WAMPi
(Clausena lansium)

      A historia da fruta exótica Wampi

 Na china esse fruto é muito utilizado para confecção de conservas, porém são também utilizadas secas. A fermentação do fruto com açúcar é utilizada no preparo de uma bebida que lembra o champagne.

 

 O Wampi , da família das Rutáceas, é uma árvore comumente cultivada na China e também no Havaí. Foi introduzida da China para as Filipinas, onde se adaptou bem. Era conhecido nas Filipinas antes de 1837, e da China foi reintroduzida em 1912.Também conhecido como Wampee, wampi, uampi, vampi, wampee, clausena. É uma planta perene, de cerca de 12 metros de altura de folhas ovais e lanceoladas e inflorescências são brancas ou amareladas com cerca de 14 milímetros de diâmetro.

 

 Benefícios da wampi São-lhe atribuídas a virtude de combater a bronquite. É aperitiva, refrigerante e Antihelmíntica. É uma planta perene, de cerca de 7 metros de altura de folhas ovais e lanceoladas e inflorescências são brancas ou amareladas. O fruto chega a 3 cm de altura com casca castanho-amarelada e sementes grandes. A polpa é branco-amarelada, mole, suculenta e de sabor ligeiramente ácido.

 

 Pelo seu belo visual, é utilizada em paisagismo. Propaga-se por sementes ou estaquias.

 

 

 

  Descrição da Planta:

 

 Uma árvore verde até 12 m de altura, geralmente de baixo ramificado, diâmetro do tronco até 40 cm.

 

 Folhas: Folhas dispostas em espiral, com até 40 cm de comprimento, petiole1-2 cm, compostas com 3-15 folhetos; Folhetos ovais-elípticos, até 14 cm x 7 cm, folheto terminal maior, menor par menor, coriaceia fina, verde-escuro brilhante, oblíqua na base, margens inteiras a minuciosamente crenuladas, grosseiramente onduladas-subdentadas em direção ao ápice, glabrescente, petiolules 5-7 mm de comprimento.

 Flores: Flores em subsessile, 5-merous, doce perfumado, esbranquiçado a verde-amarelo; Sépalas com menos de 1 mm de comprimento; Pétalas estreitamente elípticas, 5 mm x 2 mm; Estames 10; Ovário em gynophore curto, 5-celled, suportado em inflexões terminais e sub-terminais com até 50 cm de comprimento e cimose-paniculate.

 Fruta: Fruta uma baga subglobosa, até 2,5 cm de diâmetro, amarelo acastanhado, escassamente puberulento, 5 células, mas muitas vezes apenas semeadas 1-2; Pericarpia fina, glandular pontilhada; Pulp aquoso, semi-translúcido, ácido a doce.

 Sementes elipsoid-ovoid, com cerca de 1,5 cm de comprimento, verde com acastanhado.

 

 Utilização:

 

 Frutas maduras são muitas vezes consumidas cruas. Tem um sabor agradável. A polpa pode ser adicionada a sobremesas ou transformada em torta ou geleia. A geleia pode ser feita a partir de ácido sob frutos maduros.

No Sudeste Asiático, uma espécie de champanhe é feita por fermentação da fruta com açúcar e esticando o suco.

 

 Usos medicinais:

 

  As frutas secas e não maduras e as raízes em fatias secas são usadas como remédio para a bronquite. Os frutos maduros dizem ter efeitos estomacais e de resfriamento e atuar como vermifugo.

 

  Uma decocção das folhas é usada como uma lavagem para cabelo para remover a caspa e preservar a lavagem do cabelo para remover a caspa e preservar a cor do cabelo.

 

 Cultivo:

 

  Wampee precisa de um clima subtropical para o clima tropical. Pode sobreviver apenas a geadas suaves. Ele faz o melhor em limão rico, mas também pode ser plantado em outros solos bem drenados. Em geral, o Wampee precisa das mesmas condições que as demais frutas cítricas

 

   O Wampee pode ser propagado por semente ou por estacas, camadas de ar ou enxertos em mudas de Wampee. As sementes germinam em alguns dias. O enxerto em outros porta-enxertos de citrinos não deu bons resultados. A propagação da névoa do corte de madeira mole foi bem sucedida. .

 

    Recomenda-se a poda para evitar o superlotação dos galhos. O Wampee tem tendência a desenvolver clorose em solos calcários, mas pode ser corrigido com aplicações de mg, Zn, estrume e mulch.

 

    Árvores maduras bem desenvolvidas de Wampee podem produzir até 45 kg de frutas por estação.

 

  

 Perspectivas

 

  Wampee é muito fácil de crescer. Praticamente, não existe nenhum problema de pragas e doenças nesta fruta. O rendimento também é justo. Embora o wampee seja conhecido e cultivado no Sudeste Asiático, mas os aspectos agrícolas, as possibilidades de conservação do fruto e as propriedades farmacêuticas da planta precisam ser mais estudadas.