Cultivando 

 O Rambutan é uma fruta de origem asiática, no brasil é cultivada comercialmente nos estados da Bahia e Pará. Na Bahia existem plantios comerciais nos municípios de Una, Ilhéus, Camamu e Ituberá. É uma árvore tropical que atinge 12m de altura, muito ornamental por sua beleza de folhagem, floração e frutificação. Produz um fruto ovóide medindo em média 5 a 6cm de comprimento e 2 a 4cm de largura. A casca apresenta coloração variando de vermelho a amarelo, sendo coberto com espículas lembrando o fruto da mamona. A floração ocorre nas extremidades dos galhos, produzindo cachos com 12 frutos em média. A polpa branca e doce é consumida na forma inatura e o seu sabor lembra a lichia e a uva. A região Sul da Bahia apresenta boas condições de clima e de solos para o seu cultivo de forma econômica.

 

Clima e Solo

 

 O rambutão adapta-se bem ao clima quente e úmido com precipitações pluviométricas acima de 1.500 mm bem distribuídas durante a maioria dos meses do ano. Os solos mais adequados são os areno-argilosos, profundos, bem drenados, ricos em matéria orgânica e com pH entre 5,5 a 6,0.

 

Cultivares

 

 A espécie apresenta grande variabilidade genética o que resulta numa grande variação na coloração dos frutos, tamanho e peso do fruto, número e tipo de flor, tamanho e forma da semente. Vários clones se encontram disponíveis no Brasil, entretanto há a necessidade de testar esses materiais nas diversas regiões de cultivo do rambutão, em função dos efeitos inevitáveis do ambiente. Os clones recomendados para plantios comerciais são R134, R156, R162, R167, R170, R191 e R193. As fotos abaixo revelam a grande variação na cor e tamanho dos frutos.

 

  

Propagação e Plantio

 

 Em virtude da grande variabilidade genética apresentada pela espécie, não se recomenda a sua propagação através de semente. Tecnicamente é propagado de forma vegetativa através de enxertia, sendo o método de garfagem o mais utilizado. O espaçamento de 8 a 10m entre plantas e as covas devem ter as dimensões de 0.60 x 0.60 x 0.60m em todas as direções.  Após a abertura das covas, utilizar matéria orgânica com fertilizante à base de fósforo antes do plantio. O rambutanzeiro não necessita de sombreamento inicial, portanto recomenda-se o consórcio com culturas de ciclo curto ou fruteiras perenes a fim de agregar valor econômico ao cultivo.

 

Tratos Culturais

 

 A poda é imprescindível na obtenção de plantas baixas e copa compacta a fim de facilitar a colheita. A adubação deverá ser realizada mediante a análise do solo. Na região Sul da Bahia ainda não há registro da presença de pragas e doenças.

 

  

Colheita e Rendimento

 

 Na região Sul da Bahia o período de floração tem duas épocas distintas: março a maio e agosto a outubro, razão pela qual a colheita ocorrer duas vezes, março a maio e agosto a outubro. As plantas propagadas de forma vegetativa entram em produção com três anos de plantio. Os frutos amadurecem com três a quatro meses após a floração. Normalmente da floração até a colheita dura em média de 15 a 18 semanas e a principal produção se concentra nos meses de julho a novembro. Uma variação de 4 a 6 semanas pode ocorrer nos períodos de colheita em virtude da localização do plantio e de circunstâncias climáticas. As frutas são colhidas quando a maioria apresenta o vermelho ou o amarelo. No primeiro ano de plantio o rendimento é em média de 1.200 kg, alcançando 15 toneladas com 10 anos de plantio.

 

 A produtividade média dos plantios com mais de 10 anos de idade e tecnicamente bem conduzidos é em média de 15 toneladas por hectare.

 

 

 

 

José Basílio Vieira Leite - Engenheiro Agrônomo MSc Fitotecnia

Gilberto de Andrade Fraife Filho - Eng. Agrônomo MSc Fitotecnia

Perivaldo Mariano Santos - Engenheiro Agrônomo  MSc Fitotecnia

Rambutan
Nephelium lappaceum

Rambutan
Nephelium lappaceum

Rambutan, uma frutinha exótica e com muitos Benefícios

  O Rambutan é uma árvore tropical, nativa do sudeste da Ásia, que ocorre principalmente em climas quentes e oferece uma fruta exótica de mesmo nome. É uma das frutas mais exóticas do mundo, e os especialistas a chamam de "superfruta", pelos grandes benefícios que ela oferece.
 

  É pequeno, oval e muito doce, com uma certa semelhança com a polpa da uva. Tem um sabor fresco, suculento e ligeiramente ácido. Sua aparência externa é formada por uma fina camada ao redor da polpa, cercada por "espinhos" ou "cabelos" inofensivos ao toque. Sua cor é vermelha por fora, branca por dentro e contém uma semente venenosa dentro da polpa.

  O fruto desta árvore é dado em grupos de 10 a 20. Sua árvore é perene, e pode atingir uma altura de 10 a 25 metros. Existem 3 tipos de árvores. Aqueles que dão frutos (mulheres), aqueles que não produzem frutos (masculinos) e hermafroditas.

 

1. tratamento de diferentes doenças:

 

 Esta fruta está sendo usado como uma medicina tradicional na Malásia e na Indonésia desde centenas de anos. Ele é utilizado em uma série de tratamentos que incluem a diabetes, a hipertensão, e várias outras doenças.

 

2. aumenta a energia:

 

 O conteúdo carboidratos e proteínas de rambutan ajuda a aumentar a energia e evitar o inchaço. Rambutan também é rica em água, o que ajuda a recuperar a energia perdida e sacia a sede.

 

3. Absorção de micronutrientes:

 

 A vitamina C na rambuteira ajuda na absorção de minerais, ferro e cobre. Ele também protege o corpo de ficar danificado por radicais livres.

 

4. Elimina os radicais livres:

 

 Um dos principais compostos de rambutan é ácido gálico. Este composto se comporta como um captador de radicais livres que protege o nosso corpo dos danos oxidativos e é particularmente útil para combater o câncer.

 

 

5. Geração de branco e vermelho às células sanguíneas:

 

 Esta fruta contém quantidades moderadas de cobre, que é necessária para a criação de células sanguíneas brancas e vermelhas. Ele também contém manganês que nosso corpo precisa para produzir e ativam enzimas.

6. Remove resíduos de Rins:

 

 O fósforo em rambutan ajuda a remover os resíduos nos rins e é essencial para o desenvolvimento, reparação e manutenção dos tecidos e células do corpo. Rambutan também contém quantidades significativas de cálcio, que trabalha em conjunto com o fósforo para fortalecer os dentes e fortalecer os ossos.

 

7. Fonte de ferro:

 

 Rambutans são excelentes fontes de ferro que ajuda a corrigir a quantidade de oxigênio no corpo e controla tonturas e fadiga devido à anemia, uma doença causada por deficiência de ferro.

 

8. Alta Fibra Conteúdo:

 

 Rambutan tem um bom teor de fibra e é baixa em calorias. A fruta-se cheio por um longo tempo mantém devido às suas dores de fome irregulares alto teor de fibras e teor de água e controles. Isso também ajuda na redução de peso.

 

9. tratamento de doenças comuns:

 

 Rambutan também é bom para o tratamento de doenças comuns, como dor de cabeça, aftas e disenteria. Para uma dor de cabeça, as folhas são usadas como um cataplasma nas têmporas. Isso acalma os nervos e reduz a dor de cabeça. Uma decocção da casca é aplicada sobre a língua para o tratamento de aftas. Uma decocção das raízes é utilizado para baixar a febre.

 

10. propriedades anti-sépticas:

 

 O outro benefício de saúde do rambutan está em suas qualidades anti-sépticas. Ele ajuda na luta contra as várias infecções que invadem nosso corpo.

11. Mata os parasitas:

 

 Além dos benefícios nutricionais, rambutan também oferece funções terapêuticas. Consumir a fruta pode ajudar a matar os parasitas intestinais e aliviar os sintomas de diarreia e febre.

 

12. Hidrata a pele:

 

 Rambutan torna a pele macia e suave. Seu alto teor de água hidrata a pele, deixando-a macia, suave e macia. Devido à sua capacidade de eliminar os radicais livres, rambutan protege o corpo contra danos oxidativos. Os poderosos antioxidantes presentes no câncer de batalha rambutan de uma forma eficaz.

 

  

13. Atenção Básica do cabelo:

 

 Rambutan desempenha um papel significativo na melhoria da saúde do seu cabelo. paste folha Rambutan nutre o cabelo de dentro. Pegue algumas folhas rambutan e amasse-os até que a massa fique lisa. Adicione um pouco de água e espremer o extrato. Aplique a mistura em seu cabelo e couro cabeludo. Aplicar regularmente para obter melhores resultados.

Como preparar e utilizar Rambutan?

 

Cuidados com a pele:

 

 As sementes de Rambutan podem ser comidas cruas ou podem ser amassadas e aplicada sobre a pele para ter um tom uniforme da pele e tornar a pele mais saudável e mais suave, mas não se expor ao sol.

 

Cuidado capilar:

 

 Pegue algumas folhas de rambutan e macere com um pouco de água. Filtre o extrato de folhas com um pano limpo. Aplicar este extrato para um couro cabeludo úmido todos os dias. Isso promove o crescimento do cabelo e faz com que as raízes do cabelo forte.

 

Para tratar a diabetes:

 

 5 sementes assadas torradas. Amasse as sementes torradas. Adicionar este pó a um copo de água e beber diariamente ou mesmo duas vezes por dia para controlar o nível de açúcar no sangue.

 

Para tratar a febre:

 

 Tome 15 gramas de folhas secas rambutan e ferver em 3 copos de água. Deixar a mistura arrefecer . Consumir esta mistura três vezes por dia para curar a febre.