Cultivando

Como plantar Carambola: 


 A caramboleira é de clima tropical, quente e úmido, não aguenta frio e nem geadas. 
 Necessita temperatura média anual de 25ºC e chuvas acima de 1.000 mm anuais (bem distribuídos), boa luminosidade (pelo menos 2.000 horas luz/ano) e umidade relativa do ar em torno de 80%. 

Solo:

 A planta prefere solos areno-argilosos profundos, muito drenados, em terrenos planos e ligeiramente ondulados, com pH entre 6 e 6,5. Áreas com possibilidades de encharcamento devem ser evitadas. 

 

Propagação:


 A propagação é feita por sementes, por alporquia ou por enxerto. Quando realizada com sementes, estas devem ser de origem de frutos isentos de doenças e pragas, de plantas precoces, produtivas, sadias e vigorosas. 
  Fazer a semeadura em canteiro de barro e esterco curtido, então as sementes são lançadas em sulcos paralelos com espaçamento de 10 cm. 
  Uma das opções é usar sacos de polietileno, com as dimensões 18 cm x 30 cm preenchidos com uma mistura 1:2:1 (barro:esterco:areia lavada) adicionando-se 2,5 kg de superfosfato simples e 1 kg de cloreto de potássio por m3 de mistura. 
  Põe-se de 3 a 5 sementes por saco, de 1 ou 2 cm de profundidade. 

 

Mudas:


  Assim que as mudas alcançarem 5 cm de altura, deixa-se a mais vigorosa, eliminado as mais fracas. 
Depois de 7 a 11 meses, a muda estará com 25 cm de altura, momento certo para o plantio definitivo. 
Trinta dias antes do plantio devem ser abertas as covas com as dimensões mínimas de 40 x 40 x 40 cm, com espaçamento entre 4 x 4 m a 6 x 6 m. 

 

Adubação:


   Para a planta obter bom desenvolvimento, realizar a adubação de plantio. Quando na abertura da cova, por, no fundo, 300 gramas de calcário dolomítico e 20 litros de esterco de curral bem curtido cobrindo com terra. 
  Antes de plantar, misturar 300 g de superfosfato simples e 100 g de cloreto de potássio à terra retirada e lançar um pouco na cova. 
  A análise do solo deve ser feita, verificando-se as carências de nutrientes e a necessidade de adubação.
Deve ser repetida a cada 3 ou 4 anos, para garantir a "saúde" da planta. 

 

 

Plantio:


 A época indicada para proceder o plantio é no início da estação das chuvas e nas horas frescas do dia. Plantando com cuidado e após, irrigar a cova com aproximadamente 15 litros de água. 
Ocorrendo falta de chuvas irrigar a cova semanalmente, com 20 litros de água por 4 a 6 semanas. 

 Realizar a capina, evitando concorrência de ervas daninhas.

 

 

Podas:

 Podar o excesso de ramos de dentro da copa, e ao longo da vida da planta extrair os ramos secos e doentes. 

 

 

Frutificação:


 As plantas originadas de sementes iniciam frutificação a partir do 3º ano e as enxertadas a partir do 2º ano. 
 Somente após o 4º ou 5º ano, a frutificação entra em escala comercial, em contrapartida permanece por 20 anos.

 Uma caramboleira produz anualmente de 1.000 a 2.000 frutos. 

Carambola

Averrhoa carambola

Características

Benefícios da Carambola 

 

 A Carambola quando comparado com os outras frutas tropicais o teor calórico é muito menor. No entanto, A carambola pode se orgulhar por ter uma abundância de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes importantes para saúde. A carne e casca deste fruto exótico é uma grande fonte de fibra dietética que ajuda na digestão e na redução do colesterol. Carambola é rico em fito-nutrientes e compostos flavonoides polifenólicos, como a epicatequina, quercetina e ácido gálico, que têm potentes propriedades antioxidantes.

 Além disso, a Carambola é uma excelente fonte de vitaminas, como a Vitamina C, Vitamina A e vitaminas do grupo B, como Tiamina, Niacina, Riboflavina, Vitamina B6 e ácido fólico. Ele também contém uma série de minerais essenciais tais como Cálcio, Magnésio, Potássio, Zinco, Cobre, Fósforo e Ferro. A riqueza de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras da carambola oferece inúmeros benefícios à saúde, além de diminuir os riscos de muitas doenças e problemas de saúde.
 

 A carambola contém grandes quantidades de ácido oxálico e, portanto, não é recomendado para pessoas que sofrem de doenças renais. Aqueles que têm insuficiência renal, problemas renais ou submetidos a diálise deve evitar a carambola a qualquer custo, pois pode ser extremamente perigoso e pode até levar à morte. 

  Contra o envelhecimento: A ingestão regular de carambola pode atrasar o processo de envelhecimento, pois é rico em antioxidantes que eliminam os radicais livres que causam danos às células. o estresse oxidativo causado por esses radicais livres que levam ao envelhecimento prematuro e o aparecimento de sinais de envelhecimento como rugas, linhas finas e manchas escuras. Então, A carambola vai lutar contra os radicais livres e ainda irá lhe ajuda a manter jovem e saudável.

 

  Pele: Carambola é considerada um excelente anti-inflamatório e, consequentemente, tem sido usado como um remédio para doenças de pele. Este fruto é rico em flavonóides e outros antioxidantes que possuem efeitos anti-inflamatórios. Carambola tem sido utilizada na medicina popular tradicional no tratamento de várias doenças de pele, como a psoríase e a dermatite atópica e os seus usos tem sido apoiado por estudos com animais .

 Carambola tem alto teor de água, que ajuda a hidratar e hidratar a pele. É uma boa fonte de zinco, que ajuda na prevenção da acne. Além disso, As propriedades anti-microbianas dessa fruta também ajuda na prevenção da acne, espinhas e outras infecções de pele.

 

 

  Cabelo: Carambola é rica em nutrientes que ajudam a manter o crescimento saudável do cabelo. Estes nutrientes evitam a perda de cabelo e ajuda a manter o cabelo saudável e forte. Com suas propriedades antioxidantes e ação anti-inflamatória, que protege o couro cabeludo dos danos causados pelos radicais livres. Cabelo Seco ou a Perda de cabelo estão associados com baixa ingestão de vitamina C. A Carambola fornece ao cabelo um fornecimento adequado de vitamina C.

 

 

   Digestão: A Carambola é uma rica fonte de fibra solúvel que melhora a digestão. A fibra ajuda na digestão de grandes quantidades de alimentos, de modo que ele pode facilmente passar através do trato digestivo e as fezes e são facilmente expelidos a partir do intestino. 

 

  Câncer: Os radicais livres são considerados como um dos principais contribuintes de várias doenças, sendo um deles o Câncer. Estes radicais livres causam o estresse oxidativo nas células e provocar mutações celulares, levando ao câncer. A Carambola pode ajudar na prevenção de vários tipos de câncer, por ser rica em vitamina C e outros antioxidantes poderosos que podem neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres.

  Diabéticos: A Carambola é uma fruta de baixo teor de açúcar e, portanto, é a escolha ideal para pessoas que sofrem de diabetes. Os altos níveis de fibra nas frutas ajudam a minimizar a difusão de açúcar através da absorção de glicose, evitando picos desnecessários e perigosos nos níveis de glicose no sangue.

  Raízes da carambola têm sido tradicionalmente utilizadas na China no tratamento de problemas digestivos e diabetes. Estudos mostram que a raiz carambola reduz o açúcar no sangue e lipídios em ratos. Ele mostrou ação protetora sobre as células pancreáticas!

 

  Sistema Imunológico: Como mencionado acima, carambola é rica em vitamina C. Ela fornece quase 57% da necessidade diária de vitamina C. Esta vitamina tem uma reputação de ser um poderoso antioxidante que é capaz de estimular o Sistema Imunológico, protegendo assim o seu corpo contra gripes e resfriados. Por isso uma dieta rica em vitamina C é extremamente benéfico para aumentar a sua imunidade.

 

  anti-microbianas: A Carambola foi mostrada que tem poderosas propriedades antimicrobianas e, portanto, comer ou beber seu suco pode ajudar a se livrar de bactérias como E-Coli, salmonela e estafilococos, que são conhecidos por causar problemas intestinais.

 

 coração: A Carambola é pobre em colesterol e gordura saturada, por isso irá ajuda-lo a manter um coração saudável. A Carambola é rica em potássio, portanto, você terá grandes benefícios sobre o seu colesterol e a sua pressão arterial!

 

 

 

 Outros Benefícios da Carambola para saúde:

 

 1- Benefício da Carambola como anti-expectorante e anti-antipiréticos e por isso é usado para tratar a tosse, febre e dor de garganta.

 2- É comum o uso da Carambola no tratamento de dores de cabeça, vômitos, tosse e ressacas. Ela é usada como aperitivo e estimulante do apetite. É eficaz no tratamento da diarreia e febre.

 3- Benefício da Carambola para os ossos, ela é uma excelente fonte de cálcio, com isso ajuda na construção de ossos fortes, evitando assim doenças como a osteoporose.

 4- Benefício da Carambola para os olhos, é uma rica fonte de vitamina A, que desempenha um papel vital em manter os olhos saudáveis.

 5- Benefício da Carambola para Mulheres Grávidas por ser uma boa fonte de vitaminas, como ácido fólico e outros nutrientes que são essenciais para a saúde da mãe e do feto.

 6- Carambola contém muita fibra que absorve colesterol e impede que ele se acumule no sangue. Ela também ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL).

 7- Carambola pode prevenir artrite e gota.

 

  

 

Atenção!!!   Os efeitos colaterais da Carambola

 

 A carambola contém grandes quantidades de ácido oxálico e, portanto, não é recomendado para pessoas que sofrem de doenças renais. Aqueles que têm insuficiência renal, problemas renais ou submetidos a diálise deve evitar carambola a qualquer custo, pois pode virar fatal e pode até levar à morte. 

Carambola

Averrhoa carambola