Cultivando

 

 

 


 

  A framboesa, pertencente à família das rosáceas, é uma planta de clima temperado e tem seu sistema radicular fasciculado. Esse sistema se desenvolve horizontalmente e emite a cada ano numerosas novas hastes chamadas rebentos, inicialmente herbáceas mas que se lignificam no decorrer do verão. Nas hastes, em seu 2º ano de emergência, desenvolvem-se as ramificações laterais denominadas ramos frutíferos.

 


 

   Cultivares: Heritage, September, Berkeley (Brasil).


 

  Clima e solo: A planta prefere inverno com baixas temperaturas constantes e verão relativamente fresco, caracterizados por uma oscilação de temperatura entre o dia e a noite. Necessita de precipitação entre 700 e 900mm de anuais. Altitude entre 1.300 e 1.400m. Prefere solos ricos em matéria orgânica, profundos e bem drenados.


 

  Práticas de conservação do solo: Plantar em nível. Manter entre linhas roçadas.


 

  Propagação: Estacas enraizadas de 50cm de altura retiradas da própria plantação de maio a junho, e que são colocadas em feixes e enterradas no solo em local sombreado, arejado e não alagado.


 

  Plantio: É realizado em início de setembro. As mudas devem ter 50cm de altura.


 

  Espaçamento: 0,30 x 2,00m.


 

  Mudas necessárias: 16.600/ha.


 

  Sulcos: 30cm de profundidade.


 

  Calagem e adubação: Durante o preparo do solo, deverá ser feita uma calagem em toda a área para elevar a saturação por bases a 70%, usando calcário dolomítico.


 

  Adubação de plantio: Na linha do plantio aplicar 16 t/ha de esterco curtido de curral ou 44 t/ha de esterco de galinha e 45 a 90 kg/ha de P2O5.


 

 Adubação de produção: Plantas em produção, aplicar no sulco, afastado do caule, após o período de dormência até o florescimento de 50 a 100 kg/ha de N, 30 a 90 kg/ha P2O5, 75 a 125 kg/ha de K2O e 50 a 100 kg/ha de Mg subdivididos em 3 aplicações nos meses de setembro, outubro e novembro.


 

  Pragas e doenças: Doenças – antracnose, oídio, cancro do talo, cancro das raízes. Pragas – ácaros. Não há produtos registrados para controle até junho/97.


 

  Outros tratos culturais: O sistema de condução da cultura é o de espaldeira. Os arames são colocados a 60, 110 e 170cm do solo. Os mourões são colocados a 50cm de distância.


 

  Podas:


a) eliminação dos ramos que frutificaram;
b) eliminação das hastes em excesso;
c) diminuição da altura das hastes.

 

  Colheita: dezembro a início de janeiro.

 

  Produtividade normal: 2 a 5 t/ha de frutos.

 

  Comercialização: na forma de polpa congelada, sucos e geléias.

 

Fonte: Boletim, IAC, 200, 1998.

    Framboesa

                 Rubus idaeus L.

Fotos de 2 Variedades
Framboesa Silvestre
( Rubus rosifolius )
Framboesa Vermelha
Européia ( Rubus idaeus )

    Framboesa         Rubus idaeus L.

A Framboesa

   A Framboesa é uma fruta comestível pertencente ao gênero Rubus da família rosa, acredita-se que a Framboesa seja nativa da Ásia Oriental e do Norte da Ásia, mas agora é amplamente cultivada em todo o mundo.

 

 A Framboesa tem em uma variedade de cores, que vão desde preto, roxo, vermelho, laranja, dourado e branco. Várias formas de Framboesa são cultivadas em todo o mundo, mas as Framboesa vermelha são as mais cultivados, elas são derivadas de um híbrido entre a Framboesa europeia e Framboesa americana.

 O sabor da Framboesa varia de doce a ácido, o que depende das formas cultivadas, e são inúmeros seus benefícios.

Confira  os Benefícios da Framboesa para Saúde:

  Benefícios da Framboesa para Prevenir o Câncer: Uma pesquisa revelou que a Framboesa previne o câncer, o que inclui o câncer de mama, do colo do útero, do cólon e da próstata. Os fito nutrientes presentes na Framboesa desempenham um papel importante na redução do estresse oxidativo, reduzindo a inflamação e alterando o desenvolvimento e reprodução de células cancerosas.

 

 Os fito nutrientes também alteram os sinais que são enviados para potenciais ou existentes células cancerosas. Devido ao papel dos radicais livres no processo de envelhecimento, as Framboesa também retardam os sinais de envelhecimento.

 

  Benefícios da Framboesa com Propriedades Antioxidantes: A Framboesa contém um teor muito elevado de antioxidantes. É fato que os antioxidantes são bem conhecidos por envelhecer a pele lentamente. A Framboesa tem 10 vezes mais a quantidade de antioxidantes do que os tomates.

 

  Benefícios da Framboesa para a Saúde dos Olhos: A Framboesa protege os olhos da degeneração macular por causa de seu alto teor de antioxidantes. As Framboesa têm uma quantidade significativa de antioxidantes, que são úteis na prevenção do câncer, doenças cardíacas e degeneração macular dos olhos.

 

  Benefícios da Framboesa com Propriedades Anti-inflamatórias: A Framboesa evita danos às membranas celulares e outros componentes, reduzindo o crescimento de fungos e bactérias no corpo. A Framboesa também reduz as reações alérgicas devido à ação anti-histamina, as Framboesas reduzem a febre, diarreia, alivia a bexiga e previne a infecção do trato urinário.

 

  Benefícios da Framboesa para Estimular o Crescimento do Cabelo: A Framboesa tem um bom conteúdo de ácidos fólico, que são essenciais para induzir o crescimento do cabelo.

  Benefícios da Framboesa para o Estômago: Comer Framboesa ajuda a manter um peso saudável de várias maneiras. A Framboesa é rica em fibra solúvel que fornece uma sensação de plenitude, o que evita que uma pessoa coma excessivamente.

  Os carboidratos da Framboesa são liberados lentamente. Isso evita o aumento repentino e a diminuição nos níveis de açúcar no sangue que ajuda a controlar a fome e ânsias. Framboesa é baixa em calorias e são ricos em fibra solúvel que mantém o estômago cheio e reduz as dores causadas pela fome.

 

  Benefícios da Framboesa para o Aumento de Peso: As cetonas presentes na Framboesa aumentam o metabolismo em nossas células de gordura, aumentando a atividade enzimática, o consumo de oxigênio e a produção de calor em certos tipos de células de gordura. O metabolismo de gordura também leva à redução de moléculas pró-inflamatórias, que são produzidas por nossas células de gordura.

 

  Benefícios da Framboesa para os Vasos Sanguíneos: A vitamina C presente na Framboesa é necessária para o crescimento e reparação das células do corpo. A Framboesa ajuda o corpo a fazer e reparar as células da pele, ossos, ligamentos e vasos sanguíneos.

 

  Benefícios da Framboesa para o Couro Cabeludo: A Framboesa tem boa quantidade de vitamina C. A vitamina C é considerada benéfica na promoção de um couro cabeludo saudável.

 

  Benefícios da Framboesa para os Ossos: O manganês é abundante em Framboesa, este mineral compõe o composto chamado de superóxido dismutase, que combate os radicais livres. A Framboesa diminui a síndrome pré-menstrual, melhora a saúde óssea, diminui a dor da artrite e fornece proteção contra colesterol lipoproteína de baixa densidade no diabetes.

Suco de Framboesa 

  Benefícios da Framboesa para Controlar a Diabete: A Framboesa tem um baixo índice glicêmico, que resulta na quebra lenta de carboidratos e, portanto, retarda a liberação de açúcar no sangue, isso provoca uma baixa demanda de insulina pelo corpo e é benéfico para pacientes diabéticos. A Framboesa ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes.

 

  Benefícios da Framboesa para Controlar a Queda de Cabelo: As Framboesas estão cheias de vitaminas do complexo B, estas vitaminas são essenciais quando se trata de reduzir a queda de cabelo e o envelhecimento, assim como melhorar o crescimento.

 

  Benefícios da Framboesa para Crianças: O chá feito de folhas de Framboesa regula os períodos, alivia cãibras e incentiva o nascimento rápido da criança.

 A Framboesa também fortalece o leite materno, as folhas da Framboesa curam também a dor de garganta e outros distúrbios digestivos, além de tonificar o sistema reprodutivo.

 

  Benefícios da Framboesa para a Pele: A Framboesa vermelha contêm antocianinas, os nutrientes que são extremamente essenciais para manter uma pele jovem e um belo tom de pele.

  As antocianinas emprestam aquela cor bonita para Framboesa e pode fazer o mesmo por você. A Framboesa também pode ajudá-lo a lutar contra bactérias e fungos.

 

  

  Benefícios da Framboesa Contra a Eczema: As sementes de Framboesa contêm uma grande quantidade de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Estes ácidos são grandes aliados no tratamento de problemas de pele, como eczema e psoríase.