Cultivando

Características:

 

 É um arbusto com altura que pode variar de 3 m a 6 m, com folhas grandes e perenes, elípticas e de coloração verde escura. As flores são pequenas, brancas e os frutos, de forte odor, são ovais, com muitas sementes, chegando a pesar 800 g.

 

 A cada parte da planta de noni é atribuída uma diferente propriedade medicinal. A casca tem propriedade adstringente e é utilizada no tratamento contra malária; as folhas são usadas como analgésico e no tratamento de inflamações externas; as flores são empregadas no tratamento de inflamações oculares; o extrato das raízes reduz a pressão sanguínea; as sementes são utilizadas como laxante; e os frutos, que possuem a mais ampla utilização, são usados como antibactericida, analgésico, anticongestivo, antioxidante, expectorante, anti-inflamatório, adstringente, emoliente, emenagogo, laxativo, analgésico, hipotensor, purificador do sangue, imunoestimulante e tônico.

 

 

 Produção de mudas:

 

 A propagação sexuada, aquela que utiliza a semente, é o método que tem sido utilizado para a propaga­ção de noni. Para a seleção de plantas matrizes fornecedoras de sementes, a preferência é dada às plantas com bom aspecto fitossanitário, ou seja, livres de doenças ou pragas, boa produção de frutos e frutos com bom tamanho e peso.

 

 Os frutos, quando fisiologicamente maduros encon­tram-se no ponto ideal para retirada das sementes. Contudo, a colheita é realizada quando os frutos ainda estão com a polpa firme (“de vez”), o que dificulta a extração das sementes, sendo necessá­rio aguardar a completa maturação por um período de três a quatro dias, para a retirada das sementes.

 

 As sementes são obtidas após a extração da polpa. Para isso, os frutos são macerados mecanicamente, utilizando-se uma peneira e água corrente para a retirada de toda a polpa. Em seguida, as sementes são colocadas para secar sobre papel jornal, em local som­breado e com boa ventilação, por um período de três a quatro dias, ficando com um teor de umidade em torno de 9%. Recomenda-se a utilização das sementes com, no máximo, um mês após a secagem, quando a ger­minação ainda está acima de 60%.

 

 O tratamento pré-germinativo que mais favorece a emergência das plântulas foi a imersão em água à temperatura ambiente por 24 horas.

 

 

Semeadura:

 

 A semeadura foi feita diretamente em sacos pretos de polietileno, nas dimensões de 15 cm de largura e 28 cm de comprimento, sanfonados e com furos. Devem ser colocadas duas sementes por saco, na profundidade de 0,5 cm.

 

 O substrato indicado para se obtiver plantas vigoro­sas é a mistura de esterco de gado (curtido) com casca de arroz “queimada” e solo esterilizado, nas proporções de 1:1:1, respectivamente.  Para cada 20 L desta mistura, acrescentar 500 g da formula­ção 4:14:8 (NPK). Caso essa formulação não esteja disponível, é recomendável a utilização de 45 g de uréia, 390 g de superfosfato simples e 67 g de clo­reto de potássio, também para 20 L da mistura.

 

 A germinação terá início 30 dias após a semeadura, com 70% das geminações ocorrendo até os 60 dias, podendo se estender até mais de 120 dias após a semeadura. Após a germinação, deve ser eliminada em cada saco a plântula com menor vigor. Quando se deseja uniformidade das mudas, recomenda-se descar­tar as que se formaram após 60 dias. A irrigação foi realizada diariamente, mantendo-se o substrato úmido, no viveiro. Até três dias antes do transplantio para o campo, quando, então, foi realizada apenas uma única irrigação por dia.

 

Seleção de local:

 

 Selecione um local com sol total ou parcial, com terra bem arejada, bem drenada. Evite terras pesadas, áreas compactas, e locais inundados. Prepare um buraco do tamanho do vaso e transplante cuidadosamente. É uma espécie que se adapta muito bem às regiões costeiras, desde o nível do mar até 400 m de altitude. É tolerante a solos salinos e condições de seca.

 

Transplantio:

 

 O transplantio das mudas de noni para local definitivo deverá ocorrer entre 60 e 70 dias após a semeadura, quando apresentaram de quatro a seis pares de folhas definitivas.

  

Espaçamento:

 

 Pode se plantar ate 700 plantas por hectare, usando espaçamento de 3 ou 4 metros por pé.  Densidades mais altas de plantio (espaçamento mais próximo das plantas) podem abrir a porta a problemas de doença.  É uma espécie considerada resistente a estresses bióticos e abióticos e de boa longevidade. Quando se desenvolve exposta ao sol e sem a presença de ventos frios, dificilmente é infectada por doenças ou atacada por insetos.

 

  

Solos:

 

 O Noni é uma planta rara, porque pode tolerar e pode prosperar num vasto leque de terras e condições. Na verdade ele cresce sob quase qualquer condição de terra em altitudes baixas.

 

  

Poda

 

 Plantas jovens com menos de 3 anos podem ser podadas severamente depois ou durante sua primeira produção de fruta. Nos seguintes anos, as copas das plantas podadas se tornarão densas. Na natureza as árvores de noni podem alcançar uma altura de aproximadamente 7 metros, então se sugere aos cultivadores cortar os ramos verticais das plantas maduras para facilitar a colheita de fruta.

 

  

Nutrição e fertilizante

 

 A quantia de nutrientes e a frequência de aplicações de fertilizante necessário por noni dependem da terra e chuva. As árvores de Noni crescendo nas florestas normalmente são saudáveis sem o benefício de qualquer fertilizante artificial. Em geral, no entanto, se o objetivo do cultivo é a produção intensiva de fruta (num cenário agrícola), um programa de fertilização é recomendado.

 

 O noni produzirá melhor com aplicações relativamente frequentes de quantias pequenas de fertilizante. O Noni é sal-tolerante, e também tolera níveis altos de sais de fertilizante na zona de raiz sem estrago ou queimadura à planta.

 

 A estratégia para fornecer nutrientes ao noni é semelhante ao que é feito com qualquer outra fruta, como os cítricos ou o café. Plantas jovens de noni ainda sem frutificar são encorajadas a produzir um crescimento acelerado com fertilizantes equilibrados tal como 14-14-14. A medida que as plantas amadurecem (plantas já florescendo/frutificando) são encorajadas a produzir muitas frutas grandes com a aplicação de fertilizantes de alto conteúdo de fósforo, tal como 10-20-20 ou 1-45-10.

 

 O fertilizante deve ser aplicado longe do tronco da árvore, na “linha de gotejamento” da planta, na borda da área coberta pela copa.

 

 As plantas de Noni de todas idades respondem bem também a fertilizantes de uso foliar. A flor de Noni e produção de fruta são muito beneficiadas com a micro aspersão de fertilizante foliar com alto conteúdo de fósforo, nitrogênio e micro elementos.

 

 Irrigação

 

 O Noni prospera sem irrigação artificial e pode sobreviver períodos estendidos de seca uma vez estabelecido. Quando as plantas são menores de 2-3 anos, é bom irrigá-las uma vez ou mais por semana, com as plantas já mais velhas, irrigá-las menos freqüentemente.

 

Colheita

 

 O noni frutifica o ano todo, embora haja tendências cíclicas na quantia da produção de fruta que podem ser afetada ou pode ser modificado pelo tempo e por fertilizante e irrigação. A produção de fruta pode diminuir algo durante os meses de inverno. Um campo dado de noni normalmente é colhido de 2-3 vezes por mês.

Tratos Culturais

 

 Quando as mudas estiverem com 6 folhas e com aproximadamente 15 cm de altura pode ser  transplantando sacos ,  baldes , latas de 10 a 18  litros.

 Quando for fazer o plantio a campo elabore uma cova de 60×60 colocando cinza, bastante matéria orgânica misturando sobre a terra após fazer o plantio da muda.

 

 Deve ter acompanhamento sobre as mudas observando se pragas como pulgão e outras podem atacar as mudas. Acontecendo isto deve elaboração de tratamento com produtos não tóxico.

 

 As mudas devem ser molhadas no inicio do plantio três vezes por semana. Após 45 que as mudas já estiverem plantadas deve ser usada adubação 14x14x8 com medidas das pequenas de 15 gramas em volta da mudas. Para fazer a adubação as mudas devem antes ser molhadas.

 

 No iníco deve-se mantê-lo à sombra por pelo 3 meses, na época de frio deve-se manter ao sol pleno, e depois de atingir 1 metro sempre manter ao sol.

 

Adubar preferencialmente com adubo orgânico.

 

 

 

Lembretes:

 

 As sementes de noni necessitam de calor e boa luminosidade para germinar, mais não suporta sol direto, portanto coloque em local adequado.

 Ao transplantá-las transplante com torrão não toque nas raízes, as sementes germinação no prazo de 60 dias com índice de 50% de germinação.

 

 Quando as mudas estiverem com 6 folhas e com aproximadamente 15 cm de altura pode ser transplantando para sacos de muda, jarros, baldes.

 Quando for fazer o plantio a campo elabore uma cova de 60×60 colocando cinza, bastante matéria orgânica misturando sobre a terra após fazer o plantio da muda.

 

 As mudas devem ser molhadas no inicio do plantio três vezes por semana em clima úmido na fase de desenvolvimento, em regiões de clima seco devem ser irrigadas diariamente no início do plantio mais.

 

 Após 45 que as mudas já estiverem plantadas deve ser usada adubação 14x14x8 com medidas das pequenas de 15 gramas em volta da mudas. Para fazer a adubação as mudas devem antes ser molhadas.

 

 

 

Fontes:

 

Comunicado Técnico – Embrapa – Produção de mudas Noni (2010)

Noni
Morinda citrifolia

Noni
Morinda citrifolia

Noni, uma fruta contra o Câncer !

Descrição : Planta da família das Rubiaceae, também conhecida como morinda.

 

Parte utilizada: Folhas, frutos.

Habitat: É nativo da Ásia, Austrália e Polinésia.

 Essa fruta, originária do pacífico, tem ajudado no tratamento do diabetes, hipertensão, nas infecções de urina além de combater o stress e o cansaço, é o que mostram pesquisas americanas. 

 O noni é uma árvore de 3 a 8 m de altura. Suas folhas são largas, simples, de cor verde escura, com veias vincadas. A planta dá flores é fruto durante todo o ano. As flores tubulares são pequenas e brancas. As frutas são de cor branca amarelada, de forma oval e com uma superfície irregular.

 As frutas também contêm 4 sementes, com 3 mm de comprimento, e tem um forte odor, quando colhida, daí que seja por vezes descrita como fruta de queijo ou fruta de vômito.

Para que serve o Noni?

 

 Indicado para artrite, diabetes, dor nos olhos, hipertensão, infeções internas, malária, problemas da pele; Afecções do coração; cefaleias; Afecções digestivas e hepáticas; vermífugo.

 Essas características se atribuem aos espécies importados, o perfil fitoquímico das plantas cultivadas no Brasil , ainda não foi totalmente testado e comprovado.

 Princípios Ativos: ácido caproico, ácido caprílico, alcaloides, alizarina, ácido ursólico, acetim glucoP, aspaperulósido, antraquinonas, alanina, arginina, cisteína, cistina, carotenoides, carbonato, cofactores, clororrubina, esteroles vegetales, fenilalanina, fosfato, glicosídeos, glicina, glutamato, hierro, histadina, mationina, isoleucina, lisina, treonina, triptófano, valina, magnésio, morindadiol, morindona, morindina, nodamnacantal, prolina, proteína, proxeronasa, rubiadina, sódio, sitosterol, serina, serotonina, soranijidol, terpenos, tirosina, vitaminas, xeronina.

 

Propriedades medicinais: Analgésica, anestésica, antidiabética, anti-inflamatória, hipotensora.

Como se preparar o Noni.

 

 Esta planta é tipicamente consumida na forma de suco da fruta; o fruto consumido "in natura" com sal, ou cozido junto com curry. As folhas vaporizadas podem ser envolvidas em tomo das articulações afetadas e aplicação local das folhas na testa nas cefaleias; Há à venda no mercado brasileiro várias preparações à base da fruta.

 

 

Farmacologia:

 

 A fruta madura contém o ácido n-caproico, que é presumido ser responsável por seu odor distintivo, conhecido por atrair insetos tal como a drosófila sechelia. As plantas frescas contém antraquinonas, morindona e alizarina. Um novo glicosídeo de antraquinona da morinda heartwood foi recentemente descrito. O investigador havaiano Ralph Heinicke descobriu um alcaloide pequeno da planta que foi denominado xeronina.

 

 O compostos damnacantal, morindona e a alizarina estão presentes nas estruturas celulares da planta; Teoricamente a xeronina funciona a nível molecular no reparo de células danificadas, regulando sua função. Acredita-se que todas as células e sistemas do corpo, incluindo digestivo, respiratório, o osso e a pele podem ser beneficiados. No rato, o composto damnacantal da raiz da Morinda citrifolia induziu uma morfologia normal e estrutura citoesquelética em células renais normais transformadas com o oncógene Kirstenras (precursores de determinados tipos de câncer).

 

 Este extrato foi considerado ser o mais eficaz em inibir a função de ativação do sistema reticular (RÃS) entre os 500 extratos testados. A Morinda citrifolia tem sido usada medicinalmente como remédio para o coração, a artrite (envolvendo as folhas em torno das articulações afetadas), dor de cabeça (aplicação local das folhas na testa), e doenças gastrointestinais e do fígado. O noni foi avaliado por sua atividade anticancerosa no carcinoma pulmonar de Lewis em ratos.

 O extrato repetidamente aumentou o tempo de vida em grupos diferentes de ratos, rendendo resultados semelhantes em todos as experiências. O mecanismo proposto é uma melhora do sistema imunológico, com participação de macrófagos e linfócitos. Os extratos alcoólicos da Morinda citrifolia produzem uma atividade vermífuga in vitro, boa contra o parasita humano Ascaris lumbricoides. Os extratos aquosos liofilizados da raiz da planta mostraram possuir uma atividade analgésica central, entre outros efeitos, sugerindo propriedades sedativa da planta. 

 

 O Suco de Noni oferece uma gama impressionante de vitaminas saudáveis, minerais e outros fitonutrientes. Os teores de vitamina no suco incluem vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (Riboflavina), vitamina B3 (Niacina), vitamina B5 (ácido pantoténico), Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina C (ácido ascórbico), Ácido Fólico, Vitamina E (alfa -tocoferol) e beta-caroteno.

 

 Além dos minerais que incluem Cálcio, Potássio, Magnésio, Ferro e Fósforo. Junto com isso, a abundância de químicos naturais constituintes e uma gama inspiradora de antioxidantes, como a quercetina, vanilina, pinoresinol, proxeronine, kaempferol, isoscopoletin, bisdemethylpinoresinol e escopoletina acentua todo o valor nutricional do Suco de Noni .

Confira os benefícios do suco de Noni para saúde

 

 

 Suco de Noni Possui Poderosos Antioxidantes: O Suco de Noni tem um potencial antioxidante tremendo que procura os radicais livres de oxigênio e neutraliza seus efeitos negativos. Uma pesquisa realizada nos pacientes com hábitos pesados de fumar tornando-os vulneráveis a muitas doenças têm defendido o efeito protetor do Suco de Noni em melhorar o potencial de eliminação de radicais de seus corpos e proporciona alívio das doenças causadas por estresse oxidativo.

 

 Benefícios do Suco de Noni Na Prevenção do Câncer: As qualidades anticâncer do Suco de Noni têm sido tradicionalmente confiável e defendida pela ciência moderna. Vários clínicos e laboratórios de pesquisa mostraram as propriedades quimio-preventiva do Suco de Noni na prevenção de vários tipos de câncer, como câncer de pulmão, fígado e renal, devido à abundância de antioxidantes. Suportada por outra descoberta científica, foi notável a eficácia do Suco de Noni na redução do risco de câncer, atributos à sua capacidade para bloquear a ligação de ADN-cancerígena. Além disso, evidências têm revelado a eficácia de Suco de Noni em retardar o crescimento de tumor de glândulas mamarias, diminuindo significativamente o peso e o volume dos tumores nos indivíduos.

 

 Benefícios do Suco de Noni Para Gota: O Suco de Noni estende seus efeitos terapêuticos na cura de gota. A eficácia de Suco de Noni na cura de tal doença é atribuído a sua ação inibidora sobre as enzimas da xantina oxidase que estão implicadas em gota e seus problemas associados. A pesquisa também apoiou este efeito curativo de Suco de Noni tem sido usado ao longo de milhares de anos.

 

 Suco de Noni tem Efeito Antiespasmódico nos Músculos: O consumo de Suco de Noni pode ajudar a criar um efeito relaxante sobre os músculos. Estudos têm revelado as propriedades antiespasmódica deste suco, possivelmente, atribuído ao bloqueio dos canais de Cálcio dependentes de voltagem e secreção de conteúdo intracelular de cálcio no organismo. Ele ajuda a suprimir os espasmos dos músculos e alivia a dor e o desconforto associado.

 

 

 

 Benefícios do Suco de Noni Para Saúde Cardiovascular: O Suco de Noni pode revelar-se útil na manutenção da saúde cardiovascular. Ele exerce efeitos de dilatação nos vasos sanguíneos, confortando as células musculares lisas dentro das células paredes, resultando em um melhor fluxo de sangue nas artérias. Este efeito vasodilatador do suco ajuda a regular a pressão arterial e auxilia na manutenção de um coração saudável.

 

 Estudo tem demonstrado os efeitos positivos de Suco de Noni sobre os perfis lipídicos que são novamente um aspecto importante na manutenção da saúde cardíaca. Pode beneficiar na redução dos níveis do colesterol LDL (mau), o conteúdo de colesterol total, homocisteína e melhora os níveis de HDL (bom colesterol) no organismo.

Benefícios do Suco de Noni Para Fadiga do Corpo: O Suco de Noni é um medicamento consagrado pelo tempo e foi tradicionalmente usado por polinésios para combater a fraqueza geral do corpo e fazer avançar a qualidade de vida e níveis de energia. Várias pesquisas clínicas e estudos têm demonstrado as qualidades ergogênicos do Suco de Noni, que ajuda a melhorar a tolerância, elasticidade e desempenho físico geral do corpo.

 

 Benefícios do Suco de Noni Para Proteção do Fígado: A fruta Noni também é conhecida por sua eficácia na proteção contra as doenças do fígado. Apoiada por estudo , o Suco de Noni exerce efeitos hepato-protetor sobre o fígado, que auxilia na proteção do órgão de exposição a substâncias químicas exógenas crônicas. Além de defender contra as principais doenças e danos ao fígado.

 

 Suco de Noni tem Qualidades Anti-Psicóticas: O Suco de Noni tem sido historicamente utilizada para tratar uma variedade de doenças, incluindo as doenças relacionadas ao sistema nervoso central. Este estudo sobre os efeitos anti-psicóticos do suco têm mostrado melhora significativa nos indivíduos, especialmente no que diz respeito aos seus problemas comportamentais.  Demonstraram também o seu enorme potencial para ser utilizado na cura de distúrbios psiquiátricos. Além disso, o Suco de Noni também tem sido sugerido para ter um efeito terapêutico no dano cerebral atribuindo ao poder de cura de componentes químicos naturais. Pode ajudar a prevenir o estresse isquêmico cerebral, sem afetar a eficácia de boas enzimas e antioxidantes que funcionam no corpo.

 

 Benefícios do Suco de Noni Para Artrite: Os poderes de cura do Suco de Noni traz alívio em condições inflamatórias como a artrite. Avaliações cientificas forneceram evidência qualitativa sobre os traços de analgésicos do suco de noni que ajuda no alívio da dor e sensibilidade, assim, reduz a destruição das articulações implicadas na artrite dolorosa. 

 

 Suco de Noni Ajuda para o Comprometimento da Memória: O Suco de Noni pode exercer efeito protetor na cura de problemas de comprometimento de memória. As pesquisas realizadas em indivíduos com funções de memória enfraquecidos mostraram que o consumo de Suco de Noni estimula o fluxo sanguíneo cerebral e ajuda a melhorar as funções de memória.

 

 Benefícios do Suco de Noni Para Diabetes: Os indivíduos com Diabetes podem também se beneficiar do poder de cura dos extratos de Noni. Isso foi comprovado por uma pesquisa que demonstrou a eficácia do Suco de Noni como uma erva corretiva para reduzir o risco de Diabetes tipo 2. A evidência científica testemunhou que o consumo de Suco de Noni ajuda a reduzir o nível de hemoglobina glicosilada, triglicéridos séricos e lipoproteína de baixa densidade de colesterol no organismo.

 

 Benefícios do Suco de Noni Para Pele Saudável: Este suco pode ser considerado como uma ajuda natural na beleza e cuidados da pele. Estudos mostraram que o Suco de Noni é rico em componentes químicos de proteção, antraquinonas que exercem efeitos de colágeno estimulante e impedem a formação de rugas na superfície da pele. As propriedades anti-inflamatórias e antibacteriana do Suco de Noni são úteis na cura de várias doenças de pele, incluindo acne, queimaduras, reações alérgicas na pele e colmeias de forma holística. A presença de ácidos graxos essenciais e alta concentração de componente bioquímico proxeronine, que é um precursor para a xeronine alcalóide no Suco de Noni apoia o funcionamento eficiente das membranas celulares, tendendo a normalizar as células anormais e ajuda a restaurar a pele jovem e saudável.

 Benefícios do Suco de Noni Para Esvaziamento Gástrico: O suco de noni pode revelar-se útil através do seu impacto no processo de esvaziamento gástrico em que os alimentos saem do estômago e entra no duodeno. Os resultados de um estudo realizado sobre o Suco de Noni revelou que os fitonutrientes presentes no suco retarda o esvaziamento gástrico que retarda a digestão, resultando em descarga lenta de açúcares no sangue. O estudo também sugere que este suco estimula a liberação de enzimas digestivas, colecistoquinina, sem alterar o volume de urina, fezes e trânsito intestinal.

 

 Benefícios do Suco de Noni Para Cicatrização de Feridas: O Suco de Noni é eficaz para acelerar a cicatrização de feridas. Estudos acerca de suas propriedades revelou resultados positivos no que diz respeito ao aumento do peso nos tecidos de granulação, funcionando de colágeno e hidroxiprolina e o teor de proteína. Como mencionado acima, o suco ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue no corpo, que também pode ser correlacionada com o processo de cicatrização da ferida acelerada.

 

 Benefícios do Suco de Noni Para Sistema Imunológico mais forte: Reforçar o sistema imunológico é mais um benefício do Suco de Noni que acentua a sua credibilidade. Desde os tempos antigos, este suco tem sido valorizado pela sua eficácia no combate a infecções e outras doenças que atribuem à presença de polissacarídeos valiosos. Estes componentes estimulam a atividade das células brancas do sangue que desempenham um papel importante exercendo tal efeito protetor. A escopoletina presente no sumo possuem propriedades antibacteriana, anti-inflamatória, propriedades antifúngicas e anti-histamina, que contribuem significativamente para sustentar o mecanismo de defesa do corpo.

 


Atenção:

 

 Embora vários estudos têm defendido a respeito da segurança de Suco de Noni, é altamente recomendável consultar um médico, especialmente durante condições especiais, como gravidez e lactação.

 Alguns Cuidados Com o Noni: As pesquisas avaliam que a segurança e eficácia do Suco de Noni tem proporcionado resultados positivos quanto ao seu consumo com base dependente da dose. No entanto, casos especiais e preocupações individuais exigem que a cautela deve ser exercida. Poucas das preocupações têm sido mencionados, como as seguintes:

 

 Alto Teor de Potássio: O Suco de Noni contém uma boa concentração de Potássio, que pode interferir em vários medicamentos usados para curar a pressão arterial elevada, como diuréticos poupadores de Potássio e bloqueadores dos receptores da angiotensina. Estes dois coletivamente podem resultar em elevados níveis de Potássio no corpo, dando origem a sintomas como náuseas e arritmia cardíaca.

 

 Problemas Renais: O Suco de Noni não deve ser tomado pelos indivíduos que combatem problemas renais, uma vez que tende a agravar a condição existente.