mais quentes do ano. O cultivo em estufas agrícolas é indicado para regiões onde a temperatura pode cair abaixo dos 13°C durante o período de cultivo. Chuvas durante o período de floração podem prejudicar a polinização e afetar a produtividade.

 

Luminosidade

 

 Esta planta necessita de alta luminosidade, com pelo menos algumas horas de sol direto diariamente.

 

Solo

 

 O solo deve ser bem drenado, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,8.

 

Irrigação

 

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, porém sem que permaneça encharcado.

 

Plantio

 

 As sementes podem ser deixadas na água por um dia para facilitar a germinação. Semeie as sementes na superfície do solo, podendo cobri-las com uma leve camada de terra peneirada ou serragem fina. As sementes podem ser semeadas em sementeiras, saquinhos de plástico ou copinhos de papel, realizando o transplante das mudas de berinjela quando estas estão com 8 a 10 cm de altura. A germinação das sementes geralmente ocorre em uma ou duas semanas.

 

 O espaçamento ideal varia com o porte da cultivar e o clima da região (maior em clima mais quente, ligeiramente menor em clima mais ameno), podendo variar de 60 cm a 1 m entre as linhas de plantio e de 50 cm a 1 m entre as plantas.

 

 É possível cultivar em vasos grandes as cultivares de berinjela mais comuns, mas as cultivares que apresentam plantas de pequeno porte são as mais recomendadas para o cultivo em vasos.

 

Tratos culturais

 

 Dependendo do porte da cultivar e do tamanho dos frutos, a berinjela pode precisar de tutoramento para que a planta ou seus ramos não tombem. As plantas podem ser amarradas com cuidado a estacas verticais ou podem ser usados outros suportes, como por exemplo, suportes circulares de arame apropriados para este fim.

  Retire as ervas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Colheita

 

 A colheita das berinjelas inicia-se de três a seis meses após o plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. Os frutos são colhidos quando estão bem desenvolvidos, lustrosos, lisos e com cor brilhante, antes de se tornarem opacos e começarem a enrugar, ocasião em que suas sementes começam a endurecer e a escurecer. Os frutos devem ser manuseados com cuidado para não sofrerem ferimentos que podem apressar muito sua deterioração.

 

 A berinjela é uma planta cultivada geralmente como anual, no entanto é uma perene de vida curta em regiões de clima quente e pode produzir por alguns anos, embora a produção seja maior no primeiro ano.

Berinjela
Solanum melongena

Como cultivar berinjela em vaso:

 Devemos cultivar berinjela em vasos grandes ( 40 – 60 litros), já que precisam de bastante espaço para crescerem. Embora a planta seja semi-arbustiva e tenha hastes lenhosas, a berinjela pode precisar de tutoramento para que a planta não tombe. Podemos utilizar uma estaca de madeira ou bambu e amarrar as hastes à medida que elas forem crescendo.
 O vaso deve ser colocado num lugar que receba bastante luz solar.

 

 

1)   No vaso indicado para sua plantação coloque uma camada de arguia expandida. Depois, cubra a camada de argila com um pano ou uma manta de bidim.

 

2)   Adicione areia grossa para facilitar o escoramento e prevenir possíveis doenças nas raízes da planta.

 

3)  Ponha uma camada de terra misturada com adubo orgânico. Para que as plantas cresçam com saúde a terra deve ser bem drenada

 

4)  Coloque a muda e distribua mais uma quantidade de terra com adubo orgânico. É importante observar se a terra não está cobrindo o colo da planta, que é a base antes da raiz. O colo deve ficar exposto para o bom desenvolvimento do vegetal.

 

5)  Regue a planta até a água escorrer pelo fundo do vaso e cubra a terra com casca de pinus e /ou palha.

 

Cuidados:

 

Irrigação: Manter o solo úmido, mas não encharcado durante todo o ciclo da planta. A falta de água é particularmente prejudicial durante a floração e frutificação, pois provoca o abortamento de flores e frutos.

Plantas invasoras: Eliminar manualmente as invasoras que concorrem em água, nutrientes e espaço com a planta. Cobrir a terra (mulching) com casca de pinus ou palha ajuda no controle das plantas invasoras.

Desbrota: para permitir um crescimento equilibrado devemos retirar os brotos que surgirem abaixo da primeira bifurcação assim como aqueles que forem surgindo nas partes superiores dos ramos.

Pragas e doenças: A berinjela é uma das espécies mais rústicas entre as hortaliças. É relativamente resistente ao ataque de pragas e doenças, não necessitando do uso intensivo de defensivos.

Adubação: Adubar periodicamente com adubos ricos em Nitrogênio e potássio.

Colheita: Colha as berinjelas quando a casca ficar brilhante. Corte a berinjela usando uma tesoura de poda.

Características

Berinjela
Solanum melongena

Conheça os  Benefícios da Berinjela para Saúde:

 

 Para Controlar o Açúcar no Sangue: Pessoas com diabetes tipo 2 devem adicionar Berinjela a sua dieta diária, pois contém carboidratos e fibras baixas e solúveis que restringem a absorção de glicose. A Associação Americana de Diabetes e o Programa Nacional de Educação sobre Diabetes sugeriram a inclusão da Berinjela na dieta para controle efetivo de açúcar no sangue.

 

 Para Prevenir Câncer: A Berinjela contém tripsina (inibidor de protease) que ajuda na neutralização das células que causam câncer. Portanto, a doença incurável pode ser bem prevenida tomando suco de Berinjela com regularidade.

 

  Para Prevenir o Cérebro: O segundo órgão mais vital do corpo humano, o cérebro, pode reter e atualizar sua memória devido aos nutrientes fitossanitários e nasunina presentes na Berinjela. Eles preservam a função de memória protegendo as membranas celulares de qualquer tipo de dano.

 

 Para um Coração Saudável: Todos sabemos que as doenças cardíacas prevalecem muito nos dias de hoje. Pode-se certamente manter um coração saudável comendo regularmente Berinjela, que é rica em fibra, beta-caroteno e outros antioxidantes, ajudando a baixar o colesterol e estabilizando a pressão arterial, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas.

 

 Para Reduzir o Peso: Você pode consumir a Berinjela no seu café da manhã ou almoço, se desejar perder peso. Na verdade, o alto teor de fibras deste vegetal ocupa uma grande sala no estômago, restringindo assim a ingestão de alimentos e reduzindo a fome.

 Para Prevenir Coágulos Sanguíneos: A vitamina K e bioflavonoides presentes na Berinjela ajudam no fortalecimento dos capilares e restringem a formação de coágulos sanguíneos. Além disso, a Berinjela também ajuda a tratar efetivamente os coágulos sanguíneos de modo eficiente e saudável.

 

  

  Para Saúde do Cabelo: A Berinjela pode dar-lhe um bom crescimento do cabelo e um cabelo saudável devido ao conteúdo enzimático que estimula os folículos do seu cabelo. Os minerais e vitaminas presentes na Berinjela fornecem nutrição ao couro cabeludo para mantê-lo saudável e brilhoso.

 

  Para Alívio da Fleuma: A Berinjela tem propriedades de alívio para tratar a fleuma excessiva. Para obter esse alívio, você deve comer Berinjela assada com pouco sal.

 

 Para Tratar Insônia: Se você sofre de insônia ou síndrome do sono, consuma uma Berinjela assada durante à noite regularmente e você começará a dormir bem.

A Berinjela é uma fruta?

    Sim, botanicamente falando a berinjela é um fruto, embora muitos a considerem como um vegetal, as Berinjelas são da mesma família do tomate, a pimenta e o pimentão, e são altamente nutritivas. Mas quais são os benefícios da berinjela? Para que serve e que propriedades da berinjela a tornam um alimento tão interessante?

   Os nutrientes encontrados na berinjela não só servem para promover a saúde, mas também ajudam a prevenir várias doenças.

   Há muitas variedades de berinjela e elas são utilizadas em cozinhas de todo o mundo de diferentes maneiras. Ela tem a textura e a densidade do tomate e pode ser servida sozinha ou como complemento para sopas, ensopados e molhos. A melhor parte sobre a berinjela é que além de dar um sabor especial para muitas refeições, ela também é extremamente nutritiva e pode ajudar na dieta para uma vida mais saudável.

   As berinjelas são especialmente ricas em antioxidantes, especificamente a nasunina, que confere a cor roxa à sua pele, é um potente erradicador de radicais livres. Ela também foi identificada como um protetor dos lipídeos (gorduras) nas membranas das células do cérebro. As membranas celulares são quase inteiramente compostas de lipídios, que protegem a célula e ajudam no seu funcionamento. A camada lipídica ou de gordura das células é crucial para controlar a entrada de nutrientes e a saída dos resíduos celulares. Esta camada também é receptora de moléculas mensageiras que regulam as funções celulares.

 

   Há muito tempo apreciada por sua cor profundamente roxa e brilhante, e por seu sabor e textura únicos, a berinjela está disponível no mercado o ano todo. Embora as diferentes variedades sejam ligeiramente diferentes em sabor e textura, pode-se descrever a berinjela geralmente como tendo um sabor levemente amargo e textura agradavelmente esponjosa.

  Para  a Pele: Sabemos que a água é extremamente vital para o nosso corpo, particularmente pele, cabelo e digestão dependem da ingestão de água. O teor de água na Berinjela é bastante elevado para complementar a ingestão direta de água, ajudando assim a melhorar o cabelo e a pele.

 

  Para Parar de Fumar: É um fato bem conhecido que o tabagismo mata. Então, se você deseja parar de fumar, torne-se um viciado em Berinjela. O teor de nicotina na Berinjela reduz a vontade de fumar.

 

  Para Ter Ossos Fortes: Nossa saúde óssea depende da vitamina K e do cobre, a Berinjela é uma ótima fonte de ambos. As pessoas geralmente desenvolvem osteoporose nos estágios posteriores da vida, principalmente devido à deficiência de cobre. Mas você pode usar a Berinjela para tratar problemas ósseos e fortalece-los.

 

  Para Fortalecer o Sistema Imunológico: A Berinjela concentra antioxidantes que reduzem o dano dos radicais livres no organismo e ajudam no fortalecimento do nosso sistema imunológico com a ajuda de fitonutrientes. A Berinjela tem incrível atividade anti-microbiana e anti-viral em benefício do corpo humano.

 

  Para Melhorar a Digestão: A Berinjela é rica em fibras que ajudam na digestão e protege o trato digestivo. Os antioxidantes e as fibras também ajudam na regularização do movimento intestinal.