Duku ou Langsat
Lansium domesticum

Detalhes de Cultivo

 

 Langsat ou Duku é uma planta subtropical.

 É uma árvore de floresta de terras tropicais e, mesmo em sua faixa nativa, não pode ser cultivada em altitudes acima de 650 a 750 metros.

 A faixa de temperatura para o crescimento é relatada para ser 12 - 40 ° c com o melhor entre 20 - 35 ° c;

 Precisa de uma atmosfera úmida e abundante de umidade e não tolerará longas estações secas; 

 

 A faixa anual de precipitação para o crescimento é reportada em 1.000 - 3.000mm com o melhor entre 1.400 - 2.200mm;

 

Pode lidar com uma estação seca, se a sombra e o fornecimento de umidade forem adequados;

 

 Em Java, por exemplo, a árvore cresce em áreas com 6 a 12 meses úmidos se houver mais de 100 mm de precipitação mensal;

 As plantas jovens requerem sombra do sol forte, mas as plantas mais antigas podem tolerar o pleno sol, embora alguma sombra ainda seja benéfica;

 

 Cresce melhor em um solo ligeiramente ácido, humus-rico, bem drenado e fértil;

 

 Não gosta de solos pesados;

 Prefere um pH na faixa de 6 a 6,5, tolerando 5.5 - 7.5;

 As árvores estão rasgadas e se beneficiam de uma camada grossa de matéria orgânica para proteger suas numerosas raízes alimentares;

 

 Uma planta de crescimento lento, as mudas demoram entre 12 e 20 anos antes de terem sua primeira safra, enquanto que as árvores enxertadas podem ser cultivadas dentro de 5 a 6 anos;

 

 As árvores nem sempre crescem e frutos bem fora da Ásia. Existem pomares comerciais bem sucedidos no Suriname, embora a planta tenha sido infrutífera em Honduras. Sucede em Trinidad e Porto Rico.

Duku ou Langsat

Lansium domesticum

Duku, uma fruta com vários benefícios, confira:  

 Quando ainda está esverdeado, o Duku possui um sabor amargo, mas quando sua casca começa a ficar amarelada, este é um sinal de que a fruta está madura e seu gosto está mais doce.

 

  Há quem ache o Duku amargo, mas seu sabor só fica amargo quando mordido junto com a semente de dentro.Esta espécie está relacionada com as árvores de mogno. Também marcado como uma flor da província da indonésia de Sumatra sul.

 

 Esta fruta é muito interessante, pois seu tamanho é muito pequeno e sua cor translúcida. Possui um formato oval e pode ser encontrada no no Sudeste da Ásia, regiões indianas. E seu gosto é bem parecido com o gosto da Toranja.

Confira os  Benefícios do Duku para Saúde:

 

  Propriedades Antioxidantes: O Duku é fonte de Vitamina C que como sabemos, atua como um antioxidante. Os antioxidantes são nutrientes que tem como função bloquear alguns dos danos causados por radicais livres, os quais são produzidos pelo corpo quando acontece o processo de mudança de alimentos em energia. 

 

  Para Saúde da Gengiva: Graças ao alto teor de Vitamina C contida no Duku ela irá desempenhar um papel ativo que ajudará a manter a saudável as nossas gengivas.

 

  Para Pele: A Vitamina C  presente no Duku é um eficaz antioxidante para combater os radicais livres que é uma das principais causas do envelhecimento precoce.

 

  Acelera a Recuperação: Como nós sabemos que a Vitamina C é necessária para todas as pessoas, tanto aqueles que querem se encaixar na realização de rotinas diárias, bem como um profissional atleta. Ela também pode ajudar a manter a imunidade e ajudar a um atleta em sua recuperação após um treino intenso .

 

  Para Sistema Digestivo: A fruta do Duku contém alto teor de Fibras, por isso é útil para melhorar o sistema digestivo, impedindo o Câncer de Cólon e livrar o corpo de cancro causado pelos radicais livres.

 Fortalece os Dentes: Graças ao teor de Fósforo contido no Duku, ele pode ajudar a fortalecer os dentes. Se consumido Duku regularmente,  tenha a certeza que terá dentes saudáveis.

 

 

  Para Pele: A quantidade de Vitamina E em Duku é muito importante para a saúde da pele, através da manutenção, melhora a pele dando elasticidade e umidade, previne o envelhecimento precoce, protege a pele dos danos causados por exposição à luz ultravioleta, bem como acelera o processo de cicatrização.