WAMPi
(Clausena lansium)
A historia da fruta exótica Wampi
Na china esse fruto é muito utilizado para confecção de conservas, porém são também utilizadas secas. A fermentação do fruto com açúcar é utilizada no preparo de uma bebida que lembra o champagne.
O Wampi , da família das Rutáceas, é uma árvore comumente cultivada na China e também no Havaí. Foi introduzida da China para as Filipinas, onde se adaptou bem. Era conhecido nas Filipinas antes de 1837, e da China foi reintroduzida em 1912.Também conhecido como Wampee, wampi, uampi, vampi, wampee, clausena. É uma planta perene, de cerca de 12 metros de altura de folhas ovais e lanceoladas e inflorescências são brancas ou amareladas com cerca de 14 milímetros de diâmetro.
Benefícios da wampi São-lhe atribuídas a virtude de combater a bronquite. É aperitiva, refrigerante e Antihelmíntica. É uma planta perene, de cerca de 7 metros de altura de folhas ovais e lanceoladas e inflorescências são brancas ou amareladas. O fruto chega a 3 cm de altura com casca castanho-amarelada e sementes grandes. A polpa é branco-amarelada, mole, suculenta e de sabor ligeiramente ácido.
Pelo seu belo visual, é utilizada em paisagismo. Propaga-se por sementes ou estaquias.
Descrição da Planta:
Uma árvore verde até 12 m de altura, geralmente de baixo ramificado, diâmetro do tronco até 40 cm.
Folhas: Folhas dispostas em espiral, com até 40 cm de comprimento, petiole1-2 cm, compostas com 3-15 folhetos; Folhetos ovais-elípticos, até 14 cm x 7 cm, folheto terminal maior, menor par menor, coriaceia fina, verde-escuro brilhante, oblíqua na base, margens inteiras a minuciosamente crenuladas, grosseiramente onduladas-subdentadas em direção ao ápice, glabrescente, petiolules 5-7 mm de comprimento.
Flores: Flores em subsessile, 5-merous, doce perfumado, esbranquiçado a verde-amarelo; Sépalas com menos de 1 mm de comprimento; Pétalas estreitamente elípticas, 5 mm x 2 mm; Estames 10; Ovário em gynophore curto, 5-celled, suportado em inflexões terminais e sub-terminais com até 50 cm de comprimento e cimose-paniculate.
Fruta: Fruta uma baga subglobosa, até 2,5 cm de diâmetro, amarelo acastanhado, escassamente puberulento, 5 células, mas muitas vezes apenas semeadas 1-2; Pericarpia fina, glandular pontilhada; Pulp aquoso, semi-translúcido, ácido a doce.
Sementes elipsoid-ovoid, com cerca de 1,5 cm de comprimento, verde com acastanhado.
Utilização:
Frutas maduras são muitas vezes consumidas cruas. Tem um sabor agradável. A polpa pode ser adicionada a sobremesas ou transformada em torta ou geleia. A geleia pode ser feita a partir de ácido sob frutos maduros.
No Sudeste Asiático, uma espécie de champanhe é feita por fermentação da fruta com açúcar e esticando o suco.
Usos medicinais:
As frutas secas e não maduras e as raízes em fatias secas são usadas como remédio para a bronquite. Os frutos maduros dizem ter efeitos estomacais e de resfriamento e atuar como vermifugo.
Uma decocção das folhas é usada como uma lavagem para cabelo para remover a caspa e preservar a lavagem do cabelo para remover a caspa e preservar a cor do cabelo.
Cultivo:
Wampee precisa de um clima subtropical para o clima tropical. Pode sobreviver apenas a geadas suaves. Ele faz o melhor em limão rico, mas também pode ser plantado em outros solos bem drenados. Em geral, o Wampee precisa das mesmas condições que as demais frutas cítricas
O Wampee pode ser propagado por semente ou por estacas, camadas de ar ou enxertos em mudas de Wampee. As sementes germinam em alguns dias. O enxerto em outros porta-enxertos de citrinos não deu bons resultados. A propagação da névoa do corte de madeira mole foi bem sucedida. .
Recomenda-se a poda para evitar o superlotação dos galhos. O Wampee tem tendência a desenvolver clorose em solos calcários, mas pode ser corrigido com aplicações de mg, Zn, estrume e mulch.
Árvores maduras bem desenvolvidas de Wampee podem produzir até 45 kg de frutas por estação.
Perspectivas
Wampee é muito fácil de crescer. Praticamente, não existe nenhum problema de pragas e doenças nesta fruta. O rendimento também é justo. Embora o wampee seja conhecido e cultivado no Sudeste Asiático, mas os aspectos agrícolas, as possibilidades de conservação do fruto e as propriedades farmacêuticas da planta precisam ser mais estudadas.