Bicarbonato de sódio pode retirar até 96% de agrotóxicos da superfície de frutas e legumes.

07/12/2018 - 
Bicarbonato de sodio frutas

   O bicarbonato de sódio, produto muito utilizado na culinária,  pode ajudar a tirar resíduos de agrotóxico na superfície da maçã e outros frutos, diz pesquisa publicada nesta quarta-feira (25) no "Journal of Agricultural and Food Chemistry".

  O teste foi feito por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos EUA, em maçãs. Segundo a revista Time, as maçãs estão no topo da lista de frutas com os maiores níveis de resíduos de pesticidas.

 

  Para testar a eficácia do bicarbonato, A pesquisadora Yang e sua equipe utilizaram dois pesticidas comuns: o tiabendazol e o inseticida phosmet na maçã, que ficou exposta ao produto por um período de 24 horas.

 

Depois, eles fizeram 3 testes:


 1) colocaram água misturada com bicarbonato na fruta na proporção de 10 mg/ml ;
 2) lavaram a maçã com água da torneira por dois minutos;
 3) deixaram a maçã imersa em solução de hipoclorito de sódio (10 mg/ml) por 8 minutos.

 

 Segundo os pesquisadores, o bicarbonato, de longe, foi o método mais efetivo. Após um período de 15 minutos em que as maçãs ficaram imersas na solução, o bicarbonato reduziu 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet.

 

 A diferença entre as substâncias, segundo os pesquisadores, se deu pelo alcance da penetração de cada composto. O mapeamento de imagens mostrou que o tiabendazol penetrou até 80 micrometros de profundidade nas maçãs; já o phosmet, foi detectado a uma profundidade de apenas 20 micrometros.

 

 Lavar o produto com água da torneira simples durante dois minutos, de acordo com o padrão da indústria nos Estados Unidos, foi um método muito menos efetivo, afirmaram os pesquisadores.

 

 No entanto, na ausência de bicarbonato de sódio e de produtos orgânicos, os pesquisadores dizem que a lavagem, apesar de não ser o método mais efetivo, também ajuda a remover o agrotóxico da fruta.

 

 Uma outra maneira de amenizar a quantidade de agrotóxico, dizem, é descascar a maça, mas isso pode retirar propriedades importantes presentes na casca, como fibras.

 

 Especialista ouvido pela revista Crescer lembra, no entanto, que o bicarbonato é o melhor produto para remover pesticidas e que pode ser usado também na lavagem de legumes e verduras.  Porém, para remover os germes dos vegetais, a água sanitária continua sendo a melhor opção. O ideal, portanto, é lavar primeiro com bicarbonato e depois com água sanitária ou vinagre (uma colher de sobremesa para um litro de água)

 

 Já para evitar totalmente a contaminação por agrotóxicos e pesticidas, os orgânicos continuam sendo a melhor opção. Nesse caso, basta a lavagem de remoção dos germes.