Cultivando 

 

 

  Nome e significado: GRUMIXAMA vem do Tupi, e significa ”Fruta que pega ou aperta na boca ao comer”. Também é chamada de Grumixame, Grumixaba, Cumbixaba, Comichã e Ibaporoití. Existem três variedades Botânicas de Eugenia brasiliensis: Var. Erythrocarpus, de frutos grandes e roxos ou avermelhados; Iocarpus de frutos pretos e a Leucocarpus de frutos amarelos; .

 

 

  Origem: Originaria da floresta atlântica desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

 

  Características: árvore de 3 a 6 metros (ou até 15 m quando na mata) com copa cônica ou piramidal, compacta e de folhagem perene, o troco é curto e cilíndrico, com casca verde acinzentada que se solta em planas finas no sentido longitudinal. As folhas são inteiras, brilhantes, opostas e glabras (sem pelos). Tem textura coriácea (como couro), obovada (com forma de ovo invertido, com a parte mais larga voltada para o ápice) e oblonga (mais longa que larga) medindo 6 a 13 cm de comprimento por 4 a 6 cm de largura. O pecíolo mede 1,5 cm de comprimento, a base é cuneada (com forma de cunha) e o ápice tem acúmem ou ponta curto e arredondado. As flores são solitárias, cíclicas (distribuídos em vários ciclos), diclamídeas (com dois envoltórios) e medem 2,5 cm de diâmetro e nascem nas axilas das folhas solitárias ou em grupos de 3 a 5 flores. Estas tem cálice (invólucro externo da flor) cupulado (com forma de cúpula) com 4 sépalas livres de 1 cm de comprimento e corola (invólucro esterno) com 4 pétalas brancas.

 

 

 

  Dicas para cultivo: Planta de crescimento rápido que aprecia qualquer tipo de solos com boa fertilidade natural e rápida drenagem da água das chuvas, é resistente a geadas leves de até -3 grau. A planta frutifica abundantemente em pleno sol, mais não deve faltar água na época da florada e granagem dos frutos. Começa a frutificar com 3 a 4 anos a depender do clima e tratos culturais. Também pode ser cultivada na meia sombra onde frutifica bastante.

 

 

 

  Mudas: As sementes são redondas, recalcitantes (perdem o poder germinativo se forem secadas) e germinam em 30 a 60 dias se plantadas em substrato de 50% de terra vermelha, 30% de matéria orgânica e 20% de areia. Podem ser plantadas em jardineiras e quando atingirem 10 cm podem ser transplantadas para embalagens individuais. As mudas devem ser formadas na sombra e atingem 30 cm com 10 a 12 meses de vida.

 

 

 

  Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 5 x 5 ou 6 x 6  m em covas abertas com no mínimo 2 meses antes do plantio, estas devem ter 50 cm nas 3 dimensões e convém misturar 30% de areia saibro + 6 pás de matéria orgânica aos 30 cm de terra da superfície da cova; misturando junto + 500 g de calcário e 1 kg de cinzas de madeira. A melhor época de plantio é outubro a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.

 

 

 

  Cultivando: A planta cresce rápido e não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície com capim cortado e eliminar qualquer erva daninha que possa sufocar a planta. Deve-se fazer podas no fim do inverno para fazer a formação da planta eliminando ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa. Adubar com 4 kg de composto orgânico feito de esterco de galinha curtido e 30 gramas de NPK 10-10-10. Distribuir os nutrientes à 5 cm superficialmente a 20 cm do caule no inicio do mês de outubro.

 

 

  Usos: Frutifica nos meses de outubro a dezembro. Os frutos são deliciosos para serem consumidos in-natura ou aproveitados para fazer sucos, doces, rechear bolos e sorvetes. A árvore é ornamental e ótima para arborização urbana e as flores são melíferas.

Grumixama
EUGENIA BRASILIENSIS 

Grumixama

EUGENIA BRASILIENSIS 

Grumixama a cereja do Norte

 A Grumixama é uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica, que pertence a família das Myrtaceae e também pode ser chamada de grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti e gurumixameira. Sua árvore está sendo ameaçada de extinção, e pode atingir até 15 metros de altura.

 A origem do seu nome Grumixama, segundo o vocabulário Tupi-Guarani, provém de “guamichã” que quer dizer: o que pega na língua. Seu fruto “pega na língua” por ser bastante palatável e com sabor inigualável, e ainda é uma mistura de doçura e acidez, um misto de Pitanga e Jabuticaba.

 Ainda pouco conhecida, mas já foi identificado algumas propriedades como Vitamina C e do complexo B (B1, B2), Niacina, flavonoides e outros, estão presentes nessa frutinha bem diferente.

Então, confira os  Benefícios da Grumixama 

 Grumixama é Rica em Antioxidantes: A Grumixama é rica em antioxidantes que possuem como papel principal proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Uma dieta rica com o consumo de Grumixama colabora para a redução da situação de Estresse oxidativo (desequilíbrio entre os níveis de radicais livres e antioxidantes). 

 Combate doenças cardiovasculares: Ainda por conta dos antioxidantes presentes em sua composição, a grumixama também pode ajudar a combater vários tipos de doenças cardiovasculares, como arteriosclerose, hipertensão, AVCs e ataques cardíacos. Isso porque as suas propriedades são capazes de eliminar os radicais livres presentes no organismo, principais causadores de problemas no coração.

 Grumixama Como Expectorante: Foi descoberto que a Grumixama pode ser usada como expectorante para cessar a Tosse, quando adicionada a um xarope com a sua casca e um pouco de mel é capaz de provocar ou promover a remoção de impurezas do ar inspirado. Para uma melhor compreensão,  a Grumixama ajuda na expectoração ou seja, na eliminação das secreções.

 Grumixama é Fonte de Vitamina C: A Grumixama possui alto teor de Vitamina C que sua principal função é produzir e nutrir o Colágeno, um nutriente encontrado nos vasos da pele, ligamentos e no sangue. A Vitamina C é fundamental para a cicatrização da pele, para a manutenção dos vasos sanguíneos, ajuda a cuidar do Coração, a proteger de certas doenças degenerativas, além de participar na metabolização de outros nutrientes e vitaminas.

 Grumixama Funciona Como Adstringente: Funcionando também como adstringente, a Grumixama além das funções comuns aos tônicos, complementa a limpeza da pele, fecha temporariamente os poros e ajuda a controlar a oleosidade da pele.

  Como Diurético: A Grumixama funciona como diurético que atua no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário. Também promovem a eliminação de eletrólitos como o Sódio e o Potássio, sendo usados no tratamento da Hipertensão, insuficiência renal, insuficiência cardíaca ou cirrose hepática, pois perda de Sódio provoca redução de líquido extracelular.

 Por conta disso, ao consumir a fruta diariamente, você pode conseguir a eliminação dos eletrólitos, como potássio e sódio, ajudando no combate a problemas como hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou cirrose hepática. Para quem não sabe, perda de sódio pode provocar a redução do líquido extracelular.

 Melhora os rins: A grumixama possui propriedades diuréticas, o que quer dizer que ela pode ser consumida para atuar no melhor funcionamento dos rins, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário.

Combate a retenção líquida: Por ajudar na remoção das substâncias químicas tóxicas do organismo, comer a grumixama pode auxiliar no combate à retenção líquida, podendo evitar os terríveis inchaços na barriga que dão a sensação de aumento de peso.

 Prevenção do Câncer: Existem alguns alimentos que ajudam a prevenir o Câncer, entre esses alimentos, as frutas também estão incluídas e a Grumixama, desempenha seu papel na prevenção do Câncer muito bem, devido a substâncias específicas, como os antioxidantes encontrados nela que protegem as células do organismo ajudando a combater e a evitar o aparecimento de Câncer.

Outros Benefícios da Grumixama:

  Auxilia na remoção de substâncias químicas tóxicas do nosso corpo;

 ► Participa do processo de Digestão e absorção de Carboidratos, gorduras e Proteínas e da  produção de energia a partir deles;

 ► Auxilia na produção de ácido clorídrico (HCL), o ácido do Estômago, fundamental para uma boa Digestão;

 ► Participa da produção de hormônios sexuais e hormônios relacionados ao Estresse;

 ► Importante para a ação de enzimas antioxidantes;

 ► Contribui com o bom funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso;

 ► Energizante;

 ► Revitalizante;

 ► Rico em Vitamina B1 e B2.

Fotos de 2 variedades
Grumichama ou Grumixama Amarela
( Eugenia brasiliensis )
Grumichama ou Grumixama Preta Anã ( Eugenia itaguahiensis )