Castanha Portuguêsa
Castanea sativa

Cultivando

 

Nome Científico: Castanea sativa

Família: Fagaceae

Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais

Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical

Origem: Anatólia, Bálcãs, Cáucaso, Europa

Nomes Populares: Castanha-portuguesa, Castanheira, Castanheira-portuguesa, Castanheiro, Castanheiro-bravo, Castanheiro-europeu, Castinheiro, Castiro, Pinhão-doce.

Altura: acima de 12 metros

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

 A castanha-portuguesa é uma árvore grande, de cerca de 20 a 30 m de altura, de grande valor ornamental. Sua copa é arredondada e o tronco liso quando a planta é jovem, a medida que vai envelhecendo torna-se fendido na superfície. As folhas são lanceoladas, com bordos denteados e veias salientes.

 

 As flores diferem-se em masculinas e femininas. As masculinas são amareladas ou brancas e assemelham-se a pequenos rabos de gato. As femininas são menos numerosas e protegidas por espinhos. Os frutos são na verdade as castanhas e se apresentam em número de um a três, guardadas por um invólucro espinhoso, conhecido por ouriço. São muito saborosos e apreciados em diversos pratos, cozidos, assados ou crus.

 

A floração e a frutificação ocorrem no outono.

 

 Colheita: de outubro a maio e a partir do quarto ano do plantio para comercialização.

 Devido ao porte avantajado, a castanha-portuguesa presta-se para áreas também grandes, como parques e jardins extensos. Para a produção de castanhas, é necessário o plantio de mais de uma árvore, pois não realiza a autopolinização. Sua madeira é muito resistente e rica em tanino, e é utilizada na indústria de móveis, couros, tonéis e na construção civil. É conhecida também por suas propriedades medicinais, no combate a diarréia e problemas respiratórios. O florescimento exuberante da castanheira atrai abelhas.

 

 Dicas:

 

 Escolha um local ensolarado. As castanheiras crescem melhor quando cultivadas sob luz solar direta. Para melhores resultados, escolha um local que receba seis ou mais horas de luz solar direta todos os dia durante a estação de crescimento.

Solo:

 Se possível, considere plantar a árvore no topo de uma ligeira inclinação. Fazer isso pode ajudar a drenar o excesso de água e evitar que as raízes fiquem encharcadas. Nunca plante castanhas na base de uma inclinação.

 Preste atenção à qualidade do solo. O melhor solo para castanheiras são aqueles com boa drenagem e ligeiramente ácidos.

 As castanheiras prosperaram em solos profundos e arenosos. Os solos que contêm rochas e cascalho também são aceitáveis.

 Evite solos argilosos pesados. A única maneira de uma castanheira sobreviver em um solo de argila é se ela for plantada no topo de uma inclinação.

 Idealmente, o solo deverá ter um pH entre 4,5 e 6,5. Evite solos calcários, uma vez que o pH é frequentemente muito alcalino para uma castanheira sobreviver.

Espaçamento:

 Dê muito espaço à árvore. Certifique-se de que cada castanheira tenha 12 m de espaço livre em todas as direções para permitir um crescimento adequado.

 Se quiser apressar grandes safras de castanhas, você pode plantar várias árvores na metade dessa distância, cerca de 6 m uma da outra, para que elas comecem a se amontoar e polinizar mais rápido.

 

Importante:

 Plante ao menos duas árvores. Uma única castanheira nunca produzirá quaisquer castanhas. Se você deseja que a árvore reproduza, é necessário que haja uma segunda árvore a menos de 60 m de distância.

 

 Plante duas variedades de castanha diferentes para promover a polinização cruzada.

 

 Verifique com os vizinhos. Se um vizinho próximo tiver uma castanheira crescendo no quintal, isso pode ser suficiente para a sua.

Castanha Portuguesa
Castanea sativa

Os Benefícios da Castanha Portuguesa para saúde são muitos, confira:

 A Castanha Portuguesa possui grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo.  Além disso, a castanheira, castanheira portuguesa, castanheira verdadeira ou, ainda, castanheira européia, como também é chamada em terras brasileiras, é uma árvore proveniente da Europa.

 A castanha deve seu nome à cidade de Castana, localizada na antiga Tessália, na Grécia, onde até os nossos dias é cultivada em escala comercial. A Castanha Portuguesa veio para o Brasil, da Península Ibérica ou Itálica, onde também é muito cultivada e apreciada.

 

 A Castanha Portuguesa é uma árvore grande, de cerca de 20 a 30 m de altura, de grande valor ornamental. Sua copa é arredondada e o tronco liso quando a planta é jovem, a medida que vai envelhecendo torna-se fendido na superfície. As folhas são lanceoladas, com bordos denteados e veias salientes.

 

 

Confira agora os benefícios da Castanha Portuguesa para a saúde:

  Saúde Muscular: As proteínas presentes na Castanha Portuguesa desempenham um papel importante na contração muscular e coordenação. As proteínas estão presentes nos tecidos musculares sob a forma de diversos microfilamentos e fornece a estrutura muscular.

 

 Benefícios para o Organismo: A Castanha Portuguesa têm um conteúdo mineral importante, que desempenha funções essenciais no organismo humano, apresenta uma quantidade significativa de ferro, atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

 

  Aumenta Imunidade: Por conter uma grande concentração de vitamina C e outros antioxidantes importantes, a Castanha Portuguesa é um ótimo alimento para fortalecer o sistema imunológico. 

 A vitamina C não só estimula a produção de glóbulos brancos, como também age como antioxidante, bloqueando a ação de radicais livres antes que eles possam prejudicar células saudáveis, causando doenças crônicas e até alguns tipos de câncer.

 

  Retarda o Envelhecimento: As vitaminas E e C presente na Castanha Portuguesa age no organismo como agente antioxidante, combate os radicais livres e o retardo no envelhecimento; a segunda é importante na defesa do organismo contra infecções e fundamental na integridade das paredes dos vasos sanguíneos.

  Diminuir o Colesterol: A Castanha Portuguesa possui quantidades significativas de fibra, no organismo é responsável pelo aumento da viscosidade do conteúdo intestinal e redução do colesterol plasmático, eleva o volume do bolo fecal, reduz o tempo de trânsito no intestino grosso e torna a eliminação fecal mais fácil e rápida.

 

  Sistema Digestivo: No mundo das  castanhas, a Castanha Portuguesa é uma das que mais contêm fibras em sua composição, fazendo dela uma ótima escolha para quem tem problemas gastrointestinais. Em cada 100 gramas, 3 são de fibras. As fibras ajudam a dar forma à massa fecal, facilitando o trânsito intestinal e regulando os movimentos peristálticos.

 

  Contra o Stress: A Vitamina C presente na Castanha Portuguesa é capaz de provocar uma diminuição nos níveis de Cortisol, hormônio que é estimulado pelo estresse e que é responsável por muitos de seus efeitos nocivos.

 

  Prevenir Inflamações: A Castanha Portuguesa possui grandes quantidades de nutrientes que são essenciais para prevenir inflamações no corpo. Além disso, a Castanha Portuguesa não só previne inflamações como alguns desconfortos, como a constipação e a diarreia. Uma dieta abundante em fibras também pode ajudar na absorção de nutrientes, o que significa que você estaria se aproveitando ainda mais das propriedades de todos os alimentos que consumir.

 

  Acelerar o Metabolismo: O carboidrato presente na Castanha Portuguesa é composto por dois tipos de amido, o amilose e o amilopectina. O primeiro é responsável por fornecer energia e o outro por efeitos positivos sobre as funções do intestino. Além de fornecer energia para exercer funções metabólicas, ainda existem outras funções importantíssimas desempenhadas pelo nutriente.

 

  Melhorar a Função Cerebral: A Castanha Portuguesa possui diversos nutrientes que colaboram com a função cerebral e cognição. Primeiramente, ela é rica em vitaminas do complexo B, substâncias diretamente relacionadas ao desenvolvimento neurológico. Além disso, o potássio encontrado na Castanha Portuguesa pode melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, promovendo melhor saúde do sistema nervoso, favorecendo a concentração e a memória.

 

  Prevenção de Doenças Crônicas: Muitas doenças crônicas são desencadeadas através da ação dos radicais livres, subprodutos da respiração celular que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Os radicais livres podem causar a mutação celular, resultando em alguns tipos de câncer, além de algumas doenças crônicas como o Alzheimer. 

 Sem os antioxidantes, como os encontrados na Castanha Portuguesa, nosso organismo estaria lutando a todo o tempo contra a ação dos radicais livres, por isso consumir alimentos ricos em antioxidantes melhora a defesa natural do corpo.

 Reduzir o Risco de AVC: Nosso organismo precisa de alguns tipos de gordura que são essenciais para o corpo, como é o caso dos ácidos graxos, abundantes na Castanha Portuguesa e na maioria das castanha. Estas substâncias são capazes de regular o colesterol, diminuir a inflamação do corpo e prevenir os coágulos de sangue, reduzindo o risco de AVC, ataque cardíaco e outras doenças cardíacas.

 

  Doenças Respiratórias: A maior parte das doenças respiratórias está associada à inflamação, como é o caso da tosse, resfriados e bronquite. Para melhorar o quadro geral, é recomendado o uso de expectorantes. Esses benefícios da Castanha Portuguesa provêm de suas propriedades expectorantes, que podem ajudar na saúde respiratória, evitando e tratando algumas enfermidades relacionadas a inflamações.

 

  Perder  Peso: Para perder peso com saúde, nada melhor do que aliar uma rotina de exercícios com uma alimentação cheia de nutrientes. E para isso, também há Benefícios da Castanha Portuguesa. 

 Além de seu grande teor de nutrientes, ela é uma das castanhas que mais possui fibras. São elas que te deixam satisfeito por mais tempo e naturalmente tiram seu apetite. Além disso, a água e os minerais em sua composição ajudam a controlar e reabastecer a perda de eletrólitos se você faz exercícios físicos.

 

  Fortalecimento dos Ossos: Cobre e magnésio são minerais essenciais para a saúde óssea, o primeiro ajudando no processo de absorção de ferro e o segundo aumentando a densidade dos ossos. Além destes dois minerais, as castanhas portuguesas também são fonte de cálcio e fósforo, que podem ajudar no crescimento e desenvolvimento dos ossos, além de prevenir doenças como a osteoporose.

 

  Melhorar a Função da Tireoide: A tireoide é responsável pela produção dos hormônios triodotironina (T3) e tiroxina (T4), por regular o ritmo em que o nosso corpo usa energia e por controlar a sensibilidade do nosso corpo a outros hormônios. O ácido elágico presente na Castanha Portuguesa ajuda a manter as funções da tireoide quando alguém sofre de hipertireoidismo, já que ele suprime a secreção de hormônio, trazendo assim um controle sobre a glândula da tireoide.

 

  Pele: A Vitamina A presente na Castanha Portuguesa ajuda a manter o corpo livre de radicais e toxinas livres, que podem causar danos à sua pele. Ela ajuda a manter a pele macia e suave, garantindo a retenção de umidade, evitando assim as condições de secura, queratinização e de pele, como psoríase.

  Regular os Hormônios: A Castanha Portuguesa têm um conteúdo mineral importante, que desempenha funções essenciais no organismo humano, apresenta uma quantidade significativa de ferro, atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. 

 Os Minerais são nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Além de regular enzimas e hormônios, participam da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular, do funcionamento cerebral e do equilíbrio do organismo como um todo. Devem ser ingeridos através da alimentação, já que não são produzidos pelo organismo.

 

  Durante a Gestação: Mulheres grávidas devem consumir porções extras de alimentos nutritivos, já que precisam oferecer ao seu bebê uma boa dose de vitaminas e minerais que vão ajudar no seu desenvolvimento. A Castanha Portuguesa equilibra os eletrólitos no organismo, prevenindo a recorrência de cólicas, além de fornecer cálcio e vitaminas importantes para os ossos. Seu alto teor de fibras também pode ajudar na prevenção de prisão de ventre, colaborando para um fluxo intestinal mais saudável.

 

  Fornecer Energia: O carboidrato presente na Castanha Portuguesa é composto por dois tipos de amido, o amilose e o amilopectina. O primeiro é responsável por fornecer energia e o outro por efeitos positivos sobre as funções do intestino.