Jiló - Confira os seus benefícios, receitas, como cultivar.
top of page

Jiló
Solanum aethiopicum

Introdução
jilo
Os Benefícios

O  Jiló é bom para diabetes? Confira os seus benefícios:

 

  O jiló é bastante amargo, embora dê para minimizar o seu amargor com algumas técnicas que iremos ver mais adiante, mas além de ter essa característica forte ele tem tantos benefícios que as pessoas, talvez, até desconheçam. Possui baixo valor calórico e seu gosto amargo é um excelente remédio para nosso sistema digestivo, ajuda a diminuir o colesterol ruim, combate o mau hálito, previne a pressão arterial além de eliminar as substâncias antioxidantes do corpo.

 

  Na dieta, ele ajuda a combater a vontade de comer, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos.

 

  Jiló – Pertence à mesma família que o pimentão e a berinjela, contém uma grande quantidade de água o que o torna um ótimo aliado da perda de peso, previne e combate a retenção de líquidos e ainda promove o poder da saciedade fazendo com que você não sinta fome, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos. O valor calórico baixo, 40 calorias em 100 gramas, permite que o jiló seja consumido sem pesar na consciência.

 Além disso, o Jiló é um fruto fonte de vitamina A, vitamina C e as do complexo B, rico em minerais como ferro, cálcio, magnésio e fósforo. O Jiló possui ainda flavonoides, esteroides, alcaloides, fibras, etc.

 

  Os nutrientes do Jiló garantem ao alimento propriedade digestiva, auxiliando no tratamento de distúrbios hepáticos (fígado) e dispepsia biliar. O potencial antioxidante do Jiló faz dele um bom alimento para a saúde cardíaca, reduzindo o colesterol e contribuindo para a manutenção da saúde em geral. Embora pertença a mesma família que o pimentão e a berinjela, o Jiló é um fruto, e não legume.

jiló é bom para diabetes

Veja abaixo, os  benefícios do Jiló para saúde:

 

   Para o Coração: O Jiló também auxilia a saúde do coração por ser fonte de vitamina B1, conhecida como tiamina, ela é um nutriente que é necessário para o funcionamento apropriado do coração. Além disso, o Jiló traz o potássio em sua composição, que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.

 

   Para Saúde dos Olhos: Por conta dos antioxidantes presentes no Jiló, entre outras propriedades, como vitaminas e minerais, o Jiló acaba sendo benéfico para a visão. Contribuindo com a melhora na qualidade e com a diminuição da pressão ocular, o que pode ser um fator de risco para quem sofre de algumas doenças como o glaucoma.

 

   Contra o Colesterol Ruim: Os flavonoides presentes no Jiló, contribuem para que o colesterol ruim, que facilita a formação de placas de gordura nas artérias, seja combatido. O Jiló acaba contribuindo para regular a pressão sanguínea.

 

   Controlar o Açúcar no Sangue: O Jiló contribui com o controle da absorção de glicose devido às suas fibras e ao seu baixo número de carboidratos. O Jiló evita picos e quedas bruscas na taxa de açúcar do sangue, o que é especialmente perigoso para as pessoas que possuem diabetes.

legume jiló

  Para o sistema digestivo: Acredita-se que a niacina presente no Jiló, contribua para o aparelho digestivo. O Jiló auxilia também na digestão de alimentos mais pesados, esse é um dos principais benefícios para a digestão.

 

   Para a perda de peso: Se comidas de baixas calorias devem fazer parte da alimentação de quem deseja emagrecer, então o Jiló é algo que não pode ficar de fora das refeições. É que o teor calórico presente no Jiló é bastante baixo: uma unidade traz somente oito calorias.

 

   Para portadores de diabetes: O Jiló ajuda a controlar à absorção de glicose devido às suas fibras e ao seu baixo número de carboidratos. Isso evita picos e quedas bruscas na taxa de açúcar do sangue, o que é especialmente perigoso para as pessoas que possuem diabetes.

 

   Para mau hálito: Ao consumir o Jiló, o corpo estimula a salivação, portanto, promove uma ação bactericida, promovendo uma higiene bucal e um hálito mais saudável.

 

   Para prevenção de doenças: As propriedades anticancerígenas do Jiló e seu alto teor de fibras combinados com a sua baixa quantidade de gorduras auxiliam na prevenção de problemas de saúde como o câncer colorretal e a prisão de ventre.

jilo jilo
Receitas e Dicas
Receitas e  Dicas para tirar o  Amargo do Jiló

                                   

  Você gosta de jiló? Tenho quase certeza que você não é uma das poucas pessoas que gostam de jiló. Se você já experimentou o jiló e achou muito amargo, saiba que aqui você pode aprender a tirar este amargo, e assim se juntar as pessoas que gostam de jiló.

 

 

Veja logo a seguir 6 dicas infalíveis para você consumir mais jiló.

 

1ª Dica: Corte- o em 4 partes e deixe de molho em água com sal por cerca de 15 minutos antes de cozinhar.

 

2ª Dica: Coloque os jilós cortados em uma vasilha com água gelada e pedras de gelo. Quando o gelo estiver descongelado, escorra os jilós e utilize conforme a receita.

 

3ª Dica: O segredo do jiló é você comprar ele bem novinho. Quanto mais velho mais amargo.

jilo assado

4ª Dica: Jiló assado

 

Ingredientes:

 ► 4 jilós médios

 ► 5 dentes de alho em lâminas

 ► 200 gramas de açúcar mascavo

 ► 25 gramas de sal

 ► 50 ml de shoyu

 ► 200 ml de azeite

 ► 1 colher de sopa de tomilho ou orégano

Modo de Preparo: 

  Depois de tirar o amargor do jiló em um tabuleiro médio, coloque os jilós em seguida, salpique o açúcar mascavo, o alho em lâminas, o shoyu, o tomilho ou orégano, de acordo com sua preferência. Pimenta do reino a gosto e sal a gosto. Regue com o azeite e leve ao forno pré-aquecido em 150 graus por 20 minutos. Pronto para servir. Acompanha carnes cozidas, grelhados e, para acompanhar saladas, leve a geladeira por 30, 40 minutos.

jilo frito

5- Dica: Chips de jiló

 

Ingredientes:

 

 ► 5 jilós

 ► 1 colher de chá de sal

 ► Óleo para fritar

 ► 1 colher de sopa de suco de limão

 

Modo de preparo

 

 Lave bem o jiló 

 Fatie sem tirar a casca

 Deixe por 10 minutos de molho em água com o sal e o suco de limão

 Frite em óleo limpo, em temperatura média

 Retire quando estiver com coloração dourada

 Escorra em peneira

 E bom Apetite.

jilo conserva

6- Dica: Jiló em conserva

 Ingredientes: 

 ► 500 gr de jiló

 ► 250 ml de azeite

 ► 5 colheres de tempero pronto

 ► 2 cebolas

 ► 1 maço de cheiro- verde

 ► 1 pimentão verde

 ► 1 copo de vinagre branco

 ► 2 tabletes de caldo de galinha

 ► 200 gramas de azeitona

Modo de preparo

 

  O primeiro passo é descascar o jiló bem rente ao fruto, tirando toda a casca. Após isso, leve ao fogo e cozinhe por dez minutos. Para saber o ponto exato, espete-o com uma faca, se ela entrar com facilidade, é hora de tirar do fogo.

  Para o molho, coloque em um recipiente a cebola, o pimentão, o cheiro verde a gosto e as azeitonas. Misture os ingredientes, dê uma regada generosa de azeite e acrescente o vinagre. Em seguida, coloque o tempero pronto, junto com o caldo de galinha.

  Acrescente o jiló que estava pronto e misture tudo na vasilha com o molho. A dica é deixar a conserva na geladeira por cerca de três horas antes de comer.

jilo amargo
suco de jilo

Benefícios do suco de Jiló com Limão

 

  Isso porque a combinação de jiló com limão detona o colesterol alto, o que já é uma grande ajuda ao coração.  As duas frutas oferecem antioxidantes que impedem que a gordura ruim fique presa à parede das artérias.

 

 Quando o assunto é emagrecer, o jiló se destaca: pois ele é rico tanto em fibras quanto em água. Essa excelente combinação faz com que você se sinta satisfeito.

 

  A casca do limão também oferece a pectina, outra fibra excelente para causar saciedade. As fibras também contribuem para melhorar o trânsito intestinal. Uma digestão mais acelerada acaba acelerando o metabolismo e, com isso, favorecendo o emagrecimento.

 

 E não é só saciedade que essa combinação trás, não! O limão contém compostos chamados de polifenóis. Tais compostos estimulam os genes responsáveis pela queima da gordura e de açúcar. O limão, assim, ajuda a impedir o ganho de peso e o acúmulo de gordura. Não é nenhuma promessa mágica: há estudos científicos comprovando esse poder do limão.

 

 Para preparar o suco de jiló com limão é importante lavar bem o jiló e o limão. Para preparar o suco, o ideal é tirar o cabinho do jiló. Há um truque para ajudar a amenizar o sabor amargo do jiló: corte-o em quatro partes e deixar de molho em água com sal por 15 minutos. Corte também o limão, retirando o miolo para não amargar.

 

 Agora, misturando os ingredientes com um copo de água (cerca de 300 mL) e algumas gotas de adoçante, é só bater tudo no liquidificador. Não coe.

 

Quando posso tomar o suco de Jiló com Limão?

  O ideal é tomar em jejum, ao acordar, e esperar cerca de 40 minutos para o café da manhã. Você também pode utilizar mais uma vez, num horário em que sente mais fome. Mas não pule as refeições: alimente-se de 3 em 3 horas! O suco ajuda a controlar a ansiedade e a compulsão alimentar que levam aos exageros.

 

Importante lembrar

 

 É claro que não há fórmulas mágicas: o jiló com limão é um grande auxiliador do emagrecimento - além de melhorar a saúde - mas ele deve ser aliado a uma reeducação alimentar e atividade física.

Características
Características
variedades de jilo
Cultivo

Cultivando

 

Propriedades medicinais: digestivo, hepática.

 

Indicações: colesterol, diabete, diarreia, febre, fígado (problemas hepáticos e dispepsia biliar), gripe, intestino, pelagra, resfriado, úlcera na boca.

 

 No Brasil a produção está concentrada principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O estado do Rio de Janeiro é o maior produtor nacional respondendo por 32% da produção.

 

Escolha da variedade

 

 Dentre as cultivares existentes as que mais se destacam no cenário produtivo são: Morro Grande e Rei do Verde (variedades com frutos redondos e coloração verde-clara), a cultivar Morro Grande (produção de frutos de formato globulares e coloração verde-escura) e Comprido Verde-claro e Tinguá (variedades com frutos alongados, coloração verde-clara e resistência à doenças como antracnose e à murcha-bacteriana.).

 

Clima e época de plantio

 

  Por ser uma planta de clima quente e muito exigente em temperatura a época de plantio mais indicada para o jiló encontra-se entre os meses de setembro a fevereiro, sendo que também é cultivado ao longo do ano, porém em regiões de baixas altitudes e que apresentam inverno suave, visto que a cultura é bastante sensível ao frio. Ele é altamente produtivo em temperaturas em torno de 30°C.

 

Escolha e preparo do solo

 

 

  O jiló é uma cultura que se desenvolve bem em solos com boa drenagem, férteis, com bastante matéria orgânica, além de nitrogênio. Quanto ao pH, este deve alcançar 5,6 e 6,6.

Luminosidade

 

  O jiloeiro necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

 

Irrigação

 

  Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que permaneça encharcado.
  A irrigação do solo deve ser feita constantemente, mas este deve ser bem drenado para não apodrecer a planta.  

  Uma boa sugestão é usar o sistema de irrigação por gotejamento.

 

Os tratos culturais:

 

  A cultura do jiló deve ser mantida no limpo, por meio de capinas manuais ou ainda microtratores.

 

  Como a planta pode alcançar os 1,5 metros, é necessário que se faça o estaqueamento, com estacas em torno de 80 cm, para que a planta não quebre.

 

  O produtor de jiló deve sempre observar se a planta está sendo atacada por doenças, como Antracnose, Murcha-Bacteriana ou ainda Nematoides, para iniciar o seu controle e evitar prejuízos à cultura. O mesmo deve ser feito em relação a pragas, como a Lagarta Rosca ou a Mosca Branca.

 

A colheita:

 

  A colheita do jiló se inicia entre 90 e 150 dias após o plantio, podendo se estender por mais 3 meses.  O ponto de colheita é quando os frutos ainda estiverem verdes, ou seja imaturos. Dessa forma, o jiló  apresentará um aspecto mais tenro, com o sabor menos amargo, o que ideal para a sua comercialização.

  O jiló apresenta melhor desenvolvimento em solos de textura areno-argilosa, embora apresente bons rendimentos e capacidade de adaptação a variados tipos de solo. Por ser uma cultura intolerante ao excesso de água exige solos bem drenados e cuidados na irrigação.

plantar jilo
Jiló
Solanum aethiopicum
bottom of page