Tamarindo

Tamarindus indica

Os Benefícios do Tamarindo:

   Originário da África equatorial e da índia. Cultivado em regiões de clima quente ou temperado, está bem aclimatado no Brasil.

   O tamarindo é de uma cor marrom da terra tem um sabor picante.  Ele pode ser usado para preparar suco, que tem inúmeros benefícios à saúde. Ele é amplamente utilizado como uma especiaria nas culinárias locais da América Latina, Ásia e ilhas do Caribe.


   O Suco de tamarindo, também pode ser usado como um agente aromatizante. Além disso, Ele contém vitamina B, carotenos, vitamina C, potássio e magnésio, veja os benefícios:

 

 

  Para os olhos : Suco de tamarindo pode ser utilizado para curar a conjuntivite. Além disso, Gotas preparadas pelo método tradicional de sementes de tamarindo é utilizado para curar a síndrome dos olhos seco.

 Para o Metabolismo : Suco de tamarindo aumenta o metabolismo, que por sua vez é uma excelente maneira de reduzir a perda de peso.

 

 

  Para o estômago : Uso do suco de tamarindo trata doenças inflamatórias do intestino tais como colite ulcerativa e doença de Crohn. Além disso, o suco da polpa de tamarindo ajuda a manter úlceras de estômago e os ácidos do estômago na baía. Eles são ricas em fontes de fibra que regulam os movimentos do intestino e cura a constipação, vermes e parasitas intestinais em crianças. Esta é uma ótima maneira natural para curar a diarreia e disenteria, e a inflamação causada devido a hemorroidas.

 

 

  Para Diabetes : Polpa de tamarindo contém propriedades de bloqueio de carboidratos. Isso reduz os níveis de glicose no sangue dos diabéticos após as refeições, tome o Suco de tamarindo, é um método tradicional para curar diabetes. Alem disso, baixa os níveis de açúcar no sangue. Beber o Suco de tamarindo previne danos oxidativos no pâncreas, que está relacionada com a diabetes. Pacientes diabéticos também podem desenvolver doença coronária. Beber suco de tamarindo regularmente reduz riscos desta e outras doenças relacionadas.

 

 

  Para Sistema Imunitário : Suco de tamarindo contém muitos antioxidantes que são benéficos para a saúde. Isso também melhora o sistema imunológico e outros problemas relacionados a ela, como resfriado, tosse, gripe, etc.

 

 

 Benefícios do Suco de Tamarindo e Antioxidantes : Suco de tamarindo é uma fonte muito rica de antioxidantes que protege o corpo dos radicais livres perigosos.

Suco de Tamarindo Diminuí a Obesidade : Suco de tamarindo pode ser muito benéfico em tais casos, para a perda de peso e para o tratamento da obesidade.

  Para o Câncer : Suco de tamarindo é muito rico em antioxidantes, que são úteis para diminuir o risco de câncer e melhorar o sistema do corpo.

Outros benefícios do Tamarindo.

    Tamarindo não só ajuda a perder peso, mas também oferece uma série de outros benefícios, graças à abundância de vitaminas, minerais e fibras.

 

   ► Tamarindo pode ser utilizado para curar a dor de garganta.

 

 

   ► Tamarindo luta contra o câncer. Ele contém altos níveis de antioxidantes, que ajudam a prevenir e combater o câncer.

  Tamarindo é rica em vitamina C. Por isso, serve como uma cura fantástica para questões escorbuto e outros problemas de saúde relacionados com a deficiência de vitamina C.

  Tamarindo é usado para curar tornozelos inflamados e para curar dores nas articulações.

Cultivando

 

  De todas as árvores leguminosas frutíferas dos Trópicos, nenhuma é tão distribuída, e apreciada como  o tamarindeiro. A maioria de seus nomes coloquial são variações no termo inglês comum (tamarind). Em espanhol e português, é tamarindo; em francês, do tamarin, o mais tamarinier ou mais tamarindier; em holandês e alemão, Tamarinde; no italiano, tamarandizio e na Índia, é tamarind ou ambli, imli ou chinch.

            O tamarindeiro ( Tamarindus indica ) é uma árvore economicamente importante, encontra-se em muitos países da Ásia, África e América do Sul. É uma cultura ideal para regiões semi-áridas, especialmente nas áreas com eminência de seca prolongada. O tamarindeiro pode tolerar 5 - 6 meses de condições de seca, mas não gosta do fogo, da geada ou de longo período de chuva. É uma árvore de fácil cultivo, e requer cuidado mínimo. Está geralmente livre de pragas e doenças sérias, tem uma extensão de vida de 80-200 anos, e pode render 150-500kg de vagem por árvore saudável por ano, em 20 anos de idade.

            O tamarindeiro é considerado uma árvore de multiuso. É uma fonte de madeira, de fruta, de sementes, de forragem animal, de extratos medicinais e de potenciais componentes industriais. Para pequenos produtores rurais, os quais cultivam cultura de subsistência, a cultura do tamarindeiro pode ser uma fonte de renda nos períodos difíceis, ou seja, de baixo preço e baixa produtividade da cultura principal. As árvores do tamarindeiro podem compensar produtores nas épocas em que as culturas principais já foram colhidas. O tamarindo, geralmente é colhido na estação seca do ano, oferecendo desse modo, um retorno econômico potencial em mercados locais quando o alimento é escasso.

 O fruto do tamarindeiro é utilizado na fabricação de refrescos, sorvetes, pastas, doces e licores.

 O tamarindeiro é uma árvore maciça, de crescimento lento e de longa vida, sob condições favoráveis, pode alcançar uma altura de 30 m, um diâmetro de coroa de 12m e uma circunferência de tronco de 7,5 m. É altamente resistente ao vento. Possui ramos fortes flexíveis e grandes, inclinando-se nos extremos, tem casca de cor cinza-escuro, áspera e com fissuras. As folhas são coloração verde-clara, compostas , pinadas, alternas, glabras, consistindo em 10 a 18 pares de folíolos oblongos opostos de 12 a 25 mm. Possuem 10 a 20 pares de folíolos oblongos, com 1,25 a 2,5 cm de comprimento e 5 a 6 mm de largura, os quais se dobram à noite.

 A planta pode ser cultivada em regiões tropicais úmidas ou áridas; a temperatura média anual deve estar em 25ºC, as chuvas anuais entre 600 e 1500mm.; a planta requer boa intensidade de luz e é sensível ao frio.

Devem ser profundos, bem drenados, pH entre 5,5 e 6,5, de preferência areno-argilosos. Evitar solos pedregosos e sujeitos a encharcamento.

 

 Uma árvore propagada com enxertia virá a produzir em 3 a 4 anos, visto que as árvores propagadas por sementes podem demorar até 12 anos para começar a produzir. A boa condução da planta e as circunstâncias locais (clima e temperatura), afetarão também o início da produção. Uma planta propagada por via sexual ( sementes) e bem conduzida em uma área aberta virá a produzir em aproximadamente em 7 anos. Independente do método de propagação, o rendimento das vagens deve estabilizar-se após 15 anos. A planta tem uma capacidade de produção de frutos de aproximadamente 50 a 60 anos, mas pode produzir até mais de 200 anos.

 A cor da casca das vagens não muda rapidamente com o amadurecimento e as frutas amadurecem em épocas diferentes, assim que colhidas deve ser realizada uma seleção. As frutas maduras devem ter uma casca marrom, enquanto as vagens imaturas possuem a cor da casca esverdeada. Quando os frutos estão maduros, tornam-se cheios com a polpa marrom e pegajosa e as sementes tornam-se duras e lustrosas. A casca da vagem torna-se frágil, enquanto a polpa encolhe e a casca pode ser quebrada facilmente com a mão. O fruto maduro produz um som oco quando tocado com os dedos.

 O rendimento da árvore do tamarindeiro varia consideravelmente de região para região, e é dependente dos fatores genéticos e ambientais. A produção de frutos pode também ser cíclica com produção abundante a cada três anos. Uma árvore nova pode produzir de 20 a 30 kg de fruta em um ano, e uma árvore adulta pode produzir mais de 150 a 200kg de frutas em um ano. O rendimento da produção pode sofrer um declínio após 50 anos. Uma vez que a produção de frutos não mais se restabelecer durante alguns anos, a árvore deverá ser colhida para a comercialização da madeira para carvão lenha ou cerraria.

Tamarindo

Tamarindus indica

Variedades de tamarindos
Tamarindo Redondo Espanhol
( Vangueria madagascariensis )
Tamarindo sem Acidez ou Doce - Tamarindus indica
 
 
 
Tamarindo
( Tamarindus indica )