Notícias e Reportagens 
 29/12/2017 
Por: Dr. Bruno Mussoi de Macedo

Diabéticos podem comer qualquer fruta?

Descubra o que é índice glicêmico e saiba quais frutas tendem a aumentar mais rapidamente os níveis de glicose no sangue.

A escolha dos alimentos é fundamental. A dieta de baixo índice glicêmico auxilia na perda de peso no controle do Diabetes e dos níveis de colesterol. Neste artigo, vou explicar de onde surgiu o índice glicêmico e mostrar quais são os alimentos mais indicados para Diabéticos.

 Uma pergunta muito comum no consultório, especialmente nos pacientes com Diabetes é:

- Doutor, posso comer frutas? Vão aumentar muito a minha taxa de glicose no sangue?

  Para responder esta pergunta, primeiro preciso explicar o que é Índice Glicêmico.

  Os alimentos que ingerimos diariamente se transformam em glicose (açúcar no sangue) após serem absorvidos no intestino. Alguns são metabolizados mais rapidamente e acabam provocando a elevação nos níveis de açúcar. Por vezes, este aumento abrupto não é acompanhado pela secreção da insulina (o hormônio responsável por baixar os níveis de glicose) e provoca o descontrole nas taxas de açúcar em Diabéticos.

  O Índice Glicêmico é a velocidade com que os alimentos aumentam as taxas de glicose no sangue (quando comparados com a ingestão da própria glicose pura!)

  Quanto maior o índice glicêmico, mais rapidamente as taxas de glicose sobem.

  

  O campeão do índice glicêmico é o PÃO BRANCO. Em alguns estudos científicos ele é utilizado como índice glicêmico de referência no lugar da glicose pura!

Classificação do Índice Glicêmico (quanto mais alto, pior)

BAIXO: menor que 55

MÉDIO: de 56 a 69

ALTO: maior que 70

  Veja uma tabela com os principais alimentos (O índice glicêmico varia de acordo como o alimento é estudado. Você pode encontrar resultados diferentes em outros estudos):

Pão Branco                              75

Pão Integral                            53

Arroz Branco                           73

Arroz Integral                         68

Espaguete Trigo                      49

Iogurte diet                              14

Ervilha                                     35

Macarrão                                 38

Mandioca                                 46

Feijão                                        48

Iogurte Adoçado                      50

Sorvete                                      61

Beterraba                                  64

 

   Veja como o modo de preparo interfere no índice glicêmico.  Quanto mais líquido ou pastoso, mais fácil a digestão e maior o índice glicêmico. Alimentos mais gordurosos como a batata frita tem índice mais baixo pois a gordura retarda o aumento da glicose, mas acaba provocando uma elevação tardia e sustentada nos níveis de açúcar (o que também pode comprometer o tratamento).

Batata Frita                               75

Batata Cozida                            75

Batata Assada                           85

Purê de Batatas                         85

 

  E as frutas? Bem, algumas frutas possuem um índice glicêmico alto, no entanto elas são uma boa fonte de fibras, que regulam o intestino e diminuem a absorção de colesterol, além de fornecerem boa parte das vitaminas da dieta. Ainda assim, vale à pena substituir o pão branco por frutas com menor índice.

Maçã Desidratada                      31

Maçã                                           36

Morango                                     40

Manga                                         42

Laranja                                        45

Uva                                               46

Banana                                        48

Pêssego                                        52

Abacaxi                                        59

Melão                                           65

Melancia                                      72

 E os sucos?   Vale lembrar que proporcionalmente conseguimos consumir uma quantidade muito maior de sucos do que a fruta in natura.

Suco de Laranja                           50

Suco de Maçã                               41

Respondendo a pergunta...

 Diabéticos podem comer frutas? Sim! Desde que com moderação, é claro. O segredo é reduzir os carboidratos de fácil absorção (bolos, pães, bolachas) e aumentar a quantidade de fibras (legumes, verduras, frutas de baixo índice glicêmico).

Fonte:

Para maiores informações acesse: www.drbrunoendocrino.com.br

Confira agora algumas sugestões de Frutas para diabéticos:

1. Uva

 

 Essa pequena fruta pode ser degustada à vontade. Se comida com a casca, pode trazer benefícios como a diminuição no risco de doenças cardiovasculares e o combate ao mau colesterol.

2. Abacaxi

 

Também pode ser comida à vontade e é uma das melhores frutas para diabéticos. O abacaxi traz benefícios como o auxilio na digestão de carnes e outras proteínas.

3. Mamão

 

O interessante do mamão é que ele tem um poderoso efeito relaxante nas pessoas. Além de ser uma fruta que pode ser consumida sem medo por quem sofre de diabetes

4. Pera

 

Ela é rica em uma série de nutrientes: água, fibras e as vitaminas A e C. Seu consumo por pessoas com diabetes está liberado.

5. Maçã

 

Dentre as frutas para diabéticos, é uma das que mais se destaca. Possui uma fibra responsável pelo controle da glicemia. Além disso, também é muito rica em vitaminas e outros nutrientes.

6. Laranja

 

Outra fruta que pode ser consumida sem medo por quem possuir diabetes. Vale lembrar também que a fruta é muito rica em vitamina C.

7. Abacate

 

Outra que se enquadra perfeitamente na categoria de “frutas para diabéticos”, a única atenção é que o abacate não deve ser consumido em demasia, devido aos seu índice calórico.

8. Limão

 

Para quem tem diabetes, um dos principais problemas são as hemorragias. O limão, além de ajudar a prevenir este mal, também é ótimo para quem tem problemas nas artérias.

9. Amora

 

O consumo dessa fruta deve ser moderado por quem sofre de diabétes, mas ela pode ser consumida. Dentre os seus benefícios está a estimulação da liberação da insulina. Ela também pode auxiliar no controle da pressão arterial.

10. Cereja

 

A cereja é cheia de benefícios. Possui as vitaminas A, C e E, além de servir como antiviral, anti-inflamatório e até antialérgico.

11. Coco

 

O coco tem um papel importante na hora de evitar bactérias e fungos no intestino. Para os diabéticos, se destaca mais por diminuir a carga glicêmica.

12. Melão

 

Rico em vitaminas C e B. Porém, o seu consumo deve ser moderado: uma fatia de tamanho médio já é o suficiente para o consumo diário.

13. Manga

 

Melhora visão, diminui o colesterol, combate a acidez e melhora a digestão. E esses são apenas alguns dos benefícios dessa fruta.

14. Pêssego

 

Contribui para a saúde da pele, problemas cardiovasculares e até ajuda no retardamento do envelhecimento.

15. Caju 

 

 Rico em vitamina C e ferro, não tem restrição para os diabéticos

Existem frutas proibidas para Diabéticos?

  Uma dúvida frequente entre pacientes diabéticos é se existe alguma fruta que deve ser cortada completamente da dieta. A resposta é não, mas é bom maneirar o consumo. 

  Frutas em calda, secas, geleias e sucos artificiais devem ser evitados sempre que possível, pois têm grande adição de açúcar.

 Se você foi diagnosticado com Diabetes, siga uma dieta planejada por um nutricionista especializado. Uma boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos pode ajudar muito em seu quadro.

Existem algumas frutas que devem ser evitadas ou consumidas com moderação por diabéticos, por conterem menos fibras ou mais carboidratos. As principais frutas são:

Banana / Figo / Tamarindo / Caqui / Açaí / Melancia / Jaca / Pinha

Melhor forma de consumir frutas

  A melhor forma de consumir frutas é com casca, sempre que possível, evitando os sucos. Lembre-se que os sucos contêm mais açúcar e menos fibras, logo são absorvidos mais rapidamente aumentando os níveis de açúcar no sangue. A dose diária recomendada para diabéticos é de 3 a 5 porções por dia. Essa porção é equivalente a 15g de carboidratos, o que, em geral, corresponde a uma fruta média, meio copo de suco de fruta natural ou meia xícara de frutas.

 

  Algo que você pode fazer para evitar o aumento da glicemia, é consumir as frutas juntamente com outros alimentos ricos em fibras. Sendo assim, você pode consumir fruta com aveia em flocos, biscoito integral ou como sobremesa.