Tangerina - Confira os benefícios, variedades, o cultivo...
top of page
Os Benefícios
tangerina calorias

Tangerina ou
Mexerica

Citrus spp.

Os benefícios da tangerina para a saúde

   Os citros são plantas perenes, com 4 a 6m de altura, da família Rutaceae, nativas do Sudeste Asiático, vegetam e produzem satisfatoriamente em regiões com as mais variadas condições de clima e solo. Os frutos podem ser utilizados para consumo ao natural e para industrialização, de onde são obtidos diferentes produtos processados, como sucos, óleos essenciais, pectina e rações. 


 

 As tangerinas, ou mandarinas, constituem o segundo grupo de frutas cítricas pela importância em áreas plantada. Entre os híbridos de tangerina de maior interesse comercial tem-se o tangor Murcote.
 

  A tangerina tem um sabor doce, ácido e forte. Além de ser macia. Tem uma casca muito fina que o torna fácil de descascar e dividi-la em segmentos. A tangerina é mais tolerante à seca, já o frio pode danificá-la facilmente.

 

 A tangerina é uma rica fonte de Vitamina A, Vitamina C, vitamina B1 e B2, bioflavonoides, folato (semelhante ao  Ácido Fólico) e sais minerais, como o Potássio, o cálcio, o  Fósforo e o Magnésio. A fruta inteira pode ser aproveitada para melhor utilização de suas propriedades, pois sua casca e folha também são muito ricas em nutrientes. A tangerina tem um sabor muito agradável.

Confira abaixo os benefícios da tangerina para a saúde:

 

 

  Prevenção do Câncer: A tangerina contém carotenoides, que impede o câncer de fígado. Também é rica em Vitamina A. Em pacientes com hepatite C foi observada uma proteção contra o câncer de fígado pela ingestão do suco da tangerina devido à presença de beta-cripto xantina em grande quantidade. Devido à sua riqueza em limoneno, tem propriedades anticâncer também.

 

 

   Fonte de Vitamina C: A tangerina é rica em Vitamina C, que ajuda a combater os radicais livres com suas propriedades antioxidantes que podem causar doença infecciosa e câncer. Com a descarga de radical livre, ele também evita danos celulares.

 

  Para Diminuir o Colesterol: A tangerina produz a sinefrina, que reduz a produção de colesterol mau. Ele aumenta a produção do bom colesterol e reduz a produção do colesterol mau que é realizado pela presença de antioxidantes. Estes frutos são ricos em fibras solúveis e insolúveis, que é a pectina e hemicelulose.

 

 

  Redução da Pressão Arterial: Devido à presença dos minerais e nutrientes como o Potássio, a tangerina reduz os níveis de pressão sanguínea. Ele mantém a pressão arterial normal, permitindo o fluxo de sangue através das artérias sem problemas.

 

 

  Para Ajudar a Combater Infecções: Como a Vitamina C é antioxidante solúvel em água natural, a presença de 87% da vitamina C na tangerina ajuda a lutar contra os agentes infecciosos e remove os radicais livres que podem ser uma causa para o câncer.

 

 

  Para Perda de Peso: Como tangerinas são ricas em fibras, pode ajudar na perda de peso, mantendo o estômago cheio por intervalos de tempo mais longos. Ela também reduz insulina e usa os açúcares e gorduras armazenadas convertidos como combustível, o que leva à perda de peso.

  Sistema Imunológico Saudável: A Vitamina C é necessária para ter um sistema imunitário saudável. Devido às suas propriedades antimicrobianas, impede a infecção de feridas. A tangerina é um purificador do sangue que apura resíduos do corpo. Ela ajuda a evitar cãibras e vômitos, impedindo espasmos no sistema digestivo e nervoso.

 

 Inibe o Crescimento de Leucemia: O risco de leucemia é reduzido pela presença de tangerina na tangerina e uma flavona em cascas de frutas cítricas.

 

  Mantem os Ossos Fortes: Ossos e dentes são formadas pela hidroxiapatite com a combinação de cálcio e Fósforo. Ambos os minerais devem ser incluídos na dieta para prevenir a osteoporose. O Magnésio ativa enzimas e regula a formação de hidroxiapatite, que é necessária para manter uma saúde dos osso

 

 

 

  Uma Pele impecável: Toda mulher quer uma pele livre e sem defeito. Não é preciso gastar o dinheiro numa sala de estar para a pele ficar impecável. A tangerina pode proporcionar um tom de pele saudável brilhante.

 

 

  Mulheres Grávidas e Seus Bebês: A tangerina é a melhor fonte de fornecimento de vitamina do complexo-B, como  Ácido Fólico. Se a mulher grávida não tem o  Ácido Fólico em seu corpo, este fator leva ao nascimento de bebês com baixo peso, bem como defeitos em recém-nascidos.

tangerina calorias
Informacao-nutricional-da-tangerina-ponka.jpg

  Contra as Rugas: A tangerina ajuda a lutar com problemas de rugas. Aqueles com trinta e poucos anos que sentem uma má disposição na pele pode ser devido à rotina de pele ruim ou falta de miniaturização. Então, a tangerina ajuda a se livrar das rugas de uma forma eficaz.

 

  Cura de Feridas: O óleo de tangerina é extraído a partir de tangerina e ajuda a crescer novas células e tecidos. Ele também acelera o processo de cicatrização.

 

  Saúde do Coração: A presença de Vitamina C e B6, Potássio e fibras em tangerina é conhecida por sua melhoria da saúde do coração. 

 

  Prevenção da Diabetes: A tangerina ajuda a prevenir a diabetes devido à sua presença de flavonoides com as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

 

 

 Reduz a Constipação: Devido à presença do alto teor de fibra nas tangerinas, a mesma ajuda a evitar a constipação. A prisão de ventre é tratada promovendo a digestão e apoiando os movimentos intestinais fáceis.

Cultivo

Cultivando

 


 

 


 

 Cultivares de tangerinas e tangor: Cravo, Poncã, Mexerica e Murcote.


 

 Época de plantio: períodos das chuvas ou fora deste, com irrigação.


 

 Espaçamento: tangerinas e tangor – 7 x 4m; limas ácidas e limões verdadeiros – 8 x 6m.


 

 Mudas necessárias: o número de mudas a ser utilizado por hectare varia de acordo com o espaçamento empregado para cada variedade. Devem ser plantadas mudas vigorosas adquiridas de viveiros registrados na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Procurar diversificar os porta-enxertos através da utilização de limão Cravo, tangerinas Sunki e Cleópatra, laranja Caipira, citrumelo Swingle ou tangelo Orlando. Não utilizar o citrumelo Swingle como porta-enxerto para laranja Pêra, tangor Murcote, e limões Siciliano e Eureca.


 

 Controle da erosão: utilizar plantio em nível e cultivo em ruas alternadas nos maiores declives. Usar roçadeira no período mais chuvoso para controle do mato, evitando manter o solo descoberto.


 

 Calagem: Aplicar calcário para elevar o índice de saturação por bases (V%) a 70%, o qual é obtido com a análise de solo.


 

 Adubação: a adubação também é recomendada de acordo com a análise de solo, e depende da idade da planta.


 

 Adubação de plantio: aplicar no sulco de plantio 250g de calcário dolomítico e 20 a 80 g/m linear de P2O5 misturados dentro do sulco com o auxílio de equipamento apropriado.


 

 Adubação de formação: (1 a 5 anos de idade): aplicar por planta, no 1º ano, 80g N, e 20g de k2O somente em solos com baixo teor de potássio; no 2º ano, 160g de N, 50 a 160g de P2O5 e 60 a 80g de K2O; no 3º ano; 200g de N, 70 a 200g de P2O5 e 50 a 150g de K2O; no 4º ano, 300g de N, 100 a 300g de P2O5 e 70 a 200g de K2O; e no 5º ano, 400g de N, 140 a 400g de P2O5 e 100 a 300g de K2O. As doses de P2O5 e K2O dependem dos teores de P e K no solo.


 

 Adubação de produção: (pomar com mais de 5 anos de idade): considerar as variedades cultivadas, os teores de nutrientes no solo e nas folhas determinados através da análise química, e a produtividade. Contudo, para pequenos pomares que não compõem uma atividade lucrativa, pode-se simplificar a recomendação de adubação, aplicando por planta e para cada caixa de 40,8kg de frutos a ser produzida: para tangerinas e Murcote – 140 a 180g de n, 60 a 120g de K2O e 60 a 180g de P2O5. Para tangerinas e Murcote, a faixa de adubação deve ficar pelo menos 0,5m distante do tronco das plantas para que não haja prejuízos devido à salinidade dos adubos. As deficiências de micronutrientes (B, Mn e Zn) devem ser corrigidas com adubações foliares no período de vegetação das plantas, durante a primavera-verão, fazendo 3 a 4 aplicações no período de formação e 2 aplicações para os pomares em produção. Pulverizar as plantas com uma solução contendo 0,1% de ácido bórico, 0,2% de sulfato de manganês, 0,3% de sulfato de zinco, 0,5% de uréia e 0,25% de cloreto de potássio.


 

  Irrigação: no plantio, até o pegamento, e suplementar quando possível.


 

 Outros tratos culturais: coroação manual das plantas ou uso de herbicidas na linha, e uso de roçadeira na entrelinha de plantio para controle do mato. Poda de ramos secos e afetados por pragas e doenças. Para as tangerinas e tangor Murcote, há a necessidade de se fazer desbaste quando os frutos estiverem com diâmetro aproximadamente de 2cm, eliminando-se 30 a 60% dos frutos, dependendo do número de frutos que cada planta apresenta.


 

 Colheita de tangerinas e tangor: março a julho – Cravo, Poncã e Mexerica; julho a outubro – Murcote. Para as laranjas e tangerinas, o número de meses necessários para o completo desenvolvimento e maturação dos frutos depende dos diferentes cultivares: Efetuar a colheita manualmente 6 a 13 meses a partir do florescimento.


 

 Produtividade: para tangerinas e tangor – 200 a 250 kg/planta.


 

 Principais pragas: ácaro da leprose, ácaro da ferrugem, cochonilhas, mosca-das-frutas, brocas, pulgões e formigas cortadeiras.


 

 Principais doenças: tristeza, cancro-cítrico, declínio, clorose variegada dos citros (CVC) gomose, verrugose, rubelose, melanose, antracnose e queda anormal de frutos.


 

 Defensivos registrados para citros: acaricidas – acephate, dicofol, dinocope, tetradifon, dimethoate, ethion, parathion methyl, fenbutatin óxido, azinphos ethyl, cyhexatin, vamidothion, carbosulfan, fenpropathrin, quinomethionate, bromopropylate, propargite, enxofre, azocyclotin, hexythiazox, aldicarb e abamectin; inseticidas – Bacillus thuringiensis, óleo vegetal, óleo mineral, chlorenapyr, deltamethrin, acephate, triazophos, diazinon, dimethoate, trichlorfon, ethion, parathion methyl, diflurbenzuron, azinphos ethyl, vamidothion, enxofre, fenthion, fenpropathrin, tebufenozide, carbendazin, methidathion, quinomethionate, carbaryl, aldicarb e abamectin; fungicidas – fosetyl-Al, benomyl, calda bordalesa, captan, hidróxido de cobre, oxicloreto de cobre, óxido cuproso, mancozeb, difeconazole, chlorothalonil, metalaxyl, thiophanate methyl, enxofre, ziram e thiabendazole; herbicidas – diurin, napropamide, ghyphosate, oxyfluorfen, paraquat, bromacil, simazin, trifluralin, ametrin + simazin e sulfosate; regulador de crescimento – ácido giberélico.



 

Fonte: Boletim, IAC, 200, 1998.

Tangerina ou
Mexerica

Citrus spp.

Características
polinização é importante
Características
Variedades
Algumas Variedades
Mexerica Murcote

É um híbrido (cruzamento) de tangerina e laranja, os fruto são achatados, com casca fina e aderente. Tem bastante sementes e cor do suco alaranjado intensa, doce e excelente para o consumo in natura e no preparo de sucos.

Mexerica Dekopon

O dekopon (Reticulata dekopon) é um fruto híbrido do cruzamento de tangerina Ponkan com targor Kiyomi. Pertence à família das rutáceas e pode ser chamada de dekopon, tangerina dekopon e tangor dekopan.

Mexerica Cravo

Precoce, ótimo sabor, casca solta, tamanho miúdo sem desbaste, ótima coloração interna, baixa acidez, muitas sementes, pouco resistente ao manuseio e transporte.

Mexerica do Rio

Possui linhagens precoces e de meia-estação. Ótimo sabor, aroma acentuado de mexirica, casca solta em áreas de altas temperatura e umidade e semi-solta no planalto paulista, tamanho miúdo sem desbaste, muitas sementes, pouco resistente ao manuseio e transporte.

Mexerica Ponkan

Uma das mais conhecida no mercado, apresenta frutos grandes, fáceis de descascar, com gomos que também se separam facilmente. Tem paladar bastante agradável.

bottom of page