Cultivando
Alfarrobeira
Ceratonia siliqua L
Dicas de plantio
Árvore de copa ampla, densa, ovoide ainda que irregular.
Ritidoma: castanho-acinzentado, tornando-se fendido e tortuoso à medida que envelhece.
Folhas: alternas, parifoliadas com 2-5 pares de folíolos com 3-5 x 3-4 cm, elípticos ou obovados, emarginados no ápice, coriáceos, inteiros; verdes escuros e brilhantes na parte superior e páldos na inferior; estípulas caducas.
Estrutura reprodutiva: poligâmica ou dioica; flores geralmente unissexuais, raramente hermafroditas, reunidas em cachos sobre o caule ou a axila das folhas; perianto de 2-5 mm constituído por 5 sépalas esverdeadas, caducas; pétalas nulas, estames geralmente 5 (raramente 6-8); fruto, uma vagem com 10-20 x 1,5-2 cm, oblongo-linear, indeiscente, violáceo-acastanhada, pendente, com polpa açucarada entre as sementes.
Floração: maio a finais do outono
Maturação dos frutos: verão do ano seguinte
A Alfarroba é uma planta de climas: Temperado quente e tropical seco (a planta não resiste a invernos rigorosos). Gosta de ter muita exposição solar e adapta-se a vários tipos de solo, dando preferência para os de textura calcária, bem drenado, com uma faixa de pH entre 6,2 e 8,6 em zonas secas e pedregosas. As suas necessidades de água são moderadas.
Modos de propagação: Por semente: Demolhe as sementes em água morna 24 horas, antes de semear. Se a semente não tiver inchado, demolhe um pouco mais até que isso aconteça. A germinação deverá ocorrer dentro de 2 meses. Assim que as plantas tenham o tamanho suficiente para serem manuseadas, separe-as em vasos profundos e deixe-as crescer em ambiente resguardado, pelo menos até passarem o seu primeiro inverno. Mude-as para os seus locais definitivos na primavera.
Confira algumas fotos





Links recomendados:
https://www.remedio-caseiro.com/alfarroba-beneficios-e-propriedades/
https://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-da-alfarroba-para-saude/
https://nplantas.com/alfarroba-como-plantar/
http://www.florestar.net/alfarrobeira/alfarrobeira.html
Alfarrobeira
Ceratonia siliqua L
Família: Fabaceae
Altura: Chega até 15 m
Longevidade: Normalmente vive de 200 a 300 anos

Alfarroba, a substituta do chocolate?
Alguns dizem que sim outros nem a pau juvenal! E você já ouviu falar da Alfarrobeira? É a árvore que produz a Alfarroba, que tem ocupado um lugar de destaque nas listas de substituições saudáveis, tudo porque seu sabor se assemelha ao do cacau e ao do chocolate!
O consumo excessivo de chocolate pode causar muitos danos a saúde, como obesidade, espinhas, acne, picos de açúcar no sangue e prejudicar os dentes.
Os chocolates amargos são bem menos prejudiciais, mas quem prefere opções totalmente naturais tem no cacau e na alfarroba as melhores saídas.
A alfarroba se assemelha ao feijão. Composta por uma vagem fina e comprida com sementes marrom em seu interior. Essas sementes podem ser consumidas inteiras, em refeições, trituradas para serem consumidas em pó – maneira mais tradicional do seu consumo.
Usava-se como unidade de peso para os materiais preciosos da Idade Média (a palavra quilate recebeu o seu nome da palavra árabe querat que é a semente da Alfarrobeira.)
Sendo uma planta dioica, verifica-se que a proporção entre indivíduos masculinos e femininos varia regionalmente por força do cultivo: em Lisboa e Arábia, onde não houve exploração, predominam os machos; no Algarve, onde houve exploração intensa, predominam as fêmeas porque as árvores masculinas foram enxertadas.
Bolo de Alfarroba
A alfarroba não contém lactose ou glúten
Muitas pessoas que tem intolerância a lactose precisam ser afastar do chocolate. A maioria dos chocolates encontrados no mercado estão em versão “ao leite”, e até mesmo os amargos contém lactose em sua composição.
A alfarroba, assim como o cacau, são as principais saídas para que não consegue degradar bem a proteína do leite. Por ter o sabor parecido com o do chocolate, é possível usar a alfarroba em receitas, lanches doces e frutas.
Outra vantagem é que não há glúten na composição da alfarroba, tornando-a assim uma fruta bem leve e com baixo índice glicêmico.
Ótimo para substituir doces em dietas de emagrecimento.
Valores nutricionais da alfarroba (por 100 g ):
Energia: 222 kcal
Hidratos de carbono: 89 g
dos quais açucares: 49 g
dos quais fibra: 40 g
Lípidos: 0,7 g
Proteínas: 4,6 g
Vit. A: 14 IU (280%)
Vit. B6: 0,4 mg (31%)
Vit. C: 0,2 mg (0%)
Sódio: 35 mg (2%)
Potássio: 827 mg (17%)
Cálcio: 348 mg (35%)
Ferro: 2,9 mg (21%)
Magnésio: 56 mg (15%)
Os 10 Benefícios da Alfarroba:
1- Diabetes: A Alfarroba ajuda a retardar a digestão, ou seja, evita que o açúcar chegue com tudo na corrente sanguínea após uma refeição. Ele é ótima fonte de gorduras boas, mas isso o torna calórico, sendo necessária certa moderação na hora do consumo. A Alfarroba controlar a diabetes por ter baixo índice glicêmico.
2- Gravidez: O magnésio presente na Alfarroba é um dos elementos vitais para garantir uma gravidez saudável. A ingestão adequada da Alfarroba durante a gravidez é extremamente benéfica para a redução do risco de osteoporose e aumento do nível de tolerância à dor, resultando assim num processo de entrega lisa e uma otimização da pressão arterial.
3- Doença Cardíaca: A proteína presente na Alfarroba ajuda a diminuir o nível de colesterol LDL no corpo, isso, por sua vez, pode diminuir as chances de doença cardíaca drasticamente. Se você quiser manter seu coração saudável, certifique-se de que sua dieta consiste em proteína. Alfarroba não só ajudará a reduzir o colesterol ao longo do tempo, mas também irá deixar as veias mais saudáveis e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração.
4- Problemas Nervosos: As vitaminas B1 e B2 presente na Alfarroba ajuda a tratar problemas nervosos e a manter as células saudáveis em nosso corpo. Seus benefícios estão ligados a seu papel no desempenho de vários processos do corpo. Converter os carboidratos em glicose é o que ajuda a produzir energia, também tem um impacto na redução da fadiga no corpo.
5- Digestão: A Alfarroba é um poderoso alimento que é ao mesmo tempo que deixa o corpo saciado, ele estimula uma digestão saudável e desintoxica o organismo. Devido ao seu alto teor de fibras, Alfarroba tem efeito de limpeza em nosso trato digestivo, especialmente no intestino. Ele atua como um laxante natural, limpar as paredes do intestino e prevenir toxinas cancerígenas de se estabelecer no cólon.
Biscoito de Alfarroba
6- Colesterol: A Alfarroba combate os efeitos nocivos da gordura com gordura pode parecer estranho, mas é isso que fazem controlar o colesterol. A Alfarroba é rica em gordura poli-insaturada, considerada boa para o organismo. Se consumidas em excesso, a Alfarroba pode fazer mal, portanto o ideal é moderar a ingestão para absorver seus benefícios por inteiro.
7- Pele: A Alfarroba contém altos níveis de vitamina A e C, poderoso antioxidante que repõe os nutrientes na pele, promove a produção de colágeno e ajuda a manter a pele macia e firme. O consumo regular da Alfarroba ajuda a hidratar a pele. A Alfarroba também combate os radicais livres e envelhecimento pela presença dos antioxidantes polifenóis (o mesmo presente no cacau).
8- Dor nas Costas: O magnésio presente na Alfarroba ajuda a tratar as pessoas com dores nas costas grave, relaxando os músculos das costas, estresse renal e tensão muscular. Os sintomas de câimbras nas pernas, bem como a fadiga geral, são sintomas tradicionais de deficiência de Magnésio. Portanto, a ingestão adequada da Alfarroba atua como uma cura para o problemas crônicos e câimbras nas pernas.
9- Hipertensos: A Alfarroba é rica em magnésio e potássio, dois nutrientes que ajudam a diminuir a pressão arterial. Além disso, ela possui fibras que fazem bem à saúde, contribuindo com o sistema digestivo e a saciedade do organismo. A Alfarroba Pode ser consumido por pessoas com hipertensão.
10- Sistema Imunológico: A vitamina A presente na Alfarroba aumenta a imunidade do corpo contra infecções, aumentando as respostas dos linfócitos contra antígenos que causam doenças. Mantem-se as membranas mucosas úmidas para assegurar uma melhor imunidade e também aumenta a atividade de células brancas do sangue.