Pitomba
Talisia esculenta

Pitomba
Talisia esculenta

Conheça um pouco mais sobre a Pitomba

 

 A árvore pode ser encontrada em quase todo o Brasil, especialmente na Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. Ocorre também na Bolívia e Paraguai. A fruta possui uma casca dura, porém fácil de ser aberta, uma fina polpa suculenta e doce, além de um caroço que ocupa a maior parte do seu conteúdo. A casca, quando madura, é marrom e sua polpa, branca.

 A pitomba mede aproximadamente dois centímetros de diâmetro, dá em cachos, é rica em vitamina C e pode ser consumida in natura ou beneficiada na fabricação de licores ou polpa. Diversos pássaros também a tem no seu cardápio.

 A árvore é amplamente cultivada em pomares domésticos e floresce de agosto a outubro. Os frutos amadurecem de janeiro a março e são comercializados nas feiras das regiões Norte e Nordeste do país. As sementes são tidas como antidiarréicas e usadas como adstringentes. O chá das sementes é utilizado para amenizar os problemas de desidratação. Por outro lado, o chá das folhas é indicado para as “dores de cadeira” e para os problemas renais.

 

 A árvore da pitombeira atinge até 12 metros de altura e pode ser utilizada na recuperação de áreas degradadas, pois serve de alimentação para inúmeras espécies de aves. Pode ser empregada também na arborização de parques e praças.

 

 O Suco de Pitomba é muito rico em Vitamina C, e suas folhas, por serem ricas em tanino, são utilizadas para impedir que o couro, ao ser curtido, apodreça. Em estudos recentes, uma proteína retirada da pitomba promete eficácia contra fungos e carunchos em plantações de cana-de-açúcar e café, e também em grãos de feijão e soja que ficam estocados. Segundo a medicina caseira, o caroço adstringente da pitomba é eficaz no tratamento de diarreias graves.

Benefícios do Suco de Pitomba para Saúde:

 

  È eficaz no tratamento de diarreias graves.

 ► È benéfica na proteção do sistema vascular.

 ► É Rica em Ferro, por isso colabora na formação da hemoglobina.

 ► Auxilia a função glandular, principalmente a supra-renal, favorece a cicatrização das feridas.

 Para os Ossos: O Suco de Pitomba também rica em Cálcio, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos e a proteção contra problemas como osteoporose.

 

  Prevenir o Envelhecimento da Pele Precoce: Com grande concentração de Vitamina C, o Suco de Pitomba possui ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres. Com isso, previne o envelhecimento precoce da pele e o surgimento de rugas, além de dar mais vida e força para os cabelos.

 

  Para o Sangue: Outro benefício do Suco de Pitomba é a presença de Ferro, que contribui para a formação de hemoglobina, além de ser essencial para o bom funcionamento das células, para a síntese de DNA e para o metabolismo energético do organismo.

 

  Aumentar a Imunidade: A Vitamina C presente no Suco de Pitomba não age apenas contra o envelhecimento da pele, mas também de todas as células do organismo. A ação do nutriente fortalece o sistema imunológico e ajuda a proteger o corpo.

 

  Problemas Intestinais: O Suco de Pitomba Possui também fibras e ação antidiarreica e adstringente, podendo ser usada por quem sofre de problemas intestinais. O caroço da pitomba, especialmente, é eficaz no tratamento de diarreias graves. estringente, podendo ser usada por quem sofre de problemas intestinais. O caroço da pitomba, especialmente, é eficaz no tratamento de diarreias graves.

 

  Para Cicatrização de Feridas: O Suco de Pitomba Rica em Vitamina C, Vitamina A, ferro, cálcio e proteína, o fruto ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e também age na proteção do sistema vascular. Rica em ferro, o Suco de Pitomba combate à anemia e colabora na formação de hemoglobina. Além disso, age como um fortalecedor dos ossos e auxiliar na função glandular, favorecendo, inclusive, a cicatrização de feridas.

 Para o Couro Cabeludo: As folhas da árvore são ricas em tanino e, por isso, são usadas para impedir que o couro, quando curtido, apodreça. Além disso, existe uma proteína presente no fruto tem eficácia contra fungos e carunchos em plantações de café e cana de açúcar, podendo ser eficaz ainda para o mesmo fim em grãos de soja e feijão estocados.

 

  Para os Cabelos: O Suco de Pitomba traz benefícios também para  os cabelos quando ingerida, ajudando a manter os fios mais bonitos e revitalizados. Seus nutrientes ajudam ainda a devolver a elasticidade e a maciez natural dos fios.

 

  Como Complemento Alimentar: Normalmente a planta é consumida naturalmente, ou como Suco de Pitomba. Dificilmente é usada para doces e não possui aplicações comuns na culinária. No entanto, apesar de pouco comum, a fruta pode ser usada para complementar o sabor de bolos, biscoitos e doces.

Dicas de cultivo

Plantio:

 As mudas devem ser plantadas, de preferência, no inicio da estação úmida e em dias chovosos.
 

 

Espaçamento:

 

 O espaçamento indicado é 10 x 10 m.

 Dimenção das covas : 50 x  50 cm .

 

Plantando:

 Pode ser plantada tanto a pleno sol como na sombra em bosques com árvores grandes bem espaçadas.

 Faça cova quadradas com 50 cm nas três dimensões e adicione 500kg de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 40% de matéria orgânica, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de outubro a novembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

 

Cultivando:

 

 Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser 4 pás de cama de frango bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter essa adubação.

Colheita:

 A altura da árvore dificulta esta operação, que é amenizada em parte pela ramificação abundande da Pitombeira.
 A fruta é pequena, leve, de casca muito dura e resistente a longas viagens.