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 Atualizado em 11/12/2017 

As melhores frutas para o café da manhã e como consumi-las.

  Desconforto estomacal e sensação de estômago pesado. Estes são os sintomas da má digestão e uma das causas é a ingestão de alimentos junto com frutas. O médico e nutrologista Theo Webert explica que a mistura de gêneros alimentícios pode causar incômodos no estômago e formação de flatos, devido ao tempo de permanência da fruta no aparelho digestivo.


  Quando as frutas são misturadas com outros tipos alimentos, a digestão é prejudicada por conta da fermentação.

 

 “Pães, biscoitos e comidas preparadas no geral, quando são consumidos juntamente com as frutas, podem causar letargia do processo digestivo”, diz ele.

 

  Webert alerta ainda para outro prejuízo de comer fruta de estômago cheio. Segundo ele, a fruta perde bastante dos seus benefícios quando entra em contato com os sucos gástricos estimulados por outros alimentos.

 

 “Sem dúvida, com o estômago vazio, a desintoxicação do seu corpo será muito maior, já que o organismo estará focado em sugar todos os benefícios do alimento. Como gastará mais energia, favorece a perda de peso e outros benefícios à saúde”, esclarece.

 Então, a melhor maneira de consumir as frutas é de estomago vazio, em jejum,  mas fique atento pois há algumas frutas que podem causar algum desconforto, o que veremos a seguir.

 

Fonte: Theo Webert, médico e nutólugo

 Podemos comer qualquer fruta em jejum?

 

  Você não deve comer qualquer tipo de alimento quando está em jejum, pois alguns deles são capazes de prejudicar o organismo, em vez de favorecê-lo.

  Iogurte, café e suco de laranja, talvez essa seja a combinação perfeita de café da manhã para a maioria das pessoas. Infelizmente, poucos sabem que alguns destes alimentos não deveriam ser os primeiros a serem consumidos em jejum.

 

 

  Em jejum fique atento, pois há algumas frutas que devem ser evitadas em excesso:

Frutas cítricas

 Um suco de laranja logo pela manhã é mesmo uma delícia, mas pode fazer mal.
Laranja, abacaxi, limão… Todas elas carregam consigo uma série de nutrientes que potencializam as defesas do organismo. Entretanto, ao serem ingeridas em jejum, podem favorecer quadros de gastrite e até mesmo úlcera, devido ao contato do ácido com as paredes estomacais. Isso varia muito de organismo para organismo, fique atento!

Bananas

 

 As bananas são riquíssimas em magnésio. O problema é que, ao comermos banana em jejum, os níveis de magnésio vão aumentar excessivamente. Infelizmente, isso pode trazer danos para o nosso músculo mais precioso, o coração, portanto em jejum coma com moderação.

Abobrinha e outros vegetais verdes

 

 Os aminoácidos contidos nos vegetais crus podem provocar azia, flatulência e dores estomacais. Tudo isso se intensifica se forem ingeridos de barriga vazia.

Tomates

 

 O ácido tânico, que faz parte da composição do tomate, vai elevar a acidez no estômago. Dessa situação podem derivar úlceras gástricas.

Peras

 

 A pera quando ainda verde ou não totalmente madura contém fibras que são agressivas para as membranas do estômago, que fica mais fragilizado quando está vazio.

Veremos agora as frutas mais indicadas para o café da manhã:

Abacate

 Muitas pessoas têm receio em consumir o abacate logo pela manhã, entretanto, o abacate regula o intestino e é composto por gorduras consideradas boas para o organismo. O problema é que muita gente mistura com açúcar, ao fazer suco, por exemplo. O ideal é comê-lo puro.

Mirtilos

 

 Essas bagas superpoderosas vão deixar a sua memória mais apurada e vão regular a pressão sanguínea. 

Melancia

 

 A melancia contém licopeno, e por isso estimula a saúde dos olhos e do coração. Também garante ao organismo uma boa quantidade de fluídos.

 Frutos Secos

 Consumir frutos secos (amêndoas, nozes, amendoins, etc) pela manhã melhora o funcionamento do sistema digestivo e normaliza a acidez do suco gástrico.
A noz regula o pH do estômago e facilita a digestão.

Morango

 Os morangos estão recheados de antioxidantes, vitamina C e fibras, tudo isto com poucas calorias. Algumas pesquisas sugerem que os morangos também carregam propriedades anticâncer, e podem combater o declínio neurológico tipicamente associado com o envelhecimento. Pessoas com gastrite devem consumir com moderação.

Goiaba

 As pessoas que procuram perder peso podem comer esta fruta nutritiva para alcançar seus objetivos. Além disso, a goiaba é rica em fibras e vitaminas. Facilmente satisfaz a fome e, portanto, pode-se evitar comer demais depois de comer essa fruta.

Mamão

O Mamão pode fazer maravilhas quando se trata de digestão. As enzimas digestivas presentes no Mamão ajudam no auxilio da digestão e inibem a constipação. A papaína e quimiopapaína são basicamente as enzimas digestivas presentes no Mamão, que reduzem a inflamação e ajudam na digestão de proteínas. Assim, com o consumo de Mamão todos os dias, você pode manter bem longe todos os problemas de estômago.

Melão

 O ácido fólico do melão provoca uma ação diurética, ou seja, ajuda a eliminar toxinas e líquidos que ficam acumulados no nosso corpo, por meio da urina.

O melão é rico em vitamina A, responsável por proteger as células das ações dos radicais livres. Essa vitamina retarda a degeneração macular e outros males relacionados à idade. Além disso, faz uma manutenção na retina, que é a responsável por transformar luz em impulsos elétricos, oferecendo proteção para a mesma.

Mais Frutas

  E a lista não para por aqui, há muitas frutas com propriedades benéficas que nos ajudam a reforçar a principal refeição do dia, tais como:

Maçã / Kiwi / Atemoia / Caqui / Figo / Framboesa / Jambo / Manga / Pitaya, e muitas outras... 

 

 Vamos aproveitar e se alimentar bem no café da manhã, pois é a primeira e deve ser a principal refeição do dia.