Akee

(Blighia sapida)

Conheça o Akee, uma  fruta da Jamaica    

  Pertencente à mesma família botânica Sapindaceae, a mesma família do nosso guaraná, o Ackee ou Akee (Blighia sapida) é uma fruta exótica e perigosa muito difundida na Jamaica.

 Originária da África Ocidental e Costa da Guiné, o Akee foi introduzida nos trópicos e se adaptou muito bem.

 Fruta nacional da Jamaica, é consumida na forma in natura e na culinária como ingrediente para doces e bolos, com sabor que lembra ao de algumas nozes. Por seu altíssimo valor nutricional, o Ackee é o protagonista dos cafés da manhã jamaicanos. A forma tradicional de prepará-lo é fervido e depois refogado com cebola, tomates, pimenta picante e especiarias, acompanhado com bacalhau salgado.

 O Ackee, quando não está completamente maduro, é altamente tóxico, devido a um gás venenoso chamado hipoglicina, que se dissipa de forma natural quando a fruta amadurece e se abre semelhante a uma flor. A parte comestível do Ackee é oleosa e tem sabor de noz.

 O Ackee também possui propriedades medicinais, no tratamento contra parasitas, no combate à disenteria, à conjuntivite oftálmica e dores de cabeça. A fruta também contém proteínas, cálcio, ferro, vitamina A, B e C, entre outros nutrientes.

Confira os benefícios do Ackee:
 

  Para Pressão sanguínea: Recomenda-se aumentar a ingestão de potássio para aqueles que sofrem de pressão alta. Por isso, é melhor incluir o ackee em sua dieta normal para aumentar o seu teor de potássio, uma vez que consiste em 270 mg de potássio, que é 5,74% do valor diário recomendado. O alto teor de potássio atua como um vasodilatador, diminuindo a tensão e trabalho que o seu sistema cardiovascular deve fazer para bombear o sangue através do corpo, diminuindo assim as suas chances de arteriosclerose e danos às artérias e vasos sanguíneos.

 

  

 Rica em Proteína: A proteína é um dos principais ingredientes de uma dieta saudável, e recebendo a partir de uma fruta deliciosa como ackee é mesmo maravilhoso! A proteína é, basicamente, o bloco de construção de células, tecido muscular, assim como outros aspectos importantes do nosso corpo que necessita de ser repetidamente reposto. O ackee nem sempre é admirada por seu alto teor de proteína, mas é extremamente elevado para uma fruta.

 

  Para Problemas digestivos: O rico teor de fibra no ackee torna uma ajuda digestiva perfeita, uma vez que a fibra dietética ajuda no movimento das fezes e erradica a constipação, simplesmente através da indução de movimento peristáltico no intestino. Além de que, ela ajuda a mover-se ao longo do alimento, impedindo inchaço, cólicas, constipação e outra inflamação do cólon, o que pode resultar em problemas mais graves como o câncer colorretal. Da mesma forma, a fibra dietética ajuda a reduzir o colesterol e melhorar a saúde do coração!

 

 Para os ossos: O ackee é carregado com vários minerais essenciais tais como cálcio, zinco, fósforo e ferro, todos os quais contribuem para os ossos saudáveis, bem como ajuda a evitar a perda óssea e desmineralização. A ingestão regular de minerais pode retardar, parar ou reverter os efeitos da osteoporose, deixando-nos mais fortes por mais tempo.

  Luta contra gripes e resfriados: A vitamina C, contida no ackee, é benéfica para o sistema imunológico e desempenha um papel importante na capacidade do seu corpo para combater resfriados e vírus. 

  O uso regular de Ackee durante gripes e resfriados pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver complicações, como pneumonia e infecções pulmonares.

 

 para a Circulação: A falta de ferro ou ferro insuficiente é uma das causas mais comuns de anemia. O maior teor de ferro do ackee resolve este problema de forma impecável, garantindo que você não tenha efeitos colaterais da anemia, como fraqueza, perturbações digestivas, distúrbios cognitivos e tontura. O ferro é um componente essencial da hemoglobina, o que é essencial para a produção de eritrócitos (glóbulos vermelhos).

 

  Saúde do Coração: Além de seu efeito sobre a pressão arterial, o ackee também possui uma variedade notável de ácidos gordos benéficos, como esteárico, linoleico e palmítico. Esses ácidos são gorduras insaturadas, que é o tipo de gordura para você aumentar a sua saúde cardíaca e o diminuir os níveis de colesterol. Ao remover gorduras saturadas mais insalubres da dieta, você pode se proteger contra a arteriosclerose, acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e doença cardíaca coronária.

 

 Efeitos imunitários: A vitamina C é uma das vitaminas mais comuns encontradas em frutas e legumes e no ackee não é exceção. Com um rico teor de ácido ascórbico, o ackee ajuda a impulsionar o nosso sistema imunológico através do incentivo ao desenvolvimento de células brancas do sangue, além de contribuir com alguns dos seus poderes antioxidantes para evitar doenças crônicas e mutação celular. Além disso, a vitamina C é uma parte integrante do colágeno, o que é necessário para o corpo fazer os músculos, vasos sanguíneos e tecidos.

Dicas Importantes

 Vale sempre ressaltar que até mesmo a parte comestível tem que estar no estágio adequado de maturação, pois se estiverem verdes ou passados, também são tóxicos. Portanto, sempre que for consumir os frutos do ackee, procure a orientação de alguém com bom conhecimento desta fruta.

 

 Árvore de médio a grande porte, chega a ficar com até 15 metros de altura. Uma ótima opção de árvore para sombra. De fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol preferencialmente. Aceita a maioria dos solos, menos os encharcados.

 

 ATENÇÃO: Não confundir esta espécie com as várias espécies de Xixá ( Sterculias spp. ), muitas nativas do Brasil, as quais são muito parecidas, tanto na coloração e formato da casca, como as sementes internas, as quais são comestíveis.

 Também no  formato dos frutos na árvore, tendo as Sterculias  sementes pretas amarronzadas comestíveis, consideradas castanhas de boa qualidade.

Veja a diferença entre Akee e Xixá
Akee
Xixá
 
 
 

Prevenção de cãibras musculares: As cãibras musculares são principalmente causadas devido ao desequilíbrio eletrolítico e a desidratação e são bastante comuns nos meses de verão. O sódio presente em ackee é responsável pela contração muscular, bem como a hidratação. Os sucos são ricos em sódio e ajudam a restaurar a quantidade de eletrólito. Ackee é uma das melhores opções para obter a quantidade necessária de sódio, uma vez que contém 240 mg de sódio, que é 16,00% do valor diário recomendado.

 Controla a diabetes: O ackee é rica em carboidratos complexos, de produção de energia, que ajudam a normalizar os níveis de açúcar no seu corpo. Ao evitar as depressões e aumento nos níveis de glicose que você começa ingerindo açúcares simples, o ackee ajuda a afastar a diabetes tipo II. O teor de fibra no ackee é uma ótima maneira de controlar os níveis de glicose e insulina no sangue.