Physallis
Physalis peruviana

Physalis uma frutinha muito exótica

 

  Há algumas frutas exóticas, geralmente não tão conhecidas, que fazem um bem enorme à saúde. A Physalis(ou fisalis), também conhecida como camapu, tomate-capucho, camaru, capota, mata-fome, camapum, e capucho. Esta bonita e delicada fruta traz muitos benefícios à saúde, inclusive auxiliando nos processos de emagrecimento, por apresentar riqueza de água, vitaminas, fibras e minerais em sua composição.

 

 

 Com sabor doce e levemente ácido, é originária dos Andes e contém alto teor de vitaminas A e C, além de fósforo e ferro. No Brasil é chamada de juá, joá, joá de capote e camapum. É conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e diminuir as taxas de colesterol.

  A Physalis é rica em ácidos orgânicos (cítrico e málico), caroteno, alcaloides, saponinas, physalina, alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonoides, alcaloides e fitoesteroides, alguns recém descobertos pela ciência.

Confira agora os Benefícios da Physalis para Saúde

 

  Para Emagrecer: A Physalis pode ser utilizada como uma aliada em dietas de emagrecimento, mas lembre-se que, para eliminar os quilinhos extras de forma saudável, é necessário aliar uma alimentação saudável e balanceada à prática de exercícios físicos.

 

  Para o Intestino: Por ser rica em fibras, a Physalis ajuda a regular o funcionamento do intestino e a diminuir o apetite, dando a sensação de saciedade, auxiliando, assim, no processo de emagrecimento.

 

 Como Anti-inflamatório: A Physalis além de nutritiva, a Physalis tem poder terapêutico, devido a presença de uma substância denominada fisalina, que atua como anti-inflamatório.

 

  Para Fortalecer o Sistema Imunológico: Os antioxidantes, especialmente os compostos fito-químicos, bem como a vitamina C, presente na acerola desempenha um papel fundamental no fortalecimento do nosso sistema imunológico. Ele eventualmente nos ajuda a ficar longe de inflamação, doenças degenerativas, cânceres, etc.

 

 Para Ajudar no Tratamento de Carcinoma de Próstata: O betacaroteno, presente em grandes quantidades na Physalis, é um grande combatente aos cânceres. Uma pesquisa mostrou que a Vitamina A ajuda na prevenção do câncer por suas propriedades antioxidantes que são benéficas para remoção de radicais livres que causam câncer dentro do corpo. O suco de Physalis é preenchido com beta-caroteno que se converte em Vitamina A. Este poderoso antioxidantes vai quebrar os radicais livres que podem danificar células saudáveis do corpo.

  Para Diminuir o Colesterol: A Physalis ajuda a reduzir níveis de colesterol. Os Nutrientes que a Physalis possui também ajuda a regular o colesterol, evitando a chances de sofrer uma ataque cardíaco, ou AVC(acidente vascular cerebral)

 

  Para Combater a Diabetes: A Physalis é conhecida por seu baixo nível de açúcar e é uma fonte de antioxidantes. A produção de insulina não é desencadeada pela ingestão de Physalis. Assim, um diabético deve consumir esta fruta saborosa e nutritiva para lutar contra a diabetes.

 

  Para Como Cicatrizantes e Purificantes: Os Nutrientes da Physalis ajuda a reduzir a pele seca, bem como diminuir cicatrizes e manchas. Além disso, ele dá vida a sua pele, aumentando o tom de pele. Ele vai ajudar a melhorar a hidratação e, portanto, manter a pele hidratada.

 

 Para Aliviar Dores de Garganta: Um estudo mostrou que o Gengibre tem propriedades anti-inflamatórias devido os Nutrientes em sua composição, e é um potente analgésico natural.

 

  Para os Olhos: Devido as alterações no estilo de vida, os problema na visão estão crescendo dia a dia. A perda da visão é geralmente devido à falta de nutrição nos alimentos. Mas a perda da visão pode ser revertida através da inclusão de alimentos saudáveis na dieta. O Physalis um é dos alimentos mais saudáveis é benéfico para a saúde dos olhos. Ele contém uma grande quantidade de antioxidante, Vitamina A, Vitamina C e flavonóides. Estes nutrientes protegem os olhos dos danos causados pelos radicais livres. Portanto, é benéfico na proteção na perda de visão e melhorar a qualidade da visão.

 

 Para Fortalecer o Sistema Imunológico: O Physalis possui uma grande quantidade de vitamina C é altamente eficaz para aumentar a imunidade. Ela aumenta a imunidade para proteger da doença comum, como gripe, resfriado e infecções.

 

 Para Pele: As Physalis são cheias de carotenoides, que são nutricionalmente essencial para você, e fornecer uma cor saudável para pele devido às propriedades antioxidantes. A carência de Vitamina A é pode resultar na aridez, bem como devastação da pele.   

 
 
 
Physallis
Physalis peruviana

Dicas de cultivo

 

  Dentre suas principais vantagens estão adaptabilidade, rusticidade e precocidade, o que permite o cultivo em qualquer região do país. Entretanto, é de extrema necessidade adotar métodos de controle contra algumas pragas, como brocas, tripes e ácaros.

Siga algumas dicas fáceis para cultivar physalis:
 


1. Para iniciar o cultivo comercial de physalis, basta um hectare de terra, com solo rico em material orgânico (com pH entre 5,5 e 6,0).
 


2. A planta se desenvolve bem em temperaturas elevadas, mas se adapta bem a temperaturas baixas (não gosta de umidade).
 


3. O plantio é feito o ano todo, contanto que se faça a correção do solo por meio da análise em laboratório. 
 


4. Antes de transplantá-la no solo, plante as sementes em bandejas de isopor (128 células), copos de plástico (300 mililitros) ou saquinhos de polietileno (13 x 13 centímetros). 
 


5. A germinação ocorre de 10 a 20 dias (quando as mudas atingem entre 20 e 30 centímetros de altura, plante-as em local definitivo). 
 


6. Assim que alcançarem 80 centímetros de altura, torna-se necessário o seu tutoramento (da mesma forma que o tomateiro).
 


7. O sistema de irrigação mais adequado ao cultivo de physalis é o de gotejamento.
 


8. Em apenas um hectare podem ser instaladas de 6 mil a 12 mil plantas, que produzem de um a três quilos de frutos cada uma.
 


9. Quando a umidade relativa do ar estiver muito alta, aplique calda bordalesa (a cada 15 dias) para evitar que a planta sofra o ataque de doenças fúngicas. 
 


10. Para o controle de pragas (brocas, tripes e ácaros), pulverize a planta (a cada oito ou dez dias) com defensivos prescritos por engenheiro agrônomo.