Tamarillo
Solanum betaceum

Os  Benefícios do Tamarillo

 

  O Tamarillo possui possui propriedades que ajudam no tratamento e no combate de várias doenças no corpo. O Tamarillo também contém uma variedade de benefícios que ajudam em diversos problemas de saúde. Consuma essa fruta regularmente para aproveitar seus benefícios.

 

 O Tamarillo cresce em arbustos ou árvores pequenas. Tamarillo é normalmente conhecido como tomates de árvore, devido à sua cor Laranja, Amarelo e Vermelho. São cerca de 2 a 4 polegadas de comprimento e têm um sabor acetoso. O Tamarillo é rico em ferro e vitaminas e tem pouca quantidade de calorias. Tamarillo contém vitamina A que é essencial para uma visão saudável, pele, ossos e outros tecidos no corpo. A vitamina A também funciona como antioxidante que resiste ao dano celular e tem vários outros benefícios também. Tamarillo contém Beta-Caroteno, que também é conhecido como pró-Vitamina A.

Então, confira os  Benefícios do Tamarillo :

 

  Para Melhorar o Sistema Imunológico: Tamarillo contém grandes quantidades de vitamina C. A vitamina C pode prevenir deficiências do sistema imunológico, doenças cardiovasculares e doenças oculares. A vitamina C também é recomendada para prevenção de problemas de saúde pré-natal e para uma pele saudável.

 

  Antioxidantes: A vitamina E é importante por suas propriedades antioxidantes. Os antioxidantes removem os compostos instáveis, evitando danos celulares. A vitamina E também reduz o colesterol e previne o câncer.

 

  Auxilio do Metabolismo: Tamarillo é uma fonte média de vitamina B e complexo B. Essas vitaminas regem o metabolismo corporal que converte os alimentos em nutrientes requeridos pelos tecidos e órgãos. Com a quantidade adequada de alimentos e vitaminas B, você permanecerá energizado.

 

  Para Reduzir o Peso: Para aqueles conscientes sobre seu peso, ou aqueles que querem perder algum peso, o Tamarillo serve de grande ajuda para reduzir o peso de modo eficiente e saudável.

  Para Melhorar à Saúde da Pele: As altas quantidades de vitamina A, C e E em Tamarillo melhora à saúde da pele significativamente. Suas propriedades antioxidantes, fenóis e flavonoides protegem a pele da poluição e outros estresses oxidativos que podem danificar a pele.

 

  Para Controlar o Diabetes: Tamarillo contém ácido clorogênico que regula o nível de açúcar no sangue. Para uma pessoa diabética, Tamarillo pode fazer milagres reduzindo o açúcar, mantendo assim o diabetes sob controle.

 

  Para Tratar Amídalas Inflamadas: No Equador, onde o Tamarillo é aborígene, as pessoas costumavam amarrar as folhas de Tamarillo aquecidas em água no pescoço para aliviar as amígdalas inflamadas. O calor que é absorvido junto das folhas de Tamarillo reduz a dor das amígdalas inflamadas de modo eficiente.

  

 

  Para Curar a Hipertensão: Pessoas com hipertensão descobriram que consumir o Tamarillo regularmente modera o fluxo sanguíneo e queima colesterol e gordura. Devido ao seu teor de minerais e potássio, esta fruta tornou-se uma cura para doenças da pressão arterial.

 Para Saúde do Coração: O Tamarillo contém grandes quantidades de potássio, magnésio e fibras que impedem a absorção de colesterol ruim no organismo. Potássio e Magnésio equilibram os efeitos nocivos do sódio e regula o sistema cardio-vascular.

 

  Para Melhorar a Visão: Tamarillo evita várias doenças oculares restaurando os níveis de umidade nas membranas e tratando as bactérias e cataratas.

Tamarillo
Solanum betaceum
 
 
 

Cultivando 

 

Nomes Populares: Tamarilho, Tomate-de-árvore, Sangue-de-boi, Tomatão, Tomate-francês, Tomate-brasileiro, Tomate-inglês, Tomarilho, Tomate-japonês, Tomate-maracujá.

Família: Solanaceae;

Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Frutíferas, Frutas e Legumes, Plantas Hortícolas;

Clima: Mediterrâneo, Subtropical;

Origem: América do Sul, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru;

Altura: 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros;

Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno;

Ciclo de Vida: Perene.

 

Dicas de cultivo

  Esta árvore chega aos 6 m de altura e é facilmente reconhecida pelas suas grandes folhas semelhantes à da teca. As flores são rosa claro e muito discretas. É uma planta monoica hermafrodita (as flores têm os dois sexos).

 Prefere clima temperado subtropical. Gosta de solos soltos e bem drenados, frescos e ligeiramente ácidos (pH<6), sendo muito sensível à falta de água.

 

 É uma planta que prefere situações de plena luz. Não se adapta às hortas muito expostas ao vento, pois este parte as suas grandes mas frágeis folhas.

 Esta árvore vive cerca de 6 a 9 anos, entra em produção aos 18 meses, e produz um máximo de frutos aos 3-4 anos.

 O fruto é parecido com um tomate, é oval e pontiagudo no extremo inferior. A cor é vermelha ou amarela, e a polpa é ligeiramente ácida com sabor a tomate.

 

 Para cultivar o tamarilho deve-se plantar no início da estação húmida num compasso de 1,5-2 m x 4-4,5 m.. A terra deve ser bem cavada em profundidade, abrindo-se covas com 50x50 cm. O solo das covas deve ser misturado com estrume muito bem curtido de vaca, búfalo, porco ou aves. O tamarilho responde bem à fertilização do solo.

 As plantas podem ser reproduzidas por semente, que se enterram num vaso, repicando-se depois as plantas para sacos ou vasos. A germinação é melhorada ao colocar as sementes limpas e secas, 24 horas num frigorífico, antes de semear. Debaixo das copas desenvolvem-se plantas novas a partir das sementes caídas, que se podem depois transplantar para local definitivo (esta é a origem dos tamarilhos que tenho aqui em Sines no quintal e que me deu uma agricultora em Milfontes).

 Nas árvores em produção poda-se os ramos mortos e doentes e os que tenham tido muitos frutos. Aplicar regularmente uma camada de estrume e de folhas secas (mulching) à volta das árvores. É muito importante nunca deixar a terra secar. Por isso, na estação seca, a rega aumentará certamente a produção de frutos.

 

 A produção por árvore estima-se em 15-25 Kg/ano ou 15-17 t/há/ano. Armazena-se 12 semanas a 3,4-4,5 ºC. Dura 9 a 10 dias nos postos de venda. O fruto deve ser colhido só quando tem uma cor uniforme (todo vermelho, ou todo roxo).