Características

Cultivando

 

 VARIEDADES x HÍBRIDOS

 

 Os frutos das cultivares existentes possuem coloração verde-clara e devem ser colhidos ainda imaturos, pois possuem maior aceitação por parte do consumidor. O mercado dispõe de seleções melhoradas da cultivar  caserta, bem como de híbridos. A principal vantagem dos híbridos é a maior precocidade em relação às variedades selecionadas.

 

 As plantas das variedades e dos híbridos apresentam folhas mosqueadas e vigoroso crescimento vegetativo em forma de moitas. Ao comprar as sementes, é importante verificar qual a cultivar mais indicada para a época do plantio.

 No grupo das abóboras de moita (abobrinha), as que melhor se prestam para o cultivo são: “Caserta”, “Cocozelli” e “Zucchini”.

ESCOLHA DO LOCAL

 

 Preferir solos com boa drenagem, ricos em matéria orgânica, com baixa acidez – pH entre 5,5 e 6,5 – e, de preferência, locais que já tenham sido cultivados com outras hortaliças (prática de rotação de culturas).

 

 

 

 ÉPOCA DE PLANTIO

 

 Como a abobrinha-italiana não tolera temperaturas baixas, a época ideal de plantio é de agosto a março, podendo ser plantada o ano todo em regiões de clima quente ou ameno.

 

 

 

 CORREÇÃO DA ACIDEZ

 

 Para corrigir a acidez do terreno (calagem), fazer antes a análise do solo para saber a quantidade de calcário a ser aplicada. A abobrinha-italiana é muito exigente em cálcio e magnésio e não produz bem em solos ácidos (pH abaixo de 5,5). Por essa razão, usar calcário dolomítico de boa qualidade e procedência.

 

 O calcário pode ser esparramado a lanço na área toda ou nos sulcos de plantio, com antecedência de 30 a 60 dias do plantio.

 

 

 

 PREPARO DO SOLO

 

 Uma aração bem-feita é suficiente. Gradear, se necessário, principalmente se for incorporar calcário ao solo. Em casos de terreno com declividade superior a 5%, recomenda-se adotar práticas de conservação do solo, como plantio em nível e construção de terraços em nível ou em gradiente, ou até construir faixas de retenção (terraços ou curvas em nível).

 

 Abrir sulcos com espaçamento de 1,5 m entre as fileiras e 20 a 25 cm de profundidade.

 

 Fazer as covas de plantio a cada metro linear de sulco, de forma que o espaçamento seja de 1,5 m x 1,0 m.

 

 No plantio do período seco poderá ser utilizado o espaçamento de 1,50 m entre as fileiras e 70 a 80 cm entre as plantas, colocando duas plantas por cova.

 

 

 

 ADUBAÇÃO BÁSICA DE PLANTIO

 

 A adubação deve ser calculada em função do resultado da análise de solo. Na ausência da análise, de modo geral, recomenda-se a seguinte adubação por cova:

 

– 1,5 kg de composto orgânico;

 

– 70 g de termofosfato ou de superfosfato simples ou, então, 100 g de fertilizante NPK 04-14-08 ou 04-16-08.

 

Misturar bem os adubos com a terra das covas. Fazer irrigação e aguardar 3 a 4 dias para efetuar o plantio.

 

 

 PLANTIO

 

 A propagação da abobrinha-italiana é feita pela semeadura direta, utilizando-se de 3 a 4 sementes por cova. A profundidade é de 4 a 5 cm. Tempo de germinação: 3 a 5 dias.

 

 O semeio também pode ser feito em bandejas de isopor de 128 e 200 células, as quais deverão estar abrigadas em estufas. As mudas estarão prontas para o transplante quando tiverem de 4 a 6 folhas definitivas.

 

 Como em todas as plantas da família das cucurbitáceas, primeiro surgem as flores masculinas, depois aparecem as femininas. Isso acaba provocando problemas de polinização e aborto de frutos. Para melhorar o processo de polinização, faz-se o plantio em fileiras alternadas, de modo que haja uma diferença de 17 a 20 dias entre as datas das semeaduras das fileiras. Isso permite uma melhor polinização e, consequentemente, um aumento da produção e produtividade.

 

 ► Dica: mergulhe as sementes na água e só plante as que afundarem, descartando as que boiarem.

TRATOS CULTURAIS

 

 Quando o plantio for direto na cova, fazer o desbaste das plântulas quando elas tiverem 2 folhas definitivas, deixando 1 a 2, mais vigorosas, por cova.

 

 Manter a lavoura no limpo para evitar a concorrência de ervas daninhas.

 

 Irrigar com frequência, assegurando a umidade do solo e o bom desenvolvimento das plantas. Manter a água da irrigação sob controle, evitando o encharcamento.

 

 Fazer controle de pragas e doenças somente com produtos registrados para a cultura.

 

 Obedecer às dosagens e à carência dos produtos utilizados de acordo com as recomendações do fabricante e ou orientações de um técnico.

 

 A rotação de culturas pode ser feita com hortaliças folhosas, quiabo, feijão e outras leguminosas. Não faça consorciação com outras cucurbitáceas e com as solanáceas (pimentão e batata), mas sim com milho, acelga, amendoim, taioba, vagem e chicória.

 

 

PRAGAS E MOLÉSTIAS

 

Entre as pragas a serem combatidas destacam-se os Pulgões; a Broca das hastes (Margaronia nitidalis); vaquinhas, lagarta-rosca ou a minadora. A doença mais comum é o Oídio, representada por manchas brancas com pó nas folhas e no caule; folhas murchas e amareladas é sinal da podridão das raízes; placas verdes nos frutos representa a Antracnose e folhas novas deformadas e pouco crescimento da planta significa o Mosaico.

   

 

 COLHEITA

 

 Inicia-se aos 40 a 50 dias após o plantio quando os frutos atingirem cerca 20 a 22 cm de comprimento e 4 a 5 cm de diâmetro com os frutos verdes ou verdes-claros e tenros. Recomenda-se fazer 2 apanhas por semana. Mas você pode colher sua abobrinha do tamanho que desejar.

 

Abobrinha
Cucurbita pepo

As abobrinhas podem ser classificadas como:

 Abobrinhas-italianas ou Zuchinni - C. pepo - é o grupo de cultivares mais comum e mais cultivado, cujos frutos são cilíndricos e não alargam ou alargam pouco em direção à extremidade.

 Cocozelle - C. pepo - apresenta longos frutos cilíndricos que alargam na extremidade, formando um bulbo.

Crookneck - C. pepo - apresenta frutos cilíndricos curvos, com alargamento em direção à extremidade. Geralmente, apresentam uma casca com aparência enverrugada, embora também possa ser lisa.

Straightneck - C. pepo - apresenta frutos cilíndricos sem curvatura pronunciada, com alargamento em direção à extremidade. Pode apresentar aparência externa que pode ir de enverrugada à lisa.

Patty pan ou scallop - C. pepo - apresenta frutos achatados ou com forma de disco, frequentemente com ondulações ou projeções na superfície lateral.

Abobrinha-redonda - C. pepo - apresenta frutos arredondados.

Tromboncino ou zucchetta - C. moschata - uma variedade que produz longos frutos curvos com uma extremidade bulbosa. Esta abobrinha apresenta hábito rastejante, não forma moita.

Abobrinha-redonda-escura ou Zapallito - C. máxima - apresenta frutos redondos verde-escuros.

                              Três Receitas de Suco de Abobrinha, confira!

Suco de abobrinha

 

 Para fazer o suco de abobrinha, misture o suco de cinco laranjas com cascas de meia abobrinha. Bata no liquidificador com cinco folhas de hortelã e gelo, coe, adoce e tome gelado.

 

► Suco de abobrinha e cenoura

 

 Passe em uma centrífuga três cenouras, uma abobrinha e uma maçã. Tome este suco uma vez por dia. Ele irá ajudar a melhorar o funcionamento dos intestinos.

 

► Suco de abobrinha e hortelã

 

 Este suco também funciona como ótimo estabilizador dos intestinos. Passe em uma centrífuga uma abobrinha, duas limas sem as cascas e algumas folhas de hortelã. Beba este suco uma vez ao dia.

Confira os Benefícios da Abobrinha .

 

  colesterol: A fibra dietética contida na abobrinha ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sistema, anexando-se com os ácidos biliares que são produzidos pelo fígado para digerir a gordura.

 

 Esta mistura de fibras com ácido biliar retarda a sua capacidade de digerir mais gordura e carregar o fígado para produzir mais ácidos biliares. Os níveis elevados de vitaminas A e C impedem que o colesterol se oxide nos vasos sanguíneos, reduzindo assim o risco de arteriosclerose.

 

  controlar o peso: A abobrinha é eficaz para o controle do peso devido à sua combinação saudável de alto teor de fibra e umidade e um baixo teor calórico. É benéfico para o controle de peso, pois ela controla seu apetite, enchendo-o com água e fibra.

 

 Assim, você pode comer porções maiores de abobrinha e ainda manter sua ingestão calórica baixa. A abobrinha é uma rica fonte de antioxidantes, vitamina A e C e fibra dietética. Você pode efetivamente perder peso consumindo-a sem privar seu corpo de nutrientes vitais.

 

  Saúde Cardiovascular: A abobrinha tem um alto teor de magnésio, sendo que um copo fornece mais de 10% da quantidade diária recomendada. Este mineral reduz o risco de ataque cardíaco e derrame. A abobrinha também contém ácido fólico, uma vitamina que é necessária para quebrar um perigoso aminoácido: homocisteína. Os níveis elevados de homocisteína no sangue podem causar ataque cardíaco e trombose, isto é, coagulação do sangue.

 

  Previne o Câncer: Os altos níveis de fibra nas abobrinhas evitam que as toxinas cancerígenas se estabeleçam no cólon, bem como promove e regula as evacuações. As vitaminas A e C são fortes agentes antioxidantes que destroem os carcinogêneos que podem levar a diferentes tipos de câncer malignos.

  diabetes: A abundância de vitamina do complexo B na abobrinha é benéfica para os diabéticos. A diabetes é causada devido à incapacidade do organismo para metabolizar e regular o nível de açúcar no sangue. Existem muitos tipos de diabetes e a abobrinha é, particularmente, eficaz na prevenção de diabetes tipo 2.

 

 

  saúde ocular: A abobrinha é uma grande fonte de vitamina A, que é benéfica para a saúde ocular. A vitamina C, juntamente com betacaroteno, zinco e manganês, age como um antioxidante para proteger seus olhos.

 

 A abobrinha ajuda no desenvolvimento das células dos seus olhos, melhorando, assim, a sua visão. Ela também pode ser usada externamente para remover bolsas em torno de seus olhos, que podem ser causadas devido à retenção de água excessiva.

 

 

 Pressão Arterial: O potássio e magnésio encontrados nas abobrinha ajudam na redução dos níveis de pressão arterial no corpo. O consumo regular de abobrinha beneficia aqueles que sofrem de hipertensão (ou pressão alta).

 

 A pressão arterial elevada, se não for controlada, pode levar à arteriosclerose (endurecimento dos vasos sanguíneos), ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e outras condições médicas. Tanto o potássio como o magnésio são eficazes no alívio do estresse no sistema circulatório do corpo.

 

 

  Para a saúde da Próstata: Os fito nutrientes presentes na abobrinha ajudam na redução dos sintomas de hipertrofia benigna da próstata (HBP). Esta é uma condição caracterizada pelo alargamento da glândula da próstata, levando a complicações da micção e funções sexuais.

  Previne a gota: A gota é uma condição dolorosa da inflamação das articulações, causada devido o excesso de ácido úrico no corpo. A abobrinha é uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3 e carotenoides anti-inflamatórios que podem combater os efeitos do excesso de ácido úrico. A gota afeta seus joelhos e pés e, muitas vezes, resulta em dificuldades em caminhar.

 

 Seu tratamento exige um controle rigoroso da dieta, que inclui um aumento do consumo de frutas e legumes e zero ingestão de carne vermelha e alimentos gordurosos. A propriedade alcalina da abobrinha age contra o ácido úrico em suas articulações, aliviando seus sintomas. A abobrinha também contém poderosas vitaminas antioxidantes, A e C, que juntamente com o cobre impedem o desenvolvimento de muitos distúrbios hiper-inflamatórios, como asma, osteoartrite e artrite reumatoide.

 

 

 Abobrinha contém manganês: O manganês é um nutriente essencial e um mineral que proporciona muitos benefícios para a saúde e facilita as funções fisiológicas normais. Um copo de abobrinha fornece 19% da quantidade diária recomendada de manganês.

 

 

  Para a pele: A abobrinha tem um elevado teor de água que hidrata a pele. A água em geral é benéfica para a pele, pois libera as toxinas de seu sistema.

 

 

  antienvelhecimento: A abobrinha é uma boa fonte de vitaminas A e C, que são poderosos antioxidantes. A vitamina A ajuda na manutenção de uma pele saudável, enquanto a vitamina C luta contra os radicais livres nocivos.

 

 

 Tratamento dos olhos: Aplicação externa de abobrinha ajuda a remover as bolsas inchadas em torno de seus olhos. Estas são causadas devido à retenção de água excessiva. O alto teor de água na abobrinha ajuda a reduzir o inchaço em torno de seus olhos.

 

 

  Formação de Colágeno: O manganês contido na abobrinha é essencial para a produção de colina, o aminoácido que está envolvido na formação do colágeno, facilitando, assim, uma pele saudável e a correta cicatrização de feridas.

Promove o crescimento do cabelo:

 

 ► A abobrinha é rica em vitamina A e C e é benéfica para o seu cabelo.

 ► A vitamina C é vital para manter o colágeno saudável no tecido conjuntivo e em torno dos folículos pilosos.

 ► A vitamina A, por outro lado, protege o seu cabelo contra os radicais livres. A deficiência desta vitamina pode causar secura do cabelo.

Abobrinha
Cucurbita pepo

A Abobrinha é um fruto?

 

 

  Sim, botânicamente falando a abobrinha é um fruto, que é parente do pepino, da melancia e das abóboras. É rica em vitamina A, que melhora a hidratação da mucosa dos olhos, nariz e boca; vitamina C, que age como antioxidante prevenindo o envelhecimento precoce e em vitaminas do complexo B, como a B1, que ajuda na regeneração do sistema nervoso e a B3, que contribui para a melhora da circulação e controla os níveis de colesterol.

  Os Benefícios da Abobrinha para saúde são variados. Um deles é a capacidade de controlar a hipertensão, graças à grande quantidade de potássio. O Potássio garante a elasticidade das artérias, contribuindo para que a pressão arterial fique em equilíbrio. Além disso, a Abobrinha é rica em Niacina, Vitaminas do Complexo B, Vitamina A, além de minerais como Potássio, Fósforo, Cálcio, Sódio e Magnésio. Este alimento é também um aliado do coração e dá uma forcinha extra aos ossos.