Fotos de algumas variedades
Araçá Roxo ( Psidium myrtoides )
Goiabinha de Cuba
( Psidium guineense )
Araçá Pera ou Goiabão  ( Psidium acutangulum )
Goiabinha de Cuba
( Psidium guineense )

 Cultivando

 

 

 O araçá-boi (Eugenia stipitata) é uma fruteira da Amazônia Ocidental, usualmente cultivada no Brasil, Perú e Bolívia. Este fruto pertence à família das Mirtaceas, que é a mesma da goiaba e jabuticaba. A planta é um arbusto com cerca de três metros de altura, com ramos desde o solo. O fruto tem cor amarelada quando maduro, contém em média 11 sementes e chega a pesar 450 gramas.

 A árvore apresenta casca lisa escamosa, copa dispersa, folhas vermelhas e flores branco-esverdeadas. O fruto é arredondado e, dependendo da espécie, pode ser verde, vermelho ou amarelo. Tem a polpa muito parecida com a da goiaba. É mucilaginosa, aromática e com muitas sementes.

 

 

  Recomendações agronômicas

 

 Cresce bem em solos de baixa fertilidade, com pH aproximado de 4,0 a 4,5 e em regiões com chuvas desde 1.700 mm até 3.150 mm anuais, e temperatura média ao redor de 25ºC.

 

 Para a produção de mudas podem ser utilizados viveiros rústicos, feitos com estacas de madeiras e cobertos de palha.

 

 O leito da sementeira pode ser feito com serragem de madeira, se possível semi-curtida. A semeadura deve ser feita a 1,0 cm de profundidade, com 2,0 cm entre sementes e 4,0 cm entre linhas.

 

  Mudas do araçá-boi

 

 A germinação é demorada, iniciando após 3 meses da semeadura, podendo levar até 1 ano para ser concluída. Para abreviar este período, as sementes podem ser descascadas com muito cuidado, com o auxílio de uma lâmina de barbear (ou outra maneira de escarificar), o que reduz o tempo de germinação para entre 30 a 180 dias. As plântulas podem ser repicadas quando tiverem cerca de 6 a 10 folhas (ou mais ou menos 10 cm de altura), para sacos plásticos e levadas ao viveiro. A irrigação deve ser diária e não excessiva.

 

 O plantio definitivo deve ser feito com mudas selecionadas pelo vigor e sanidade. As covas devem ter dimensões de 40 x 40 x 40 cm, utilizando-se 10 kg de esterco de curral ou 3 kg de esterco de galinha já curtido.

 

 O espaçamento no campo deve ser de 4m x 4m, o que dará 625 plantas/hectare. Nos 2 primeiros anos não mais será necessário fazer-se adubação. Após este período, indica-se 10 litros de esterco/planta/ano.

 

 Quanto ao aspecto fitossanitário, a espécie é muito rústica. Como praga verificou-se a ocorrência de moscas de frutas (Anastrepha spp.), atacando os frutos. O controle deste inseto pode ser feito com o uso de iscas coletoras de moscas e coleta de todos os frutos caídos. Aqueles atacados, que não foi possível utilizar, enterrar a um metro de profundidade.

 No caso de doenças foi constatada a Antracnose em frutos, causada por Puccinia psidii. Tais patógenos podem ser controlados com maior aeração das plantas e puverizadas com fungicidas à base de cobre.

 

 Colheita

 

  O araçá-boi começa a florar e frutificar normalmente após 2 anos do plantio no campo. Com a planta bem nutrida e adequado suprimento de água, floresce e frutifica continuamente o ano inteiro. Quando da máxima produção, devem ser feitas três colheitas por semana, apanhando os frutos ainda na planta, evitando os que caíram no chão, de modo a não depreciá-los.

 

 Os frutos de araçá-boi quando maduros são muito delicados, amassando-se com facilidade e portanto, são difíceis de serem transportados por longas distâncias. De preferência, quando se dispõe de uma grande quantidade de frutos, recomenda-se que seja feito o beneficiamento da polpa e que esta seja comercializada congelada.

  

 Usos e perspectivas

 

 A polpa do fruto é mole e sucosa, de cheiro agradável e de sabor ácido, podendo ser usada para refresco, sorvete, creme e outros. O aroma se perde facilmente com o calor, assim as geleias não mantêm o aroma original da fruta. A espécie apresenta potencial para conquistar um lugar de destaque no mercado nacional e internacional, principalmente como refresco natural, podendo ainda ser comercializada como polpa congelada ou suco engarrafado.

Araçá-boi
(Eugenia stipitata)

       

       Conheça o Araçá Boi 

 O Araçá-Boi é uma planta pertencente à família Myrtaceae originária da região Amazônica, perfeitamente adaptável ao clima tropical úmido. A planta que gera o Araçá Boi é um arbusto de até 3 metros de altura, produz de janeiro a maio na Amazônia. O Araçá-Boi pode pesar de 30 a 300 g, com casca de cor amarelo ouro bastante fina, com 4 a 10 sementes de 1 cm de comprimento. A polpa é bastante ácida e é utilizada para fazer sucos, sorvetes e geleias.

 

 A planta do Araçá-Boi é propagada por sementes e produz no primeiro ano após o plantio.  O espaçamento varia de 3 a 4 metros e desenvolve-se melhor a pleno sol. A planta frutifica 4 a 5 vezes ao ano. Seus frutos são bastante suscetíveis à mosca do fruto e a planta suscetível à ferrugem. O Araçá-Boi pode ser encontrado em todo o Brasil menos na região sul.

 

 Valores Nutricionais do Araçá-Boi

 
Em cerda de 100 gramas de Araçá-Boi você conseguirá absorver essas quantidades de nutrientes:

 

  84% do Araçá Boi é água

 ► 247 calorias

 ► 20g de proteína

  15g de fibras

  85mg de cálcio

  69mg de fósforo

 ► 98mg de ferro

  196mg de potássio

 ► 21mg de vitamina A

 As frutas são uma parte importante de uma dieta saudável. Elas são ricas em nutrientes vitais que são necessários para nosso corpo se manter saudável. Enquanto frutas como mangas, laranjas, bananas, abacaxis, melancias, uvas, maçãs, etc, são comumente consumidos por todos nós, existem algumas frutas que a maioria de nós não têm conhecimento.

 O Araçá-Boi, por exemplo, é uma daquelas frutas raras, que são carregadas com nutrientes e podem fornecer diversos benefícios á saúde.

 A polpa do araçá-boi pode ser utilizada para suco, refrescos, doces e musses. Um produto que tem usado o araçá-boi é o iogurte, devido a sua capacidade antioxidante e probiótica. É medicinal.

Os benefícios do Araçá-Boi:

 

  Disenteria:

 

 O Araçá Boi é rico em vitamina C e fibra, o que o torna excelente para manter a saúde estomacal. Quando você mastiga o fruto, suas propriedades adstringentes inibem o crescimento microbiano e auxiliam a liberação do excesso de muco do intestino, curando, assim, a disenteria.

 

  Câncer:

 

 Este é talvez o benefício para saúde mais importante nesta lista. O Araçá Boi tem propriedades anticancerígenas. Eles estão cheios de polifenóis que restringem o crescimento do tumor e expulsa do corpo os radicais livres nocivos. Eles também contêm licopeno, um poderoso antioxidante. O licopeno demonstrou ser eficaz na prevenção de certos tipos de câncer.

 

Tireoide:

 

 O Araçá Boi é rica fonte de cobre. O cobre é muito importante e ajuda a regular o seu metabolismo, promovendo o metabolismo da tireoide, que ajuda a regular a produção e absorção de hormônios.

 

 Digestão:

 

 O Araçá Boi é rico em fibra dietética e vitamina C. A fibra ajuda a estimular a digestão e auxilia a empurrar os alimentos através do intestino delgado. Isso faz com que seja um excelente digestivo. Da próxima vez, pule sua sobremesa e coma um Araçá Boi. Não é só delicioso, ele vai ajudar no processo de digestão também.

 

  Perda de Peso:

 

 O Araçá Boi ajuda-o a reverter aquelas calorias extras. É especialmente rico em fibras, o que ajuda a reduzir o colesterol e auxilia na digestão. De acordo com especialistas, as dietas ricas em fibras podem ajudar na perda de peso. O Araçá Boi tem menos açúcar em comparação com outras frutas como uvas, laranjas e maçãs.

 Cérebro: O Araçá-Boi também contém quantidades decentes de vitaminas B, como B6 e B3, que são bastante cruciais para o desenvolvimento do cérebro. Na verdade, a vitamina B3 aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e também estimula as funções cognitivas. Desta forma, comer Araçá Boi pode melhorar a saúde do cérebro.

 

 Diabéticos: O Araçá-Boi promove a perda de peso, regula a pressão sanguínea e contém cargas de fibras. Estas propriedades torna-o um excelente antidiabético. A fibra ajuda a regular o consumo de açúcar e reduz o risco de insulina ou picos de glicose no corpo, fazendo, assim, do Araçá Boi um ótimo remédio caseiro para ajudar contra a diabetes.

 

  Saúde da Visão: O Araçá-Boi contém boas quantidades de vitamina A. As deficiências de vitamina A podem levar à cegueira noturna e a uma visão fraca. Consumir vitamina A regularmente ajuda a melhorar a visão e aumenta a sua saúde. A vitamina A pode ajudar a prevenir a formação de catarata e melhora a saúde geral dos seus olhos.

 

  Obstipação: Esta fruta é rica em fibra dietética, o que o torna um remédio eficaz para problemas cardíacos, colesterol elevado no sangue e alto nível de açúcar no sangue. A fibra é um excelente digestivo e um agente de volume. A fibra evita que as fezes endureçam e empurra-a para fora dos intestinos.

 

 

  Escorbuto: O Araçá Boi é mais nutritivo do que outras frutas, como laranja e outras frutas cítricas. O fato surpreendente é que ele contém cerca de 5 vezes a quantidade de vitamina C do que as outras futas cítricas. Esta propriedade torna-o um alimento importante para tratar deficiências de vitaminas, como escorbuto, e aumentar a imunidade.

Araçá-boi

(Eugenia stipitata)