Marula
Sclerocarya birrea

Rápido guia de cultivo  

                                                        Germinação:

 

- Semeie no Verão (necessitam de bastante calor para germinar);

 

- A semente de Marula possui uma casca bastante dura. Lixe (ou use uma pequena serra) a casca em ambos os lados maiores (mais “gordos”) até encontrar 2 pequenas aberturas, dentro das quais há uma “ponta” em cada. Cada “ponta” está coberta com outra casca marrom mais fina, não danifique esta casca! 

 

- Enterre metade da semente com o lado mais fino (mais “pontudo”) virado para cima;

 

- Mantenha sempre úmido e à temperaturas de 28 a 35˚C;

 

- Se o método acima for realizado corretamente, a semente germina em 2 semanas.

 

 

                                      Solo, local e informações de cultivo:

 

Umidade: média.

Temperatura: 10-30˚C (clima tropical). Não tolera geadas.

Luz: sol pleno.

Solo: qualquer substrato que retenha água e tenha boa drenagem é suficiente. Se seu substrato não tiver muita aeração, pode incluir areia, perlita, vermiculita ou turfa.

Irrigação: irrigue regularmente.

Pode ser plantada em exteriores.

Em climas com invernos mais rigorosos, proteger a planta do frio durante seus primeiros anos de vida.

Marula
Sclerocarya birrea

Marula, Bêbados na Selva!

 

 A marula é encontrada na África do Sul e sua origem está associada ao povo Bantu, que provavelmente a consumia levando-a para diferentes partes do continente africano. Cientificamente chamada Sclerocarrya birrea, a fruta quando madura passa do tom verde para a cor amarelada, e sua colheita entre os meses de janeiro e março, atrai milhares de pessoas. De pequeno formato, é carregada de vitamina C.

 Não é incomum que no período de florescer das maruleiras, apareçam animais cambaleando de um lado para outro. Parecendo bêbados? Sim, e na verdade eles estão, mesmo que não tenham ingerido nem uma garrafa de vodka perdida na savana. Na verdade, geralmente, elefantes e macacos costumam viajar a procura da fruta que no calor sofre um processo de fermentação natural, e em contato com o organismo destes animais cria a sensação (quase perfeita) de embriaguez.

A Marula é nativa da parte sul da África, e tem sido usado por séculos como um remédio natural para curar diferentes doenças da pele. 

Confira os Benefícios da Marula para Saúde.

  Para Combater o Envelhecimento:

 

 Ele ajuda na prevenção e cura de dano que é causado pelo envelhecimento da pele. Este óleo é embalado com antioxidantes que livram a pele de todos os sinais de envelhecimento como pele seca, sem brilho e que tem manchas causadas pelos raios do sol.

 

 Para Combater Estrias:

 

 A Marula tem  um óleo de massagem maravilhoso para as mulheres grávidas. Como mencionado anteriormente, a marula tem nutrientes benéficos que ajudam a manter a elasticidade e flexibilidade da pele. Aplicá-lo duas vezes por dia ajuda a manter afastado hiper-pigmentação que muitas mulheres grávidas desenvolvem frequentemente. Marula é também uma forma eficaz de prevenir o aparecimento de estrias quando ele é usado duas vezes por dia.

 

 Marula é Fonte de Vitamina C:

 

  A Marula tem vitamina C que é antioxidante e têm a propriedade de combater a formação de radicais livres, mas também de evitar e diminuir o dano que estes podem ocasionar no tecido celular do corpo, ajudando a prevenir o envelhecimento e alguns tipos de câncer.

 

 Marula Contém Alto Teor de Ácidos Graxos:

 

 Marula também tem um alto teor de ácidos graxos essenciais, os quais não são produzidos pelo organismo e são necessários para uma vida saudável. Graças a estes ácidos graxos, um dos benefícios do óleo de marula é que permite ter a pele mais macia e hidratada, por isso é ideal para quem busca combater a pele seca.

 

 Benefício da Marula Para o Cabelo:

 

 O calor é uma das principais causas que danificam os cabelos depois da ação de produtos químicos aplicados de forma inadequada. Mas, por conta dos antioxidantes e minerais essenciais, a marula protege contra os efeitos negativos dos raios solares e da prancha.

 

  Para Cravos e Espinhas:

 

 A Marula controla o aparecimento de espinhas, graças as suas propriedades hidratantes e antibactericidas, usá-lo na pele ajudará a minimizar as cicatrizes provocadas pela acne.

 

  Para Aliviar Dores de Pele:

 

 A Marula é usado como pomada de pele. O resíduo da semente da Marula após a extração do óleo, pode ser aplicado como um cataplasma em aflições dolorosas da pele.

 

Para Unhas:

 A Marula é otima fruta para manter as unhas bonitas. O óleo Marula é também usado no tratamento de unhas quebradiças. Se você tem unhas fracas que são propensas a rachaduras e quebras, você deve usar este óleo. Seu hidratante e nutritivo efeito irá tratar suas unhas e torná-las mais fortes. Aplicando este óleo regularmente em suas mãos vai mantê-las macias.

 Para Pele e Labios Secos:

 

 A marula além de tratar a pele seca, Marula é também conhecido por sua capacidade de curar lábios secos e rachados. Ele penetra na pele em seus lábios para remover secura de dentro. Ao utilizar este óleo benéfico, você pode ter lábios macios, rosa, que nunca racham ou sangram. Em vez de usar lábio-bálsamos e outros produtos para os lábios que realmente não ajudam, utilize óleo de Marula para curar os lábios rachados.

Óleo de marula atua no rejuvenescimento capilar

 

 Extraído da semente da fruta da árvore de marula, o óleo de marula é rico em ácidos graxos, como o ômega 9, vitamina E e flavonóides. Também contém tanta vitamina C quanto a laranja, o que significa aproximadamente 60% mais poderes antioxidantes que o óleo de argan, por exemplo. Por isso, em cabelos envelhecidos, ajuda a deixá-los menos porosos e fracos e mais volumosos e cheios de vida novamente.

 

 

 Óleo de marula nutre e hidrata o cabelo

 

 Isso da raiz às pontas, porque o óleo pode estar presente não apenas no óleo de tratamento, mas também em shampoos e condicionadores. Apesar de seus benefícios múltiplos e poderosos, esse óleo é levinho e possui rápida absorção, deixando o cabelo com bastante movimento e livre daquela sensação ruim de oleosidade ou de cabelo pesado. Possui nível alto de ácido oléico, o que ajuda a formar uma barreira protetora em volta da fibra capilar, o que retém a hidratação dentro do fio e também mais proteção contra agressões externas (sol, poluição, umidade e vento).

 

 

 Ele protege os fios do calor

 Essa capa protetora em volta dos fios ajuda especialmente a proteger o cabelo dos raios UV e até mesmo do calor de aparelhos de styling, como secador, chapinha e modelador de cachos.

 Ele ajuda a combate o frizz

 Como todo bom óleo, o óleo de marula ainda sela a cutícula (parte externa do fio) deixando um toque suave em toda a superfície do cabelo. Ao mesmo tempo que os fios ficam macios, eles também não ficam totalmente sem volume, já que suas propriedades antioxidantes deixam os fios mais fortes e encorpados.