Longan
Dimocarpus longan

Os Benefícios da Longan para a Saúde

 

  Existe algumas frutas, que a maioria de nós não têm conhecimento por serem exóticas ou por serem pouco conhecidas. O Longan também é conhecido como Olho de Dragão, de origem indiana e muito cultivada na China, a Longan ainda não é uma fruta muito popular no Brasil, apesar de seus vários benefícios para a saúde.

 

 Conhecida também pelo nome de olho de dragão, a Longan é bastante consumida em sopas, sobremesas e lanches na Ásia Oriental. Em função de suas propriedades nutritivas, que agem no fortalecimento do sistema imunológico, na produção de glóbulos vermelhos, na cicatrização de lesões, olho de dragão também é muito utilizado pela fitoterapia chinesa.

 

 Em suas folhas, a Longan contém antioxidantes como a quercitina, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células, e substâncias antivirais, que ajudam a combater a aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Além disso, o olho de dragão ainda conta com propriedade calmantes e tonificantes.

 

 Informações Nutricionais do Longan: Composta principalmente por carboidratos, gorduras, cálcio, proteínas, vitamina C, A, B1 e B2, o olho de dragão também é uma grande fonte de ferro e potássio, por isso, é bastante utilizado na China para combater e prevenir a anemia em crianças. Quando está fresca, a fruta é adocicada e lembra o sabor do melão. Nesse estado, é indicada para reduzir febres. A fruta seca, por outro lado, ajuda a acabar com a insônia.

  Quantidade por 100 gramas:

 

         Calorias (60g)

         Gorduras Totais (0,1 g)

         Potássio (266 mg)

         Carboidratos (15 g)

         Fibra Alimentar (1,1 g)

         Proteínas (1,3 g)

         Vitamina C  (84 mg)

         Cálcio (1 mg)

         Ferro (0,1 mg)

         Vitamina B12 (0 mg)

         Magnésio (10 mg)

Confira agora os Benefícios do Longan 

 

 

  Como Antioxidante: O Longan tem propriedades antioxidantes, é um poderoso antioxidante para o nosso organismo. Remove os radicais livres do corpo e diminui consideravelmente as rugas e manchas da pele.

 

  Para Pele: O Longan melhora a saúde da pele, auxilia na beleza da pele, é nutricionalmente essencial para você, e fornecer uma cor saudável para pele devido às propriedades antioxidantes. A carência de Vitamina A pode resultar na aridez, bem como devastação da pele.

 

  Para o Envelhecimento: O Longan contêm vitamina C que aumenta a produção de Colágeno, dando-lhe pele mais lisa e firme. Aplique o óleo de Longan antes de ir para a cama para adicionar um brilho saudável para sua pele.

 

  Para o Crescimento Muscular: Para o crescimento e reparação do tecido muscular é fundamental a ingestão de alimentos que sejam fontes de Proteínas. Levando-se em conta a quantidade diária de Proteínas recomendada para um homem adulto.

Longan - Olho de Dragão

  Para Aliviar Resfriados e Gripes: O Longan impede e alivia os sintomas de resfriados e gripes. Devido a sua grande Quantidade de Vitamina C, O Longan torna-se bastante benéfico em prevenir gripes e resfriados. Mesmo bronquite e asma podem ser prevenidas por seu consumo devido ao afinamento do muco e desobstrução de brônquios.

 

Para o Sistema Imunológico: As qualidades antibacterianas e antioxidantes do Longan tornam ele uma poderosa ferramenta para impulsionar o sistema imunológico. Não só a aplicação tópica, evita infecções e o acumulo de bactérias na pele, mas quando consumidos o Longan também usufruirmos desses benefícios, o Longan pode ajudar a prevenir uma grande variedade de doenças gastrointestinais e estimular o sistema imunológico através dos seus efeitos antioxidantes.

 

  Para o Intestino: Há um número de componentes encontrados dentro do Longan que também são encontrados em outras frutas e ervas. Estes constituintes orgânicos são anti-inflamatórios naturais, mas eles também são estimulantes benéficos para o sistema digestivo. Se você está sofrendo de constipação ou indigestão, o Longan pode aliviar esses sintomas e lhe trazer o bom funcionamento do seu sistema digestivo. Isso faz com que o Longan ajude a evitar problemas gastrointestinais mais graves no futuro, como câncer de cólon, hemorroidas ou até úlceras gástricas.

 

  Para a Mente: O Longan tem propriedades calmantes. Ela age sobre o sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e nervosismo. Auxilia na insônia.

Outros benefícios do Longan Para Saúde:

 

O Longan melhora a capacidade cognitiva e melhora a memória.

O Longan combate a anemia.

 

O Longan é cicatrizante e melhora a cura de feridas.

 

O Longan aumenta os glóbulos vermelhos no sangue.

 

O Longan tem propriedades antissépticas.

 

O Longan aumenta a absorção de ferro no organismo, auxilia na anemia.

 

O Longan também é utilizado como viagra natural.

                                            Receita do Suco de Longan

Ingredientes

 

 Duas colheres de aveia fina

 Dez longans sem semente

 Três cubos de gelo

 Sumo de dois limões

 Adoçante em pó se desejar

 Preparo

 

 Bata no mix ou no liquidificador todos os ingredientes com 300ml de água e peneire em seguida.

 

 Como Consumir  o Suco de Longan

 Não há necessidade de adicionar açúcar ou mesmo o mel para não torná-lo mais calórico antes de consumir. Ao acordar quando ainda estiver de jejum é um excelente horário para que tenha uma ação detox sobre o corpo já no inicio do dia. Para quem opta pelo café preto na refeição mais importante do dia, pode substituir por esta dica acima juntamente com as opções integrais. No almoço e jantar é um excelente complemento para quem tem o hábito de beber algo ao se alimentar.

 

 Aos que estão de dieta e se alimentam de três em três horas, o que equivale a cinco ou seis vezes ao dia, de modo que os lanches intermediários da manhã e da tarde são recomendados pelo fato de ser leve e não atrapalhar as próximas que serão feitas e no período da noite, na ceia que é pouco antes de dormir para que não sinta fome posteriormente, fazendo uso das guloseimas que são mais gordurosas.

Longan
Dimocarpus longan

Cultivando

 FAMÍLIA: Sapindaceae.

 

 CICLO DE VIDA: Perene.

 

 ORIGEM: Sul da Ásia - China.

 

 PORTE: Em torno de 6 a 7metros de altura, mas pode chegar atingir um pouco mais de 15 metros ao longo dos anos, em condições favoráveis.

 

 FOLHAS: Pecioladas e alternas, tendo um número variável de folíolos dispostos em ráquis (pecíolo principal de uma folha pinada), de forma alternada.

 

 

 TRONCO: De textura rugosa, sua copa varia entre redonda e ereta.

 

 

 LUMINOSIDADE: Sol pleno.

 

 

 ÁGUA: Aprecia solo úmido, mas não encharcado. Antes de atingir sua fase adulta a planta exige cuidados especiais e o solo deve ser mantido sempre úmido, mas na quantidade certa de umidade.

 

 

 CLIMA: Aprecia clima subtropical, não tolera frio intenso.

 

 

 PODA: Fazer poda de condução, cortando brotações laterais, ramos secos e mal formados.

 

 

 CULTIVO: Demora cerca de 8 a 10 anos para frutificar se produzidas a partir de sementes, Aprecia solo arenoso, rico em matéria orgânica. Antes de se tornar adulta exige cuidados especiais.

 

 

 FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio, para uma cova de 40 X 40 cm, misture bem na terra retirada cerca de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido,ou fertilizante orgânico composto.

 

 

 UTILIZAÇÃO: Frutífera exótica, interessantes de ter em seu pomar, desde que situado em regiões de clima adequado para seu desenvolvimento pleno.

 

 

 PROPAGAÇÃO: Por sementes, alporquia  e estacas.

 

 

 PLANTA MEDICINAL: Tem muitas propriedades medicinais, o consumo da fruta in natura, previne anemia, reduz febre e ameniza problemas de insônia. Suas folhas são utilizadas no tratamento de alergias, doenças cardiovasculares e diabetes.