Veja também:
Feijoa
Acca sellowiana

Cultivando

 

 Cultivo: Deve ser plantada num local soalheiro, preferencialmente com sol direto apesar de tolerar a sombra parcial. Adapta-se, normalmente, a qualquer tipo de solo, desde que sejam bem drenados e arejados, uma vez que morre facilmente por asfixia radicular. Desenvolve-se melhor em terrenos enriquecidos e a rega regular é essencial. Depois de estabelecida, a planta consegue resistir a períodos de seca. Embora tolerante às geadas e ao frio, pode ser muito sensível ao vento forte, pelo que deve ser protegida principalmente dos ventos vindos de norte.

 Apesar de ser uma planta de ambientes quentes-temperados a subtropicais, requer alguns dias de baixas temperaturas para poder frutificar (alguns autores mencionam 50 horas de frio mais intenso). É uma planta tolerante às podas, mas se estas forem severas haverá uma redução na produção de frutos. Multiplica-se por semente e por estacas. No caso da primeira opção, a germinação dá-se entre 1 e 3 meses, as plantas crescem lentamente e podem não produzir frutos de qualidade.

 Propriedades e utilizações: A feijoa é um fruto descrito como sendo uma mistura de vários sabores. Tem várias qualidades como alimento, como por exemplo: muita vitamina C, fósforo, potássio, ferro e iodo. É considerada, segundo algumas pesquisas italianas, antioxidante e antibacteriana. É melhor consumida ao natural, mas também pode ser usada na confecção de sumos, tortas, bolos, pudins, doces, geleias. O fruto cai da árvore quando maduro, mas podemos colhê-lo antes, para que não fique danificado.

 

 As suas pétalas carnudas são comestíveis (já mencionadas aqui), têm um sabor muito agradável, sendo ideais para adicionar a saladas de frutas, batidos ou bebidas geladas. Se as arrancarmos com cuidado, os frutos ainda se conseguirão desenvolver.

 É uma planta com um porte elegante e que pode ser cultivada tanto pelos seus frutos como pelo seu interesse ornamental, pois as suas vistosas folhas e flores embelezam qualquer jardim. Pode ser, também, usada como sebe e corta-vento.

 

 

 

 Curiosidades:

 

► O nome do genero, Feijoa, é uma homenagem a João da Silva Feijó;

► Consta que a polinização da feijoa pode ser difícil, pois apesar das suas flores serem vistosas não atraem muito as abelhas ou outros insetos polinizadores e as aves que as visitam também são poucas. Parece que existem algumas variedades enxertadas que realizam uma autopolinização, mas a maioria necessita de um agente polinizador. Assim, muitos produtores procedem à polinização forçada, passando o pólen de umas flores para outras com um pincel;

► Quando a rega é negligenciada, as suas folhas respondem ao calor ou à exposição solar excessiva, virando a página de cor acinzentada na direção do sol, para se protegerem de eventuais queimaduras que este lhes possa provocar;

► Uma característica deste fruto é o fato de se manter verde mesmo quando maduro;

► Os frutos podem sofrer danos causados pelas geadas do outono, no entanto o seu sabor melhora com as baixas temperaturas.

Feijoa
Acca sellowiana

Conheça a Feijoa 

   Já ouviu falar da fruta feijoa? Quer saber o que é e o que ela pode fazer?

  Esta fruta é nativa da América do Sul, e vem com uma carga de benefícios para a saúde. A fruta feijoa é uma fruta fabulosa originalmente cultivada na América do Sul. Ela agora está sendo cultivada nos Estados Unidos e na Nova Zelândia.

 

 A árvore de feijoa parece pequena como um arbusto e é famosa por seus benefícios à saúde. Esta fruta pode ser combinada com iogurte, sorvetes, sucos, geleias e batidas. O gosto doce possui uma mistura única dos gostos de abacaxi, morango, banana e goiaba. Talvez seja por isso que a feijoa é conhecida como goiaba de abacaxi em muitos lugares.

 A feijoa é uma fonte natural de muitos nutrientes vitais que o corpo necessita. Vamos dar uma olhada nos outros benefícios da feijoa para a saúde.

Confira agora os Benefícios da Feijoa .

  Gravidez: A feijoa é considerada uma fruta saudável para mulheres grávidas. Ela é rica em folato, que é crucial para as mulheres grávidas e pode proteger contra a anemia. A anemia leva à fadiga e vertigem. Estes dois problemas podem ser aliviados se você incluir esta fruta em sua dieta diária enquanto estiver grávida, pois a feijoa é rica em ferro.

 

  Constipação: A feijoa é bem conhecida por seu conteúdo fibroso e é amplamente utilizado no alívio de certas doenças intestinais. Ele pode aliviar a constipação e também garante que você não sofra de flatulência.

 

  Metabolismo: A feijoa é rica em iodo. Assim, este fruto é altamente recomendado para aqueles que sofrem de deficiência de iodo. Aqueles que sofrem de hipotireoidismo e bócio devem definitivamente dar uma olhada neste fruto, pois a deficiência de iodo pode levar à desaceleração do metabolismo, ganho de peso, sensibilidade ao frio, pele seca, fraqueza, humor deprimido e constipação.

 

  Memória: A feijoa, se regularmente consumida, pode ajudar a estimular a função cerebral e retardar o aparecimento de idade cognitiva associada ao declínio, demência e doença de Alzheimer. A fruta é uma bênção para os idosos, que foram diagnosticados em estágios iniciais da doença de Alzheimer e demência.

 

  Contra os Radicais Livres: A feijoa é rica em vitaminas vitais e antioxidantes que podem reduzir o estresse oxidativo e uma menor incidência de danos de radicais livres. Os radicais livres são conhecidos por causar envelhecimento prematuro. Acima de tudo, o estresse oxidativo é usado como uma solução para muitas doenças, incluindo o câncer.

  Preveni o Resfriado: O consumo regular de feijoa pode aumentar a imunidade e oferece uma proteção contra o resfriado comum. Ao consumir a fruta regularmente, graças ao seu conteúdo de vitamina C, você pode garantir que seu corpo pode combater doenças comuns.

 

  Prevenir o Câncer: O fruto pode combater os efeitos negativos do estresse e melhora os níveis de oxigênio nas células. Isso reduz a incidência de danos causados por radicais livres, e pode reduzir o risco de câncer.

 

  Pele: Já que os níveis de nutrição da feijoa são altos, a indústria de beleza e cosmética começou a usar o extrato de feijoa em muitos de seus produtos. Na verdade, a polpa desta fruta, juntamente com suas sementes, funciona melhor como um esfoliante natural sobre a pele.

 Transtornos Depressivos: A fruta da feijoa é rica em muitos nutrientes vitais e vitaminas necessárias para o funcionamento do corpo. Um estudo recente sugeriu que consumir duas porções desta fruta em um dia reduz o risco de depressão. Isto é devido à presença de compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, como resveratrol. É considerado uma bênção e também é chamado de alimento cerebral, uma vez que ajuda a melhorar a memória e diminui os níveis de ansiedade e estresse.

 

  Saúde Geral: A fruta feijoa é rica em uma série de minerais e vitaminas. Uma xícara de feijoa contém calorias adequadas, cálcio, cobre, gorduras naturais, ferro, proteína, magnésio, manganês, fósforo, vitaminas B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, zinco e vitamina C.