Cultivando

 

 

Origem: Ásia

 

Porte: Até 3m

 

Flores: Formadas na primavera e verão

 

Cultivo: Em jardins ou interiores

 

Solo: Fértil

 

Clima: Ameno

 

Luminosidade: Meia sombra

 

Irrigação: Em abundância quando o solo estiver seco

 

Dificuldade de cultivo: É recomendado limpar a copa após a frutificação

 

Adubação: Matéria orgânica

 

 

Como Cultivar Laranjinha Kinkan no Vaso

 Frutífera ornamental a laranjinha kinkan pode frutificar mais de uma vez por ano. Suas frutas são doce ácidas, com casca fina comestível, que pode ser ingerida in natura ou em forma de licor, doces, compotas, docinhos de casamento, etc.

 

 Para plantar laranjinha Kinkan no vaso é preciso terra rica em matéria orgânica e com pedras no fundo para uma boa drenagem e um vaso com em média 50 cm de diâmetro e furo para escoar a água da rega ou da chuva.

 

 A rega deve ser feita quando a terra estiver seca, sem deixar a planta úmida por muito tempo ou encharcada.

 

 O vaso deve ficar num lugar ensolarado.

 

 A adubação deve ser feita a cada 30 dias com fertilizantes próprios para frutas, encontrado em lojas agrícolas.

  

 As flores desabrocham no final da primavera e as frutinhas amarelas e ovaladas nascem em outubro.

 

Dicas básicas de cultivo:

 


 

 A laranjinha Kinkan (também chamada Kumquat) quando plantada no chão pode crescer até 3 m de altura.

 Sempre sob sol pleno e direto.

 No vaso o crescimento é limitado, necessitando de adubação mensal. Muito apreciada como decorativa, pode-se apreciar suas frutas todos os anos.

 Para regiões de clima temperado com temperaturas amenas no inverno, pois é sensível a frios e geadas.

 Em canteiros no jardim a sombra parcial à tarde será benéfica.

 O substrato de cultivo com algum teor de argila, fértil e profundo e muito bem drenado, com pH em torno de 5,5 a 6,5.

 Para cultivar em canteiros, abrir um buraco maior que o torrão duas vezes. Misturar composto orgânico com húmus de minhoca em partes iguais o quanto necessite com cerca de 1 a 2,0 kg de adubo animal de curral bem curtido ou a metade desta quantidade se for cama de galinheiro. Adicionar 100 gramas de fosfato natural de rocha ou farinha de ossos, misturar tudo, plantar e regar em seguida, coloque uma camada de folhas secas por cima para manter a umidade da terra.

Laranjinha Kinkan
Fortunella

Laranjinha Kinkan
Fortunella

Conheça a laranjinha Kinkan

 Oriundas das terras indígenas da China, a fruta surgiu no século 12, segundo escritos encontrados da época. Um autor europeu citou a fruta em 1646 em um de seus relatos. Em 1712, a kinkan nagami foi encontrada sendo cultivada no Japão. Depois foram cultivadas na Europa, bem como na América do Norte desde meados do século 19, principalmente como árvores de decoração de pátios ao ar livre.

 São cultivadas principalmente na Califórnia, Flórida, bem como Texas, parte mais baixa de Porto Rico, Guatemala, Suriname, Colômbia e Brasil. No sul da Índia, podem ser cultivadas em alturas mais elevadas. Há também um pequeno cultivo dessa laranja na Austrália, bem como na África do Sul.

 Essa árvore geralmente tem um desenvolvimento lento e arbustos verdes que crescem um pouco por ano. As plantas possuem poucos galhos e muitas vezes têm pequenos espinhos. A folhagem é verde escura e as flores são geralmente de cor branca. O fruto é pequeno e esférico e tem coloração amarelo dourado ou laranja. Cada árvore pode render de 30 a 50 frutas a cada ano. A planta pode ser cultivada como item decorativo e até mesmo como bonsai. Na China, juntamente com outros países asiáticos, a planta representa sorte e também ocasionalmente pode ser dada como presente no Réveillon chinês.

                                               

 A fruta é muito parecida com a laranja comum. Quando fresca, é incrivelmente suculenta e apresenta uma casca comestível bastante doce, que se contrasta com o azedo, da parte interna.

Qualquer pessoa pode facilmente reconhecer a laranja kinkan pela coloração vibrante, geralmente de laranja intenso ou amarelo. Possui um formato oval e arredondado, mas isso pode variar de acordo com o tipo da laranja Kinkan. Sabe-se que existem 4 tipos encontrados ao redor do mundo, chamados: Nagami kinkan, Marumi kinkan, Meiwa kinkan e Hong Kong Wild. A palavra kinkan em chinês significa “laranja-ouro”, devido à sua coloração.

Benefícios da Laranja Kinkan para a Saúde

 

 Kinkan são laranjas geralmente pequenas e de sabor cítrico. A fruta possui uma casca externa bastante doce juntamente com uma polpa interna de sabor azedo. Pode ser consumida inteira ou apenas a casca, que é comestível. Os galhos de sua árvore são utilizados na maioria das regiões como decorações na época do Natal. Como resultado da grande variedade de utilização, as árvores Kinkan são cultivadas em casas em diversas regiões do país.

 

 Assim como as outras frutas cítricas, a laranja Kinkan também é rica em vitamina C, um excelente antioxidante que apresenta inúmeros benefícios para a saúde, principalmente o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção do câncer, uma vez que ajuda a combater o envelhecimento das células. A casca da laranja Kinkan é rica em fitoquímicos que trazem mais saúde às células. Além disso, novas pesquisas têm estudado os benefícios da laranja Kinkan para a redução do colesterol.

 Juntamente com alguns outros minerais e vitaminas, a Kinkan é composta de quantidades moderadas de vitamina A, assim como B2 (riboflavina) e também manganês. Acompanhe os principais benefícios dessa fruta!

1. Melhora a cicatrização de feridas:

  A laranja kinkan tem a capacidade de aumentar a recuperação de feridas. A existência de vitamina C nas frutas faz com que as células sejam reparadas e várias funções biológicas sejam realizadas. Devido à existência de ácido cítrico, também é possível evitar a pedra nos rins. A melhora da cicatrização de feridas é possível apenas ingerindo uma por dia.

2. Poderosa proteção antioxidante:

 

 A vitamina C presente na laranja Kinkan é uma substância solúvel em água, que pode facilmente penetrar através das membranas celulares e fornecer uma defesa eficaz contra bactérias, bem como agentes virais. Com o estoque suficiente de vitamina C, você é capaz de evitar gripes, febres, doenças cardiovasculares, osteoartrite, artrite reumatoide e até melhorar a saúde do coração.

3. Propriedades anticancerígenas:

 Repleto de antioxidantes essenciais e flavonoides como a luteína, zeaxantina e carotenoides, bem como taninos, a fruta tem a capacidade de se comportar como um agente eficaz anticâncer. Os flavonoides são responsáveis por eliminar substâncias cancerígenas e limitar o desenvolvimento do tumor. Junto com flavonoides, o corpo ganha resistência contra ataques através de contaminantes, agentes que causam câncer, bem como micro-organismos perigosos.

4. Evita azia:

 

 A casca da laranja Kinkan é adocicada e saborosa, além disso, possui óleos essenciais que trazem ótimos benefícios ao corpo. O limoneno, pineno, a-bergamotene, bem como caryophylleneare, são apenas alguns dos ingredientes ricos em nutrientes contidos na casca da laranja. São responsáveis por impedir o desenvolvimento de células cancerígenas, mas, além disso ajudar no tratamento de pedras na vesícula, bem como aliviar os sintomas de azia e má digestão.

5. Rica em minerais:

 

 A laranja kinkan é rica em cobre, ferro e potássio. O organismo humano necessita desses minerais para o funcionamento regular do corpo. O cobre e o ferro garantem que o corpo tenha células sanguíneas suficientemente saudáveis ​​e equilibradas para transportar oxigênio para todas as áreas do corpo. O potássio é realmente um elemento-chave de vários fluidos corporais, relacionadas à manutenção de um ritmo cardíaco normal, bem como em regular os níveis da pressão arterial.

 

 

6. Melhora a dor de garganta:

 Os frutos e folhas da Kinkan são ricas em ácidos naturais bem como açúcares, enquanto as folhas possuem óleos essenciais. Pesquisas identificaram a presença de expectorante na fruta, bem como qualidades antitússicos, os quais ajudam na cura da dor de garganta.

7. Ideal para dietas:

 

 Se você está tentando emagrecer, você pode começar a incluir a laranja kinkan na sua alimentação, as kinkans são livres de sódio, colesterol e gordura, sendo uma opção excelente de sobremesa ou refeição da manhã ou tarde, beneficiando a perda de peso. No entanto, tenha em mente que qualquer tipo de atividade física também é essencial para obter os resultados desejados.

8. Melhoram a saúde das células:

 A fruta é uma excelente fonte de obtenção de ferro, cálcio, fibras, além de vitamina C e A, que ajudam a combater os radicais livres responsáveis ​​por danos às células. Como resultado, o consumo diário da laranja Kinkan ajuda na renovação celular, uma vez que evitam os efeitos nocivos dos radicais livres.

 

 

9. Reduz o risco de pedras nos rins:

 O ácido cítrico existente nas frutas pode ajudar a evitar o crescimento e desenvolvimento de pedras nos rins. Uma pesquisa realizada recentemente demonstra que o consumo diário do suco dessa fruta pode evitar o surgimento de pedra nos rins.

 

 

10. Melhora a saúde bucal:

 A fruta ajuda a manter a gengiva saudável, bem como o dente mais forte. Apesar das inúmeras vantagens, tenha em mente que pequenas quantidades dessa fruta já trazem excelentes benefícios e que o consumo exagerado pode resultar no esgotamento de cálcio no interior do corpo, levando a podridão dos dentes, bem como doenças ósseas.

Resumo de benefícios da laranja Kinkan:

► Aumenta a defesa do corpo;                                   ►  Evita pedra nos rins.

► Retarda o envelhecimento;                                     ►  Minimiza dores nas articulações;

► Reduz as chances de câncer;                                  ►  Aumenta a capacidade de concentração;

► Aumenta a absorção de ferro;                                 ►  Fortalece unhas;

► Melhora a saúde do pulmão;                                   ►  Fortalece os cabelos;

► Ajuda a prevenir resfriados;                                    ►  Combate a exaustão;

► Melhora a dor de garganta;                                     ►  Auxilia no tratamento de diabetes tipo 2;

► Protege contra infecções;                                        ►  Melhora a saúde do coração;

► Diminui inflamações;                                              ►   Ajuda a prevenir transtornos depressivos;

► Melhora a coagulação do sangue;                            ►   Reduz a chance de aterosclerose;

► Reduz os níveis de colesterol;                                 ►  Combate a gordura corporal;

Veja como conservar a laranja kinkan

 A laranja kinkan pode ser mantida em temperatura ambiente, mas se o objetivo for aumentar a duração, leve-a à geladeira. Para congelar basta limpar, cortar a fruta e tirar as sementes. Colocar em uma panela com açúcar e água e deixar ferver. Depois, basta mergulhar as frutas nesse xarope e levar ao congelador em potes herméticos ou em sacos plásticos. Porém, o ideal é consumi-la ainda fresca. Pode ingerir ela inteira, incluindo a casca para usufruir de todos os seus benefícios e propriedades para a saúde.

Como utilizar a laranjinha?

 A laranja Kinkan nagami tem uma vasta gama de utilizações de cozinha. Pode ser utilizada cristalizada ou mesmo em conserva, utilizada em saladas de frutas, convertida em geleias, compotas, bem como chutney ou mesmo apenas como ingrediente para bolos e tortas. Seu gosto acentuado se contrasta perfeitamente com o frango, pato, cordeiro, peixe, bem como frutos do mar. Pode ser utilizada na composição de licores, cachaças artesanais e outras bebidas, e as folhas também podem ser aproveitadas como enfeite para martinis.

 Pode ser colocada, portanto, em uma salada verde para dar um sabor às folhas, em saladas de frutas para dar mais frescor, em iogurtes, sorvetes ou em pratos com ricota, como chutney para carnes misturando alho, gengibre e mel e regando sobre o frango, peixe ou carne de porco ou como geleias para consumir com torradas. Para se beneficiar das propriedades da laranja kinkan sem interferência de outros ingredientes, consuma a fruta pura, além de ser também menos calórica.

Receita

DOCE DE LARANJINHA KINKAN

 

Ingredientes:

3 x de laranjinhas kinkan

1 xícara de açúcar

1/4 de xícara de água

cravos da índia

 

 

 

Modo de Preparo:

 

 Lavar as laranjinhas, cortar em quatro partes e retirar todas as sementes.

 Levar ao fogo baixo todos os ingredientes até começar a formar calda.

 Como a laranjinha é muito macia o processo é muito rápido (Levou uns 25 minutos).

 Coloque em vidro esterelizado e conserve em geladeira.

 Servir com queijo branco, creme de leite ou requeijão cremoso.