Características

Laranja

Citrus sinensis L. Osbeck

Cultivando

 Para crescer e produzir bem as plantas cítricas precisam de carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, zinco, cobre, boro, manganês, cloro e ferro, retirados da água, do ar e do próprio solo. A análise do solo permite avaliar as condições de fertilidade do mesmo e, a partir dos seus resultados, determinar o que e quanto se deve aplicar nas adubações.
 Os adubos orgânicos na cova fornecem nutrientes para a planta e melhoram a capacidade de retenção de água pelo solo.
 Os adubos químicos mais comuns utilizados são: uréia, sulfato de amônia, fosfato diamônico, fosfato monoamônico, superfosfatos simples e triplo, cloreto e sulfato de potássio.

 Plantio:

 Deve ser feito no período chuvoso ou em outra época desde que exista água suficiente para irrigar ou regar. Evitar plantio nos dias de muito sol. Colocar na covas 200g de superfosfato simples e 1 kg de calcário, estes se a análise do solo recomendar. Devem ser bem misturados à terra. O colo da muda deve ficar acima do nível do solo (5 cm). Comprime-se a terra sobre as raízes e ao redor das plantas. Faz-se uma bacia em torno da muda e rega-se com 10 a 20 litros de água, depois cobre com palha, capim seco ou maravalha.

 

 

Espaçamento:

 

 Alguns fatores determinam o espaçamento a ser adotado no pomar: porte da planta, textura e níveis de nutrientes do solo, tratos culturais, culturas intercalares e irrigação.

 

Espaçamentos recomendados:

 

► Laranjas Baianinha e Valência:

 

   6 x 4

   416 Plantas (ha)

► Limão Tahiti, Lima da Pérsia e Pomelos (porte grande):

   5 x 4

   500 Plantas (ha)

► Laranjas Pêra, Parson Brown, Midsweet, Natal e Rubi:

 

   6 x 3

   555 Plantas (ha)

► Tangerinas Mexerica, Ponkan, Murcott (porte médio):

  5 x 3 ou 5 x 2

  666 ou 1.000 Plantas (ha)

 Aração - o cultivo com arado em pomares estabelecidos não é prática comum. Admite-se, no entanto, que anos sucessivos com tráfego de grade, máquinas, carretas e outros implementos resultam em compactação do solo e numa série de efeitos negativos. Diante de casos de compactação, que constituam impedimentos à expansão do sistema radicular, a aração profunda, ou mesmo a subsolagem, podem possibilitar o rompimento destas camadas impermeáveis e estimular a renovação do sistema radicular.
 A aração é também executada quando se planeja recuperar ou rejuvenescer pomares que foram abandonados por algum tempo ou atingidos por um mal passageiro. Neste caso, a poda da parte aérea e das raízes induz formação de nova copa, melhorando o vigor geral da planta a partir de dois anos após o tratamento.

 Gradagem - as grades de dois eixos com discos de 16 polegadas são as de uso mais freqüente sendo recomendadas, no máximo, 2 a 3 operações no pomar durante o ano. As grades laterais, que trabalham sob as copas das plantas, diminuindo a área a ser capinada, podem e são, também, usadas com frequência.
A longo prazo o uso contínuo de grade pode trazer problemas para o citricultor, motivo pelo qual deve-se limitar o número de operações.

 

  As plantas cítricas, apesar de terem determinadas exigências em relação aos solos, adaptam-se tanto a solos arenosos como argilosos, ajudando-as nessa adaptação o uso de diferentes porta-enxertos.
Os mais indicados para o cultivo comercial são os areno-argilosos. Os citros não toleram solos impermeáveis. Devem ser evitados solos rasos ou que encharcam com facilidade.

 O clima exerce grande influência sobre o vigor e longevidade das plantas cítricas, qualidade e quantidade de frutos desenvolvendo-se melhor os citros em regiões de clima mais ameno, solos adequados e cerca de 1.200 mm anuais de regime pluvial bem distribuídos.
Os frutos produzidos nos climas frios tem melhor coloração da casca e da polpa, teores mais altos de açúcares e ácidos. Nos climas quentes os frutos são menos coloridos, porém de frutos mais doces mas de paladar mais pobre. Climas quentes são propícios ao cultivo dos pomelos e laranjas, limas doces e ácidas e limões verdadeiros.

 Origem: Ásia (Indochina, Sul da China)

 A laranja é uma fruta cítrica rica em vitamina C e flavonoides que são antioxidantes que ajudam a proteger as células do organismo. Além disso a laranja também tem potássio que é importante para a saúde do coração e ácido fólico que ajuda a proteger contra doenças cardíacas. As laranjas contém muita Vitamina C que é conhecida em restringir o câncer.

 

 

Os benefícios da Laranja para a Saúde:

 

 Benefício da Laranja para pele: As Laranja são conhecidas por terem propriedades adstringentes e tonificantes, os Antioxidantes e Vitamina C, isso faz a Laranja ser muito benéfica para a saúde da pele. Os Antioxidantes por sua vez, ajudam no combate dos radicais livres que podem causar câncer de pele, Rugas, manchas e sinais de envelhecimento precoce.

  Benefício da Laranja para melhorar a digestão: As Laranjas são ricas em fibras que ajudam no movimento intestinal, juntamente com a vitamina C, que ajuda na produção e liberação de sucos digestivos, com isso elas irá ajuda na promoção da digestão pela desintegração adequada de partículas de alimentos, Azia e inchaço pode ser reduzido com o consumo das laranjas.

  Benefício da Laranja para aumentar a imunidade: A Laranja é uma das principais fontes de vitamina C. A Vitamina C é um anti-oxidante natural, que protege contra danos por radicais livres e auxilia na reconstrução de colagênio na pele. Além disso, A Vitamina C mantêm afastado doença causando micro-organismos. O Flavonóides como hesperetina, naringina e naringenina estão presentes na Laranja. Eles são conhecidos em aumentar a imunidade e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.

 

 

  Benefício da Laranja para Coração: As Laranjas contêm antioxidantes que são conhecidos por reduzir o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames. Produção de Apo B é significativamente reduzida no corpo, devido ao consumo da laranja. A apo B é conhecida por desempenhar um papel vital na produção de colesterol LDL. além disso, A Laranja contém limonina que limita o desenvolvimento de Apo B, As Laranja contém um outro composto conhecido como pectina. A pectina é conhecida para absorver todas as gorduras que contêm níveis elevados de colesterol.

 

 

  Benefício da Laranja para Controlar a pressão alta:  As laranjas são frutas ricas em sais minerais como potássio, Ajudam a evitar o endurecimento das artérias, diminuindo o risco de doenças do coração e também protegendo as células pela sua riqueza em antioxidante.

Laranja

Citrus sinensis L. 

 Benefício da Laranja para o Fígado: O consumo do suco de laranja entre as refeições evita a má digestão, a distensão abdominal e a fermentação dos alimentos causadas por um fígado em mau estado.

 

 

 Benefício da Laranja para Indigestão: Tomar suco de laranja diluído em água ajuda a melhorar a má digestão, já que elimina os resíduos que causam este mal-estar.

 

 

  Benefício da Laranja para o Sistema Urinário: O suco de laranja tem grandes propriedades alcalinizantes, que limpa o sangue, dissolvendo os ácidos e impedindo que esses permaneçam e formem pedras nos rins.

 

 

  Benefício da Laranja para Gota ou Artrite: Os depósitos de ácido úrico nas articulações de pessoas com gota ou artrite causam dores. O consumo diário do suco de laranja eliminará este componente e melhorará muito a condição dessas pessoas.

 

 

  Benefício da Laranja para Tratamentos Antienvelhecimento: As propriedades antioxidantes da laranja são muito eficazes contra os efeitos dos radicais livres. O grande consumo de seu suco atrasa os efeitos do tempo no organismo.

 

 

  Benefício da Laranja para Gastrite e úlcera Gastroduodenal: Se você tem o hábito de tomar suco de laranja entre as refeições saiba que o suco de laranja alivia a acidez gástrica e cura as úlceras.

 

 

OBS: Para se ter todos os benefícios da laranja basta consumir uma laranja por dia. A laranja também pode ser utilizada em diversos pratos culinários, como bolo, mousse, pudim de laranja e até utilizar o suco de laranja em molhos para temperar a carne, deixando-a mais tenra, por exemplo.